Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 27 de abril de 2010

Consultório CBN

CBN * Central Brasileira de Notícias

[Clique no link e ouça a notícia]

19/09/2009
Entrevista com Orlando Barsottini, neurologista

14/01/2009
Doença de Parkinson é mais comum entre os homens

30/05/2008
Perda do olfato pode ser um prenúncio do Mal de Parkinson

16/06/2008
Atividade física protege os homens contra o mal de Parkinson

Parkinson – Diminua os tremores e outros sintomas

Blog da Saúde, em: Saúde Física

Os principais sintomas do Parkinson são os problemas de mobilidade (tremores são os mais conhecidos), mas também há lentidão de movimentos, rigidez muscular e declínio cognitivo.

Para atenuá-los? A orientação é fazer um mix de exercícios distribuídos em três sessões semanais de uma hora, como comprova um estudo realizado pela UNESP.

Exercícios aeróbicos que utilizem força muscular, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio corporal ajudam a estimular a área do cérebro comprometida. Mas lembre-se: a melhora é vista em quem tiver o estágio leve ou moderado da doença.

Para aqueles com estágio avançado, a fisioterapia é recomendada. O médico fará o diagnóstico.

O que acontece em quem tem a doença

É afetada drasticamente a produção de dopamina, um neurotransmissor com papel fundamental no sistema motor.

Os exercícios estimulam a produção de dopamina e ajudam a recuperar alguns movimentos. A doença pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em idosos.

O estudo será apresentado no 14° Congresso Internacional de Parkinson e Desordens do Movimento, em Buenos Aires.

Procurar se exercitar da maneira que gosta assim que receber o diagnóstico da doença: melhora na qualidade de vida na certa!


Fonte: Blog da Saúde

Impertinente impetigo

impetigo-140

Logo que aparece em você ou em seu filho, você acha que é picada de inseto ou alguma irritação. Mas então vem o pus, aparece outra feridinha igual e mais outra. Daí para o diagnóstico é um passo: impetigo, infecção de pele causada por bactéria.

Difícil é dizer como se pegou. Pode ter acontecido ao se encostar em uma ferida infeccionada de outra pessoa, ou então no contato com um objeto contaminado, como uma toalha. Em crianças é frequente o contágio acontecer na escola ou no parquinho. Também pode ser que a bactéria já estivesse presente no corpo, sem causar infecção. Em certo momento ela dá o ar de sua graça e pronto: aparece um impetigo. Por serem pontos vulneráveis, machucados e feridas na pele são candidatos a virar lesões de impetigo. E crianças são mais predispostas por terem a pele e o sistema imunológico ainda frágeis.

Como ele é muito contagioso, tome cuidado para não se infectar se houver alguém com impetigo na sua casa, no trabalho ou na sua classe da escola. Se você tem impetigo, cuide para não contaminar ninguém. Mais ainda: cuide para não contaminar outros pontos da sua própria pele, não cutucando as feridas.(...) segue

Fonte : veja.com/Lucia Mandel

Principal causador da hipertensão, sal é o novo vilão da dieta



Por Natalia Cuminale










Depois da guerra travada contra o tabaco e o açúcar, as autoridades de saúde agora miram suas armas para outro vilão da dieta: o sal. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4% em 2009.


MAIS INFORMAÇÕES

O levantamento, que entrevistou 54 mil adultos, concluiu que, apesar de terem aumentado em todas as faixas etárias, os casos de hipertensão cresceram sobretudo entre os idosos - 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais apresentam o problema. Em 2006, esse porcentual era de 57,8%.

Pesquisas científicas já comprovaram a relação direta entre o consumo de sal e a hipertensão arterial, um dos grandes males de saúde pública no mundo. De acordo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, um brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, quando o recomendado seria limitar essa ingestão a 6 gramas. Em geral, a quantidade é alta porque, além do sal contido no alimento industrializado, as pessoas não dispensam o saleiro durante as refeições. (...) segue

Fonte: veja.com

BOA TARDE!!!



Nenhuma atividade no bem é insignificante...As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes.