Visualizações de página do mês passado

sábado, 23 de maio de 2009

Multidão acompanha passagem de disco voador por Copacabana

Respiração ajuda a acalmar o sistema nervoso e tranquilizar a mente

da Folha Online

A ioga é uma importante aliada no combate ao estresse. Com exercícios de respiração e meditações, por exemplo, é possível reduzir os danos causados à saúde pela rotina das grandes cidades, melhorar a qualidade de vida e aumentar a sensação de bem-estar diariamente.

No livro "1001 Pérolas de Sabedoria da Ioga", da "Série 1001", a escritora e professora de ioga Liz Lark reúne ensinamentos importantes sobre esta técnica e mostra como começar a praticá-la. Saiba mais sobre o livro.

No título, a autora ensina como lidar com o estresse e usar a respiração para relaxar.

"Para acalmar o sistema nervoso e tranquilizar a mente estressada, sente-se confortavelmente com as mãos em jnana mudra: as pontas dos polegares e dos indicadores se tocam. Depois pratique a respiração alternada", indica Lark.

Conheça outras formas para acabar com o estresse e ter uma vida mais saudável.

Fonte : FolhaOnline

Visão hipnótica

Por Ivonete D. Lucírio e Lúcia Helena de Oliveira

Pela primeira vez, neurologistas conseguiram enxergar um cérebro hipnotizado. Graças a exames que registram as áreas cerebrais ativadas durante o transe, o mistério da hipnose começa a ser decifrado.

O assunto sempre gerou controvérsia. Tem gente que acha a hipnose um jogo teatral. O hipnotizado fingiria sensações que seu cérebro não sente, querendo se iludir, mas, no fundo, no fundo, sabendo da farsa. E tem gente que vê na hipnose um estado neurológico especial. Nele, o cérebro focaria a atenção no assunto sugerido pelo hipnotizador, sem dar bola para outras informações registradas naquele momento. Ok, tudo continuaria não passando de ilusão. Mas com uma enorme diferença: o cérebro é que seria iludido, sentindo de fato o que o hipnotizador lhe sugerisse. Seria possível até ver o cérebro sendo enganado. Aliás é exatamente isso o que está fazendo um grupo de cientistas americanos — eles entraram de cabeça na hipnose para desvendar seus mistérios e acabar com a polêmica.

Fonte : Super.Abril.com.br

Quando o remédio pode fazer mal

Recente pesquisa divulgada pelo Jornal da Associação Médica Americana revela: mais da metade dos pacientes entre 57 e 85 anos tomam cinco remédios diferentes por dia. E os efeitos desse excesso são sentidos em todo o corpo

Por Juliana Tirabosch

Uma reportagem do jornal The New York Times, publicada em abril de 2008, conta que o odontologista norte-americano Richard A. Nathan, da cidade de São Francisco, recebeu certo dia em seu consultório uma paciente que precisava extrair o dente, uma pequena cirurgia. Ela avisou que estava tomando dois tipos de medicamentos, um para controlar o colesterol e o outro para pressão alta. Nenhum deles, pensou o profissional, interferiria no tratamento.

Porém ele se surpreendeu quando a paciente retornou dias depois com um sangramento severo e uma infecção. Segundo Nathan, ela aparentava ter diabetes não controlado ou um sistema imune gravemente comprometido, para sofrer tais efeitos. Nem uma coisa nem outra. A paciente admitiu que tomava diversos suplementos alimentares, totalizando nada mais, nada menos, do que 43 pílulas e cápsulas por dia.

Cinco desses suplementos - cháverde, ginkgo biloba, óleo de salmão, açafrão e vitamina E - são conhecidos por aumentar sangramentos porque inibem a agregação de plaquetas, que formam os coágulos. Depois de uma semana de suspensão dos suplementos, a boca da paciente finalmente começou a cicatrizar.

Fonte : Revista VivaSaúde

Turbine sua memória em 28 dias

Lapsos e esquecimentos estão se tornando muito frequentes na sua vida? Saiba que eles podem ser evitados com novos hábitos e exercícios. Siga o calendário que Viva Saúde preparou e comemore muitos ganhos para o seu cérebro!

Por Rita Trevisan

É de se esperar que, com o passar dos anos, algumas de nossas habilidades se tornem menos funcionais e a memória não escapa a esse processo.

"Durante o envelhecimento, a pessoa começa a usar a memória com um pouco menos de velocidade e com menos eficiência para detalhes, embora o conjunto fique preservado", explica o psiquiatra Orestes Forlenza, do Instituto de Psiquiatria do hospital das clínicas (hc) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Porém o que se vê na atualidade são cada vez mais pessoas jovens queixando-se de lapsos que chegam a atrapalhar a vida prática. A explicação para tantas dificuldades está, sem dúvida, no estilo de vida moderno. "todos lidamos com um problema de mau gerenciamento de informações por sobrecarga. Além de estarmos em contato com várias fontes de conhecimento ao mesmo tempo, como elas competem entre si, não conseguimos dar a cada uma delas a atenção necessária para que sejam devidamente armazenadas. O resultado é que uma ou mais acabam passando despercebidas", esclarece Forlenza.

Fonte : Revista VivaSaúde

NOSSO AMIGO EDGAR RETORNA EM GRANDE ESTILO

PENSE NISSO...

Imagine um comandante de um navio ou de um avião que não sabe para onde ir. Uma viagem impossível, não? Pois muito parkinsoniano vive assim, sem rumo, seguindo o fluxo. Dorme, acorda, levanta e faz as mesmas coisas. Repete os mesmos programas e as mesmas sensações. Se lhe perguntarem aonde quer chegar, o máximo que conseguirá definir é o seu ponto.

Há um verso do poeta português Fernando Pessoa que fala sobre os momentos em que é preciso abandonar as velhas roupas, os velhos hábitos e os velhos caminhos e se lançar em algo novo, ainda que totalmente desconhecido. O poeta termina seu texto afirmando: "e quem não fizer isso, terá ficado à margem de si mesmo". Resumindo, ele sentencia os medrosos à frustração de não terem se dado outra oportunidade de serem felizes, preferindo permanecer na situação já conhecida, mesmo que ela seja ruim.


Fonte : Conversa de Parkinsoniano

SAÚDE MENTAL

Transtornos mentais: Desafiando os Preconceitos

Durante séculos as pessoas com sofrimento mental foram afastadas do resto da sociedade, algumas vezes encarcerados, em condições precárias, sem direito a se manifestar na condução de suas vidas. Hoje em dia, as atitudes negativas os afastam da sociedade de maneiras mais sutis, mas com a mesma efetividade.

Transtornos mentais afetam a todos

Você provavelmente conhece alguém que tem problemas mentais. Transtornos mentais como a ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, mau uso de drogas e álcool, demência e esquizofrenia, pode afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Na realidade, elas podem causar mais sofrimento e incapacidade que qualquer outro tipo de problema de saúde.

Apesar disso, pessoas com essas condições, muitas vezes atraem medo, hostilidade e desaprovação em vez de compaixão, apoio e compreensão. Tais reações não somente influem para que se sintam isolados e infelizes, como são impedimentos para que busquem ajuda efetiva e tratamento.

Neste e em outros textos, nós iremos destacar os efeitos danosos das atitudes negativas em relação aos transtornos mentais e forneceremos informações a respeito do que conhecemos a respeito delas. Esperamos colaborar para que venhas a pensar de forma diferente sobre os transtornos mentais, e a afastar alguns mitos e prejuízos que os cercam

A Associação Brasileira de Psiquiatria aproveita a experiência do “The Royal College of Psychiatrists’ da Inglaterra e do National Institute of Mental Health dos Estados Unidos da América para trazer ao conhecimento de todos interessados material informativo a respeito da Doença Mental ou Transtornos Mentais,

A Saúde mental é componente chave de uma vida saudável.

Fonte : Fenix.org.br