Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Medicina de Tráfego

O que é Medicina de Tráfego?
Medicina de Tráfego é o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando também das interações deste deslocamento e dos mecanismos que o propiciam com o homem, visando ao equilíbrio ecológico. A Medicina de Tráfego, reconhecida
especialidade Médica pela Associação Médica Brasileira, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Comissão Nacional de Residência Médica, se

propõe, portanto, a estudar as causas do acidente de tráfego a fim de prevení-lo ou mitigar suas conseqüências, além de contribuir com subsídios técnicos para a elaboração do ordenamento legal e a modificação do comportamento do usuário do sistema de circulação viária. Suas principais áreas de atuação são: Medicina de Tráfego Preventiva, Curativa, Legal, Ocupacional e Medicina de Viagem.

Fonte :

ABRAMET - ASS. BRASILEIRA DE MED. DE TRÁFEGO

NÃO CONCORDO COM A SENHORA

Doutora Mayana, não gostei da critica que a senhora fez sobre o médico da China. Eu acho que ele está certo em querer ajudar as pessoas. Quero entrar em contato o mais rápido possível com esse especialista, pois meu marido precisa voltar a andar.
(Gabriela)

O doutor Hongyun Huang, que eu citei em textos anteriores, vem injetando células-tronco em pacientes do mundo todo. Eu estaria do seu lado, prezada Gabriela, se soubesse que ele realmente está disposto a ajudar as pessoas. Mas não posso deixar de mencionar que há sérias dúvidas sobre isso. Quem assistiu ao programa do Fantástico, da TV Globo, recentemente, e viu a esperança de Daniela, uma linda garota de 23 anos, que ficou paraplégica devido a um acidente de carro, não pode deixar de torcer por ela. E por tantos outros que estão na mesma situação. Mas temos a obrigação de alertar a população sobre condutas não-éticas ou procedimentos que colocam em risco os pacientes.

Fonte : Veja.Com

Diagnosticar ou não diagnosticar uma doença incurável?

Por Diogo Sponchiato, com reportagem de Theo Ruprecht

Com um potencial para desvendar toda sorte de doença, os testes genéticos conseguiriam identificar problemas que, ainda hoje, não dispõem de tratamentos efetivos. É o caso do Alzheimer, que degenera o sistema nervoso levando à perda progressiva da memória, e de distrofias musculares, que acabam com a habilidade motora. "Mas não é eticamente correto diagnosticar doenças que não poderão ser detidas com eficiência", pondera Bernardo Garicochea.

Fonte : Saúde É Vital

HOJE É DIA DO AMIGOGAMP A PARTIR DAS 20:00 hs

AQUELE BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

TEMA :
LIMITAÇÕES - SINTOMAS QUE NÃO CONSIGO CONTROLAR




ESPERAMOS POR VOCÊ

PARKINSONPOLY

Quais as novidades sobre a doença de Parkinson?

Os pesquisadores e médicos estão constantemente trabalhando para aperfeiçoar os tratamentos para a doença de Parkinson. Em particular, à medida que mais informações tornam-se disponíveis sobre a condição e como ela progride, novos tratamentos para um melhor controle da doença vão sendo desenvolvidos.

Quando uma nova medicação para o tratamento da doença de Parkinson é testada, a indústria farmacêutica que produz aquela medicação trabalha em conjunto com médicos e pesquisadores para realizar vários estudos clínicos. O estudo clínico representa a etapa final de um longo e cuidadoso processo de pesquisa e constitui um passo extremamente importante dos progressos conquistados na área médica.

Para serem mais úteis, os estudos clínicos freqüentemente necessitam do envolvimento de um grande número de participantes e podem durar vários anos.


Como eu posso ajudar no tratamento da minha doença?
Receber a notícia de um diagnóstico de doença de Parkinson pode ser devastador para o paciente. Você pode sentir muitas emoções conflitantes, da descrença e negação ao medo, ansiedade e tristeza. Você pode sentir alívio por ter identificado o motivo dos problemas que estava apresentando. Você pode ficar preocupado sobre uma situação que poderá torná-lo física, emocional e economicamente dependente de outros. É muito natural preocupar-se com a reação dos entre queridos, dos empregadores e colegas de trabalho e, se os sintomas forem mais óbvios, mesmo de estranhos.
A doença de Parkinson é uma condição muito individual, que afeta cada paciente de uma maneira diferente – se alguém mais que você conhece ou alguém da sua família já teve a doença de Parkinson, não deduza que você terá os mesmos sintomas ou problemas. Aprenda a reconhecer os seus próprios sintomas e compartilhe qualquer observação com o seu médico e a sua equipe de saúde. Embora você possa muitas vezes sentir-se ansioso ou desanimado, tente não deixar que outras pessoas – incluindo a sua família e os seus médicos – tomem decisões importantes por você.
Uma das melhores maneiras de lidar com medos e preocupações sobre a doença de Parkinson é conhecer o máximo que você puder sobre a doença. Além de conversar com a sua equipe de saúde, livros e informações disponíveis na internet, incluindo os sites de várias organizações sobre a doença de Parkinson, podem ser fontes de informações úteis. Entrar em contato com pessoas que sabem o que você está vivendo pode ser particularmente útil. Porque não perguntar ao seu médico, enfermeiro ou assistente social sobre grupos de apoio a pacientes com doença de Parkinson na sua comunidade?

Obs : Para receber outras informações importantes é necessário se cadastrar no
site.

Fonte : Parkinsonpoly