Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Estímulos na medula espinhal amenizam tremores do mal de Parkinson | Ciencia e Saúde: Diario de Pernambuco

Cientistas liderados pelo brasileiro Miguel Nicolelis conseguiram diminuir os tremores e proteger os neurônios dos avanços da doença neurodegenerativa


Vilhena Soares - Correio Brasiliense
Publicação: 24/01/2014 08:57 Atualização:


Segundo Miguel Nicolelis, os próximos testes serão com humanos. Foto: Adauto Cruz/CB/D.A Press
 Segundo Miguel Nicolelis, os próximos testes serão com humanos. Foto: Adauto Cruz/CB/D.A Press
Esperança renovada nas investidas contra o mal de Parkinson. Miguel Nicolelis, renomado neurocientista brasileiro e pesquisador da Universidade de Duke (EUA), divulgou novos avanços da técnica desenvolvida pela equipe liderada por ele nessa linha. Os estudos tiveram início em 2009 e mostraram melhoras quanto à recuperação de movimentos em ratos após estimulação da medula espinhal. Agora, os cientistas constataram que, além de amenizar os tremores, a técnica tem efeito a longo prazo e protege os neurônios de lesões.

Os novos dados foram publicados na revista americana Scientific Reports. A estratégia consiste na estimulação elétrica da coluna dorsal, principal via sensorial da medula espinhal. Os cientistas estimularam os ratos que tinham níveis empobrecidos de dopamina (características do mal de Par-kinson) durante seis semanas, duas vezes por semana, em sessões de 30 minutos.


Fonte : Estímulos na medula espinhal amenizam tremores do mal de Parkinson | Ciencia e Saúde: Diario de Pernambuco

BOM DIA, AMIGOS E AMIGAS, MAS BOM DIA MESMO - É sempre possível encontrar o caminho!!!