Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sensação de juventude pode afetar longevidade, diz estudo

Pesquisa de cientistas americanos indica que ideia que se faz sobre idade pode reforçar capacidade cognitiva

Aprender novas tecnologias também pode melhorar a capacidade cognitiva.

Cientistas americanos afirmam que a idade que a pessoa sente ter pode afetar o processo de envelhecimento, de acordo com um estudo publicado na revista especializada americana Journal of Gerontology: Social Sciences.

Pesquisadores da universidade de Purdue dizem que a idade cronológica importa, mas a "própria interpretação da sua idade" tem consequências ainda mais duradouras.

"Se você se sente mais velho do que a sua idade cronológica, provavelmente vai experimentar várias das desvantagens associadas ao envelhecimento", afirma Markus Schafer, que coordenou a pesquisa.

Por outro lado, Schafer diz que aqueles que são mais velhos, mas tem a sensação de serem mais novos, "têm vantagens para manter várias das habilidades que se valoriza".

Pesquisa nacional

Schafer e a coautora do estudo, Tetyana Shippee, compararam a idade cronológica e a idade subjetiva de diversos indivíduos para determinar qual delas tem maior influência sobre as suas capacidades cognitivas.

Quase 500 pessoas com idades entre 55 e 74 anos foram entrevistadas sobre envelhecimento em 1995 e em 2005 pela Pesquisa Nacional sobre Desenvolvimento na Meia Idade nos Estados Unidos.

Na primeira etapa, em 1995, a maioria das pessoas respondeu se sentir 12 anos mais nova do que realmente era, ao ser perguntada sobre que idade sentiam ter na maior parte do tempo.(...) segue

Fonte : estadao.com.br

Pessoas felizes mantêm relações menos superficiais

Pesquisa revela que bem-estar está relacionado à qualidade de conversas

Do R7
Flickr
Foto por Flickr

Pessoas mais felizes tiveram duas vezes mais conversas com conteúdo do que as infelizes; vida social solitária e superficial deixa pessoas mais infelizes

Cientistas das universidades do Arizona e de Washington, nos Estados Unidos, queriam saber se pessoas felizes e infelizes mantêm diferentes tipos de conversa.

Segundo o estudo, que foi divulgado nesta quinta-feira (4) na revista científica da Associação de Ciências Psicológicas, análises das gravações revelaram algumas novidades sobre a felicidade das pessoas.

Quanto maior o nível de bem-estar dos participantes, menos tempo eles passam sozinhos e mais tempo conversando com outras pessoas.

Os mais felizes gastaram 25% menos tempo sozinhos e 70% mais tempo conversando do que os mais infelizes.

Além da diferença em relação à quantidade de interações sociais que as pessoas felizes e infelizes tiveram também houve uma diferença nos tipos de conversas em que elas se envolveram. (...) segue

Fonte : K7 Tecnologia e ciência

Brasileiro desenvolve técnica para curar lesões na córnea

Oftalmologista pernambucano, que há 20 anos trabalha na Grã-Bretanha, comanda a pesquisa com células-tronco.

Cientistas de uma universidade inglesa desenvolveram uma técnica para curar lesões na córnea. E o correspondente Marcos Losekann mostra que um brasileiro está no comando da pesquisa.

Um senhor de 75 anos era praticamente cego até seis meses atrás. Não conseguia ler, dirigir, nem sequer podia sair de casa sozinho. Hoje em dia, Roger Gibbons leva uma vida normal.

“Feri meu olho direito com cimento”, conta Roger, que é construtor aposentado. “Passei a forçar a visão do olho esquerdo e também quase o perdi. Graças à medicina, sou um novo homem”.(...) segue

Fonte : Jornal Nacional

Conheça nove problemas de saúde ‘exclusivos’ das mulheres

Gravidez e menopausa exigem atenção redobrada.
Câncer de mama afeta dezenas de milhares de pessoas.

Iberê Thenório Do G1, em São Paulo

A gravidez, a menopausa e a existência de órgãos especializados para a reprodução, como as mamas e o ovário, fazem com que as mulheres tenham problemas de saúde que só ocorrem com elas. Essas doenças são tão comuns e importantes na vida que alguns estados têm hospitais exclusivos para a saúde da mulher, com o Pérola Byington, em São Paulo.

O G1 conversou com médicos especializados em complicações de saúde femininas e elaborou uma lista com nove doenças que toda mulher precisa conhecer. Confira, abaixo, como elas ocorrem e o que fazer para preveni-las.

Foto: Femama/Divulgação

A mamografia, um tipo especial de radiografia, é o exame mais importante para a prevenção do câncer de mama e deve sei feito a partir dos 40 anos (Foto: Femama/Divulgação)

Câncer de mama
Das doenças ligadas à mulher, o câncer de mama é o que mais mata. Em 2010, o Instituto do Câncer estima que 49.240 brasileiras tenham esse problema, das quais 12 mil tendem a morrer por causa da doença.

Saiba mais sobre a ocorrência do câncer de mama no Brasil

“A mamografia [um tipo especial de raio X] é o exame mais importante, que descobre o câncer mais cedo”, explica o médico Luiz Henrique Gebrim, diretor do Hospital Pérola Byington (São Paulo), instituição especializada em saúde da mulher. O exame, oferecido gratuitamente pela rede pública, deve ser feito a partir dos 40 anos. (...) segue

Fonte : G1 - globo.com

BOM DIA, HOJE É SEXTA-FEIRA VAMOS APROVEITAR!!!



A verdade Sobre a Verdade

O que é a verdade? Quantas vezes já acreditamos em coisas que mais tarde descobrimos serem bem diferentes daquilo que pensávamos? Quantas vezes a "ciência" nos provou por meio de estudos e experimentos "científicos" que certas coisas seriam improváveis e até impossíveis de acontecer e errou?

Não é preciso se esforçar muito para lembrar de fatos como o ocorrido na década de 30, no qual um notável físico da época provou por meio de cálculos físicos e matemáticos que era impossível existir televisor a cores, ou de um artigo publicado na revista "The WestingHouse Engineer" no final da década de 50 onde utilizando-se de todo o conhecimento adquirido até a época e com base em cálculos físicos e matemáticos, foi provado que um computador jamais superaria a impressionante marca de 1MHz de velocidade de processamento.

A verdade é que a verdade está em cada um de nós. Depende de nossas vivências, nosso conhecimento, experiência e bagagem. Cada pessoa possui sua própria verdade, e tudo aquilo em que uma pessoa acredita passa a ser a sua verdade. O que nós não podemos fazer é "parar" no tempo, nos fechar para outras possibilidades e idéias, pois o que hoje acreditamos ser o correto, pode ser provado amanhã o contrário. Na busca intelectual de fatos e verdades, devemos ser honestos com nós mesmos.

"A corrente de ferro da Verdade, que nós (homens) qualificamos de invariável, nos mantém cegos em um círculo vicioso. Tecnicamente pode-se ter razão nos fatos e, no entanto, estar-se eternamente equivocado na Verdade" (Operação cavalo de Tróia 3 - J.J.Benítez). Devemos parar de temer a Verdade. A Verdade é nossa amiga e nossa aliada. "O Homem permanece no recanto das trevas por medo que a luz da Verdade lhe faça ver coisas que desmoronariam as suas conjecturas" (OVNIs: S.O.S. à Humanidade - J.J.Benítez). Na busca intelectual de fatos e verdades, devemos ser honestos com nós mesmos.

"Devemos ter ciência que a Verdade não é propriedade de ninguém, de nenhuma raça. Nenhum indivíduo pode reclamar sua exclusividade. A Verdade é a natureza simples de todos os seres..."

(Swami Vivekananda - Mestre Indu)