Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

HOJE É QUINTA-FEIRA DIA DO CHAT DA APPP, ESPERAMOS POR VC!


A partir das 20:00 hs

CHAT DA APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


TEMA LIVRE

Magno e demais amigos (as)


ESPERAM POR VOCÊ


Para participar


Pacientes do SUS sofrem com falta de remédios para tratamento do Parkinson

Alguns estão em falta há três meses na Farmácia do Estado; sem os remédios, os pacientes são impedidos de realizar tarefas simples

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução / TV Globo

Foto: Reprodução / TV Globo

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sofrendo com a falta de remédios para a doença de Parkinson. A qualidade de vida dessas pessoas depende desses medicamentos e alguns estão em falta há três meses na Farmácia de Medicamentos Especiais de Pernambuco.

O professor João Roberto Lucena (foto 2) está preocupado, pois sofre da doença e só tem remédio para mais três dias. Por causa da sua condição, ele não pode trabalhar como professor e ainda não conseguiu a aposentadoria. A falta do medicamento controlado compromete o tratamento e a vida dele.

“Essa doença não permite que o paciente interrompa o tratamento. Isso causa danos sérios, provoca internação. Sem o remédio, você fica completamente paralisado ou dependente dos familiares para fazer as coisas”, diz o professor.

Ele frequenta a Associação de Parkinson de Pernambuco, onde complementa o tratamento com jogos e exercícios, além de conviver com pessoas que estão passando pelo mesmo problema. Sem os remédios, eles têm dificuldade até pra ir à Associação. “Nós estamos com medicações em falta. Por exemplo, tem coisas que, com a medicação, eu faço e duro cinco minutos. Sem ela, demoro 10 ou 15 minutos”, conta o aposentado José Paulo Ferreira.(...) segue

Fonte : Pe360graus.globo - Comunidade Nordeste

BOM DIA, MAS BOM DIAAAA MESMO!!!




Podemos fazer a diferença

A professora Teresa conta que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da 5ª série primária e, como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual.

No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um garoto chamado Ricardo.

Ela, aos poucos, notava que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia um certo prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.

Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações. Ela deixou a ficha de Ricardo por último. Mas quando a leu foi grande a sua surpresa...

Ficha do 1º ano: “Ricardo é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.”

Ficha do 2º ano: “Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.”

Ficha do 3º ano: “A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Ricardo.Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.”

Ficha do 4º ano:“Ricardo anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula.”

Ela se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada... E ficou pior quando se lembrou dos lindos presentes de Natal que ela recebera dos alunos, com papéis coloridos, exceto o de Ricardo, que estava enrolado num papel de supermercado.

Lembrou que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver que era uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade.

Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquela ocasião Ricardo ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume. Relembrou, ainda, que ele lhe disse:
- A senhora está cheirosa como minha mãe!

E, naquele dia, depois que todos se foram, a professora chorou por longo tempo... Em seguida, decidiu mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Ricardo.

Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava. Ao finalizar o ano letivo, Ricardo saiu como o melhor da classe.

Seis anos depois, recebeu uma carta de Ricardo contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera.

As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Ricardo Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como Ricardo. Mas a história não terminou aqui...

Tempos depois recebeu o convite de casamento e a notificação do falecimento do pai de Ricardo. Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Ricardo anos antes, e também o perfume.

Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Ricardo lhe disse ao ouvido: “Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença.”

E com os olhos banhados em lágrimas sussurrou: “Engano seu! Depois que o conheci aprendi a lecionar e a ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma do educando.

Mais do que avaliar as provas e dar notas, o importante é ensinar com amor mostrando que sempre é possível fazer a diferença...”