Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 2 de março de 2010

Um novo olhar para a ciência

O Transhumanismo estuda a melhor forma de explorar as potencialidades da Ciência e da Tecnologia para superar as limitações humanas e melhorar a qualidade de vida

JOÃO LOURENÇO DE ARAÚJO FABIANO

SHUTTERSTOCK

No mito de Ícaro, da Mitologia grega, Dédalo confecciona dois pares de asas - um para si e outro para Ícaro, seu filho - feitas de penas e cera para que possam fugir do labirinto onde foram aprisionados.

Ícaro fora advertido por seu pai para não voar tão rente ao sol, pois o calor derreteria a cera, nem tão rente ao mar, pois a umidade deixaria as asas mais pesadas levando-o a cair no mar.

O filho, no entanto, possivelmente inebriado pelas novas potencialidades fornecidas pelo seu novo aparato se aproximou demais do sol ocasionando o derretimento da cera e sua queda no mar.

Analogamente, este mito tem muito a nos dizer a respeito dos novos paradigmas advindosz da relação do homem no mundo com o advento da tecnologia, que evolui de forma cada vez mais rápida. Será que o homem está acompanhando este processo?

Em 1924, o filosofo inglês Bertrand Russell publicou o ensaio Ícaro, ou o futuro da ciência 1 em que analisava as consequências da Ciência de seu tempo realizando projeções para o futuro.

Nele se lê "Ícaro, que aprendeu a voar com seu pai Dédalo, foi destruído pela sua imprudência"2. Com o aumento crescente de suas potencialidades técnicas, o homem se vê, mais do que nunca, tendo de se confrontar com extensos dilemas morais sobre a aplicação dessas potencialidades.

As consequências desta aplicação podem ser desde a extinção da humanidade - cenário provável caso não seja feito um uso cuidadoso de novas tecnologias e dos recursos naturais - até um estado de existência extremamente mais feliz, humano e intenso que o atual.

Contudo, o impacto da concepção científica de mundo sobre o homem tem se mostrado inelutável e, relativamente ao futuro, as mudanças até o presente momento têm sido pequenas. (...) segue

Fonte : Portal Ciência&vida

Cateterismo com implante de stent pode ser tão eficaz quanto cirurgia

IARA BIDERMAN
Colaboração para a Folha de S.Paulo

O cateterismo com implante de stent na carótida é tão seguro e eficaz quanto a cirurgia para desobstrução do vaso. A conclusão é do estudo Crest, a maior pesquisa clínica já feita comparando as duas técnicas para prevenção de derrame em pacientes com estreitamento da carótida. O trabalho foi apresentado na última sexta-feira, no congresso da American Stroke Association, em San Antonio, Texas.

Estudos anteriores apontavam que o stent era menos seguro que a cirurgia. Os resultados do Crest mostram que pessoas com risco de derrame por causa do estreitamento da artéria do pescoço podem se beneficiar da técnica do cateterismo com stent, que é menos invasiva, correndo riscos estatisticamente similares.

A pesquisa, que incluiu 2.502 pessoas e 117 centros médicos nos Estados Unidos e no Canadá, foi coordenada por especialistas da Clínica Mayo e da Universidade de Medicina de Nova Jersey. Além de mostrar riscos e benefícios praticamente iguais nas duas técnicas, o estudo apontou em que casos específicos cada procedimento tem um risco ligeiramente maior. Os dados mostram que a cirurgia diminui um pouco mais o risco de derrame, enquanto o stent diminui ligeiramente o risco de infarto após a realização do procedimento.(...) segue

Fonte : FolhaOnline

Veja como evitar doenças pela queda brusca de temperatura

Crianças e idosos estão mais suscetíveis; médico indica cuidados preventivos

Do R7

Julia Chequer/R7
Foto por Julia Chequer/R7

No frio a resposta do corpo a agentes infecciosos é pior,
possibilitando que as doenças oportunistas desse período apareçam

As alterações bruscas de temperatura, como as que vimos no Rio de Janeiro e São Paulo nesta semana, podem facilitar a ocorrência de doenças, principalmente se não forem tomados alguns cuidados.

Temperaturas acima dos 30ºC despencaram para menos de 20ºC, dando lugar a dias nublados e chuvosos. A mudança avassaladora facilita a ocorrência de rinite, asma e alergias respiratórias, principalmente entre crianças e idosos.

- A resposta imune do corpo humano é ideal em temperaturas mais quentes. No frio a resposta do corpo a agentes infecciosos é pior, possibilitando que as doenças oportunistas desse período apareçam, explica o pediatra do Hospital Geral do Grajaú, Herlander Manuel Mendes Coelho.

Para evitar que essas doenças surjam, o pediatra sugere manter sempre uma malha ou casaco em condições de ser usada.

- Desde o início do verão, guardamos as roupas no armário e só retiramos na hora em que esse frio repentino chegou. Provavelmente, estão cheia de ácaros que atuam nas doenças respiratórias, afirma Coelho.

O médico dá dicas para evitar ficar doente. Veja abaixo.

Dicas para evitar ficar doente

• Verifique sempre a temperatura e utilize roupas adequadas;
• Cuidado com as roupas; mantenha as malhas limpas e em condições de serem usadas, evitando ácaros;
• Consuma alimentos aquecidos, como chá, leite quente e outros;
• Depois do banho evite sair com o cabelo molhado;
• Evite correntes de ar ;
• Não permaneça em locais fechados onde não circule ar;
• Procure sempre manter janelas abertas em locais como escritórios e ônibus para dificultar a contaminação pelo ar.

Fonte : R7 - noticias/saúde

Benefício a portador de doença do fígado terá parecer positivo

J. Batista
Geraldo Thadeu: dificuldades enfrentadas pelos portadores de hepatopatias vêm sendo reduzidas.

O Projeto de Lei 5659/09, que inclui a hepatopatia (doença do fígado) grave entre as doenças que garantem aposentadoria integral ao servidor público, terá parecer favorável do relator Geraldo Thadeu (PPS-MG) na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. O projeto, de autoria do senador Romeu Tuma (PTB-SP), já foi aprovado no Senado e ainda não recebeu emendas dos deputados. O texto altera a Lei 8112/90, que trata do regime jurídico dos servidores civis da União.

Geraldo Thadeu, que coordena a Frente ParlamentarÉ uma associação suprapartidária de pelo menos 1/3 dos integrantes do Poder Legislativo Federal destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Toda frente tem um representante oficial. As frentes podem utilizar o espaço físico da Câmara, desde que suas atividades não interfiram no andamento dos outros trabalhos da Casa, não impliquem contratação de pessoal nem fornecimento de passagens aéreas. das Hepatites e Transplantes, vai apresentar o seu parecer nos próximos dias. De acordo com ele, darão direito à aposentadoria por invalidez com proventos integrais principalmente as hepatites crônicas B e C, que acometem hoje cerca de 6 milhões de brasileiros.

Porém, o deputado faz uma ressalva: “No caso de qualquer doença crônica, há parâmetros para a concessão da aposentadoria. Ela tem de estar em um grau muito evoluído, que comprometa a qualidade de vida e a capacidade de trabalho do paciente. Não é simplesmente porque tem uma hepatite crônica que ele vai ter direito a receber uma aposentadoria precoce", explica.

Hoje, a aposentadoria por invalidez com recursos integrais é paga aos servidores que sofrem de aids, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltiplaDoença crônica, auto-imune, grave, que degenera a bainha de mielina que reveste o axônio dos neurônios. O progresso, a gravidade e os sintomas não podem ser previstos e variam de acordo com cada paciente. A doença precisa ser tratada adequadamente o mais rapidamente possível, retardando, assim, complicações que afetam o sistema físico e emocional de seu portador. De causa ainda desconhecida, a esclerose múltipla tem envolvimento com o sistema imunológico, que defende o organismo contra ataques de vírus e bactérias. O ataque resulta, na verdade, em um processo inflamatório que em alguns momentos se torna muito forte, causando buracos na mielina (esclerose), podendo ocorrer em vários locais, sendo, por isso, chamada de múltipla., câncer maligno, hanseníase, cardiopatia grave, Mal de Parkinson Enfermidade incurável e evolutiva que atinge principalmente pessoas maiores de 55 anos. Os principais sintomas são tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e desequilíbrio. A doença pode afetar também a fala e a escrita, além de causar depressão e alteração emocional. Um dos principais problemas enfrentados pelos portadores de Parkinson é o elevado custo dos medicamentos. Estima-se que no Brasil existam entre 170 mil e 200 mil portadores da doença., paralisia irreversível e incapacitante, nefropatia (doença do rim) grave e cegueira adquirida após ingresso no serviço público, entre outras doenças. (...)

Fonte : Câmara dos Deputados

BOM DIA!!!




OS GANSOS SELVAGENS

Quando os gansos selvagens voam em formação "V"
Eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem sozinhos.
Eles trabalham em Equipe.


Quando o ganso que estiver no ápice do "V" se cansa
ele passa para trás da formação e outro se adianta para assumir a ponta.
Eles partilham a Liderança.

Quando algum ganso diminui a velocidade
os que vão atrás grasnam encorajando os que estão à frente
Eles são Amigos.

Quando um deles, por doença ou fraqueza, sai de formação
outro, no mínimo, se junta a ele, passando a ajudá-lo e protegê-lo.
Eles são Solidários.

Sendo parte de uma equipe
nós podemos produzir muito mais e mais rapidamente.

A qualquer instante também
podemos estar sendo indicados para liderar o grupo.

Palavras de encorajamento e apoio inspiram
e energizam aqueles que estão na linha de frente,
ajudando-os a se manter no comando
mesmo com as pressões e o cansaço do dia-a-dia.

E, finalmente
mostrar compaixão e carinho afetivo por nossos semelhantes
é uma virtude que devemos cultivar em nossos corações.

Da próxima vez, ao ver uma formação de gansos voando,
lembre-se

É uma recompensa

Um desafio