Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 12 de maio de 2009

Miguel Nicolélis - segundo programa

O Espaço Aberto Ciência e Tecnologia mostra, no segundo programa especial sobre Miguel Nicolélis, as pesquisas que investigam a atividade das células cerebrais, um estudo que pode ajudar pessoas deficientes a se movimentar com próteses robóticas e a transformação que a ciência está fazendo no RN: uma nova proposta de ensino para alunos da rede pública e atendimento gratuito para gestantes de risco.

Saiba mais sobre o assunto:

- Visite a página do dr. Miguel Nicolélis na Universidade Duke, Carolina do Norte (EUA), onde o neurocientista dá aulas e faz pesquisas. O site, em inglês, traz informações sobre o mais recente estudo de Nicolélis, a técnica que elimina os sintomas da doença de Parkinson por meio de estímulos elétricos na espinha dorsal;

- Conheça o site do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, um centro de pesquisa biomédica e educação científica em Natal, RN, dirigido por Miguel Nicolélis. Você também vai encontrar informações sobre os programas de educação e atenção à saúde da mulher;

- Clique aqui para entrar no site, em inglês, do International Neuroscience Network Foundation, com informações sobre pesquisas na área de neurociências. A fundação apoia projetos interdisciplinares que podem ter impacto no desenvolvimento de novos tratamentos clínicos.

Clique aqui e assista ao primeiro programa especial sobre Miguel Nicolélis.

Fonte : Globo News

Univesp TV Emissora educativa digital da Fundação Padre Anchieta

A Univesp TV é uma nova emissora educativa digital da Fundação Padre Anchieta em operação desde o primeiro semestre de 2009. A ideia é atuar como ferramenta de cursos de educação à distância do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A iniciativa é da Secretaria Estadual de Ensino Superior.

A jornalista e coordenadora da Univesp TV, Mônica Teixeira, apresenta a atração e dá detalhes na primeira edição sobre como funciona o programa. O episódio com conteúdo sobre o curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), por exemplo, dá início a série, que no futuro será transmitido ao vivo. Dois programas mais curtos, denominados “complementares”, também serão exibidos para auxílio da compreensão das informações.

No curso de Pedagogia, um deles conta a trajetória do filósofo e educador John Dewey (1859-1952), um dos mais importantes pedagogos americanos e que influencia a educação brasileira até hoje. O outro mostra a vida e a obra do linguista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913), cujas elaborações teóricas permitiram o desenvolvimento da linguística como ciência.

Por meio de cursos semipresenciais, as informações que não forem discutidas em aula serão obtidas em uma plataforma de internet desenvolvida especialmente para essa finalidade. O papel da Univesp TV será o de transmitir os conteúdos dos cursos da respectiva instituição, além de outros programas educativos que podem ou não ter ligação com os cursos e que servem para o enriquecimento do universo cultural dos alunos.


Programa de 12 de maio
A primeira linhagem de células-tronco produzida no Brasil e a pesquisa genética brasileira estão no centro dos debates do Univesp TV desta terça-feira, 12 de maio. Serão exibidos trechos do programa Cientistas do Brasil com a geneticista Lygia da Veiga Pereira.

Fonte : Cultura - Univesp TV
O FUTURO DA GENÉTICA BRASILEIRA
Programa Univesp TV, na TV Cultura, entrevista a renomada geneticista Lygia da Veiga Pereira, que fala sobre as novidades na pesquisa com células-tronco

11-Mai-2009 - O programa Univesp TV traz o que há de mais novo na pesquisa genética brasileira, na edição que irá ao ar nesta terça-feira (12/5), a partir das 23h10, na TV Cultura. A primeira linhagem de células-tronco produzidas no país será o ponto de partida para o debate na série Cientistas do Brasil, que recebe a cada edição um pesquisador de renome nacional ou internacional para discutir temas ligados a pesquisas.

A conceituada geneticista Lygia da Veiga Pereira, professora da USP e coordenadora da produção da primeira linhagem brasileira de células-tronco embrionárias em 2008, irá debater o futuro da pesquisa genética no Brasil com as também geneticistas Ana Maria Fraga e Eliana Dessen. O que ainda não se sabe sobre as células-tronco e de que maneira os cientistas trabalham para obter esses conhecimentos fazem parte da pauta do programa.

Durante o programa, Lygia ainda responde perguntas de outros convidados sobre como despertar o interesse dos alunos dos ensinos fundamental e médio pelas pesquisas científicas. A geneticista também aborda a polêmica a respeito da legislação que regula as pesquisas sobre células-tronco e a ansiedade das pessoas que aguardam resultados efetivos para a cura de doenças como o Diabetes e o Mal de Parkinson. (segue...) Fonte: Portal Nacional Seguros.