Visualizações de página do mês passado

domingo, 25 de outubro de 2009

Células-tronco de cordão umbilical: novas descobertas

Um dos nossos principais objetivos no Centro de Estudos do Genoma Humano (USP) é realizar pesquisas científicas visando contribuir para o tratamento de doenças neuromusculares. Para isso, achar fontes abundantes de células-tronco (CT) de fácil acesso e com potencial de formar vários tecidos é fundamental. Ainda temos perguntas muito importantes a responder, tais como: qual é a melhor fonte de CT para o tratamento de cada doença? Qual é o potencial que elas têm de formar diferentes tecidos? CT de várias fontes são equivalentes ou, dependendo de sua origem, elas podem formar um tecido melhor do que outro?

Dentre as várias fontes de CT adultas que estão sendo investigadas, como medula óssea, tecido adiposo e polpa dentária, entre outras, o cordão umbilical tem recebido uma atenção especial. O tecido do cordão, diferentemente do sangue, é rico em um tipo especial de CT com potencial de formar músculo, osso, cartilagem e tecido adiposo. São as chamadas CT mesenquimais (CTM). O que descobrimos agora é que as CTM do sangue do cordão são diferentes daquelas encontradas no tecido do cordão. Essa nova pesquisa, desenvolvida no nosso Centro, será publicada na revista Stem Cells Reviews and Reports. Além do interesse para futuras terapias, ela está relacionada a uma questão polêmica: os bancos de cordão umbilical. (...) segue

Fonte : Veja.com - Genética Mayana Zatz

Leite: muito além do cálcio

Últimas da Nutrição

Não fosse o bastante esbanjar o mineral dos ossos, a bebida ainda é farta em vitaminas que protegem os olhos, previnem a anemia e melhoram a concentração

Por Regina Célia Pereira

Página 1 de 1
No último grande evento de alimentação que aconteceu em São Paulo, o III Congresso Brasileiro de Nutrição e o Ganepão 2009, o leite protagonizou uma das discussões mais relevantes.

A nutricionista Silvia Cozzolino, professora da Universidade de São Paulo, elencou algumas das preciosidades do líquido branco que muita gente nem desconfia. Por essas e outras, ele, sem dúvida alguma, merece um brinde e não pode ficar fora do seu cardápio.

A nutricionista Silvia Cozzolino, professora da Universidade de São Paulo, elencou algumas das preciosidades do líquido branco que muita gente nem desconfia. Por essas e outras, ele, sem dúvida alguma, merece um brinde e não pode ficar fora do seu cardápio. (...) segue

Fonte : Revista Saúde é vital

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO AMIGOGAMP






A partir das 20 hs
NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


NOVA FOTO AEREA DA ABP


TEMA DA NOITE :


"VOCÊ QUE APRECIAVA UM CHOPINHO ANTES DO DIAGNÓSTICO, COMO TEM PROCEDIDO AGORA?"


Samuel, Badu e demais amigos esperam por você


Para participar

CLIQUE AQUI

SEM AÇÚCAR, MAS COM MUITO SABOR [3]


http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/28/artigo147863-3.asp


Tipos de diabete


Tipo 1


Ocorre quando falta insulina no organismo, em pessoas abaixo dos 30 anos. Tem relação com infecções durante a infância e hereditariedade. Sintomas: muita sede e fome, excesso de urina e perda de peso.


Tipo 2
Responsável por 90% dos casos, surge após os 30 anos. Além da hereditariedade e da obesidade, o estilo de vida moderno (sedentarismo e alimentação inadequada) contribui para o desenvolvimento desse problema. Os sintomas são progressivos, ou seja, surgem lentamente ao longo dos anos. Alguns exemplos: sede, fome, urina excessiva, fraqueza, mal-estar, visão borrada e baixa imunidade.


Gestacional
Ocorre durante gravidez e, se tratada adequadamente, permanece apenas nesse período.


Induzida por drogas
É desenvolvida pelo uso frequente e em grande quantidade de medicamentos, como corticoide para tratar asma e bronquite. Pode ser curada com acompanhamento médico.

2 maçãs por dia reduzem 27% as chances de se desenvolver a diabete. O levedo de cerveja repõe as perdas de vitaminas do complexo B.

Para ficar longe
Melhor do que evitar os picos de açúcar no sangue depois que a diabete já está diagnosticada é prevenir o aparecimento dessa doença. “Sabe-se hoje que a diabete tipo 2 é a mais frequente, e que em 90% dos casos sua causa é hereditária”, afirma o endocrinologista Luiz Alberto Grossman, do Hospital Samaritano de São Paulo. Mas essa tendência hereditária pode ser impedida de se manifestar por algum tempo. E há algumas dicas para isso.

A maçã, por exemplo, é uma grande aliada. Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Pública de Helsinque, na Finlândia, estudaram a alimentação de 60 mil homens e mulheres por um ano. Eles descobriram que os participantes que comiam maçãs mais frequentemente reduziram o risco de desenvolver diabete em 27%. Para isso, coma duas maçãs por dia!

BOM DIA E UM FELIZ DOMINGO!




"É preciso parar um pouco a corrida da vida, estabelecer um pit-stop para reabastecer a alma. Recarregar as nossas baterias espirituais, para seguir na competição diária com forças renovadas, com uma nova visão. Então, se tudo está dando errado, se as conquistas não tem mais sabor, se não existem mais conquistas, se o vazio tomou conta de você, busque o encontro com Deus, não como forma de milagre, nem para soluções imediatas de problemas antigos, mas para as respostas que a alma deseja, para o reencontro verdadeiro entre criatura e Criador, E assim, livre de amarras e preconceitos, Deus se revela de maneira clara, preenchendo cada cantinho do nosso ser, deixando-nos livres, para escolher, ser e crescer. Quando Deus entra na nossa vida plenamente, a corrida fica mais segura, menos tensa, percebemos finalmente, que somos os pilotos, que somos os donos da direção, e com essa certeza, seguimos em frente, rumo ao infinito, no caminho do coração"

BEIJOS COM CARINHO
DA SEMPRE AMIGA

VERA ESTEVES