Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Gordura liberada

Ela deixou de ser a vilã de todo prato, de toda hora. Deixou de ser também a eterna inimiga das artérias. E — viva! —, dependendo do tipo, pode ajudar até a emagrecer

por Fábio de Oliveira e Regina Célia Pereira

Página 1 de 6
O século 21 tem se caracterizado pela liquefação e reabilitação instantânea de reputaçõ mes. A da gordura é um exemplo flagrante. Banido da intimidade das cozinhas, erradicado dosenus de muitos restaurantes e extirpado da fórmula de vários alimentos industrializados, esse nutriente é um daqueles personagens que voltam à boca do povo como um benfeitor injustiçado.

As nódoas na imagem dessa substância foram removidas há pouco por um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition. Assinada por pesquisadores de universidades de peso como Harvard, nos Estados Unidos, trata-se de uma revisão de 21 trabalhos sobre a associação entre o consumo de gordura saturada, aquela da carne vermelha e do chocolate, e a ocorrência de males como derrame e aterosclerose. A conclusão é que a ingestão equilibrada de filé-mignon e afins não elevaria o risco de atentados às artérias. (...) segue


Fonte : SAÚDEéVital

Beber café previne problemas cardíacos

O consumo de até três xícaras por dia melhora a elasticidade das veias cardíacas

Café

(Thinkstock)

O segredo está na quantidade ingerida: o café deve ser consumido moderadamente

Uma xícara de café por dia pode ser a aliada de pessoas com pressão alta — e também o segredo de um vida longa e saudável. De acordo com uma pesquisa apresentada no Congresso Europeu de Cardiologia, a bebida, rica em cafeína e antioxidantes, ajuda a melhorar a elasticidade das artérias, evitando o aparecimento de doenças cardíacas.

Ao aumentar a pressão sanguínea nos vasos do coração, a hipertensão pode causar uma rigidez nas artérias. Assim, elas perdem a elasticidade, aumentando os riscos de ataques cardíacos e até mesmo de derrames. Para Christina Chrysohoou, da Universidade de Atenas e líder do estudo, há ainda evidências conflitantes sobre os efeitos do café, já que pesquisas anteriores apontam que o consumo em demasia pode agravar os problemas de pressão alta.

O segredo, no entanto, está mesmo na quantidade ingerida. Beber café em doses moderadas - de uma a três xícaras por dia - aumentou a elasticidade e a saúde das veias e artérias cardíacas de 56% dos voluntários que participaram da pesquisa. Eles apresentaram ainda veias mais elásticas e resistentes do que as dos voluntários que não consumiam café.

A pesquisa foi realizada em habitantes da ilha grega Ikaria, em pessoas entre 65 e 100 anos de idade. O local é conhecido como a ‘ilha da longevidade’ e atrai pacientes em busca de tratamentos desde o século 6. Um terço dos residentes tem mais de 90 anos e a incidência de câncer é 20% menor do que nos demais cantos do mundo.

Fonte : Revista Veja Saúde

Os 6 mitos da saúde dos dentes

Conheça os erros mais comuns que praticamos na hora de cuidar da dentição, segundo estudo americano

Rachel Costa

img.jpg

HÁBITO

Depois de comer, Theo e Mirella sempre cuidam da higiene da boca

Quem nunca ouviu falar que cárie é coisa de criança ou que ela só acontece quando a pessoa come muito açúcar? Pois afirmações como essas são tão verdadeiras quanto dizer que misturar manga com leite pode matar.

Preocupada com esses mitos que rondam a saúde bucal e em como essas informações erradas interferem na prevenção, a pesquisadora americana Carole Palmer, da Escola de Medicina Oral da Tufts University, nos Estados Unidos, resolveu reunir em um trabalho os principais tabus sobre o assunto. O objetivo foi esclarecer, ponto a ponto, a razão de as ideias serem equivocadas. (...) segue

Fonte : IstoÉ Independente

Nova técnica melhora a entrada de remédio pela pele para tratamento de câncer

Estudo da USP mostra que os medicamentos conseguiram matar mais células tumorais

Da Agência USP
Divulgação/PUC-RSDivulgação/PUC-RS

O estrato córneo, identificado na imagem com "sc", impede a entrada de substâncias tóxicas e, também, de medicações; a técnica quer reverter esse processo


Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) descobriram um novo método que facilita a entrada de medicamentos pela pele, em especial de remédios usados na quimioterapia contra o câncer de pele. Por meio de uma técnica chamada iontoforese, os cientistas liberam uma corrente elétrica que diminui a resistência da pele, o que permite levar as substâncias diretamente ao tumor.

Liderados pela professora Renata Fonseca Vianna Lopez, os cientistas encapsularam a droga quimioterápica doxorrubicina em pequenas partículas de gordura (nanopartículas) e, em seguida, testaram a iontoforese em laboratório.

Essa já é uma técnica conhecida, utilizada no tratamento da hiperidrose (suor excessivo). Por meio dela, uma corrente elétrica de baixa intensidade é aplicada próximo à pele para diminuir a resistência do órgão. Segundo Renata, os resultados foram animadores pois a droga chegou em doses seis vezes maiores até as camadas profundas. (...) segue

Fonte : K7 Notícias Saúde

Obama apela contra veto a estudo federal com células embrionárias

A apelação pede que o juiz suspenda a proibição enquanto a questão estiver sub judice

Reuters - Reuters

O governo do presidente dos EUA, Barack Obama, apresentou uma apelação contra a decisão de um juiz que bloqueou o uso de verbas federais em estudos com células-tronco de origem embrionária. A apelação pede que o juiz suspenda a proibição enquanto a questão estiver sub judice.

Veja também:

linkPesquisadores transformam pele humana em células do fígado

link Casa Branca vai insistir para liberar financiamento de células-tronco


O Departamento de Justiça pediu ao juiz Royce Lamberth que suspenda a proibição que impôs na semana passada, depois que dois médicos foram ao Judiciário contra as normas adotadas pelo governo para financiar pesquisas com células-tronco.

De acordo com os queixosos, a política federal viola a lei, porque os estudos autorizados dependem da destruição de embriões humanos.


Fonte : Estadão.Com.Br -
Ciência

QUINTA-FEIRA É DIA DO CHAT DA APPP


A partir das 20:00 hs

CHAT DA APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


Bate-papo com tema livre

Magno e Demais amigos (as)


ESPERAM POR VOCÊ


BOM DIAAAAAA!!!


Que Importa?

Que importa teu momentâneo suplício se és imortal? Que importam teus olhos depauperados se é teu Espírito que vê?

Que importa ter tão pouca audição se é tua Alma que ouve? Que importa esta momentânea treva se amoroso amplexo de luz te aguarda para além da vida?

Que importa esta árdua luta pela sobrevivência se tudo é palco, cujas cortinas se fecham a qualquer momento devolvendo-te a tão sonhada liberdade?

Que importam os desequilíbrios do teu veículo físico se tua essência imortal não pode adoecer nem morrer jamais?

Que importam esta solidão profunda, carências, brados estéreis por um pouco de compreensão e amor humanos se no cósmico silêncio do Infinito, tua Alma intui e conhece todas as respostas?

Que importa o pálido e insignificante trajeto do teu rio contornando montanhas, saltando abismos se teu destino final é regressar ao grande Oceano do qual um dia saíste?

Que importam as perdas aparentes, as ausências, dos seres amados se ao final da grande viagem, por lei de afinidade desembarcarás na mesma Estação?

Importa apenas prosseguir a despeito de todas as dores e obstruções. Importa apenas AMAR, única garantia de que não terás vivido em vão... passaporte seguro para a grande travessia porque, tudo o mais não poderás levar e a qualquer momento terás que deixar.

(Fátima Irene Pinto)

QUEIMADURAS DOMÉSTICAS: O QUE FAZER?

A principal causa de ferimentos e desastres é por meio de produtos que proporcionam queimaduras na pele como, por exemplo, água, leite, gordura, panela quente, entre outros alimentos que precisam ser aquecidos e, claro, o descuido na manipulação do álcool no tradicional churrasco do fim de semana. Estes acidentes são mais comuns nas crianças, conforme dado da Sociedade Brasileira de Queimaduras de São Paulo (SBQ). O que fazer, então, para tentar amenizar os efeitos que uma queimadura pode causar na pele?

De acordo com o Dr. Jardis Volpe, médico dermatologista, nas queimaduras causadas por líquidos aquecidos, fogo ou eletricidade, a melhor conduta é resfriar as lesões, seja por meio de água corrente (torneira, chuveiro, mangueira), ou por aposição de toalhas ou panos umedecidos em água gelada ou em temperatura ambiente. Essa medida interrompe o calor residual que permanece mesmo após o acidente, melhorando imensamente a dor.

“É muito importante não dar nenhum tipo de remédio até o primeiro atendimento médico. O resfriamento das lesões ajuda a melhorar a dor até a avaliação do profissional da saúde”, recomenda Volpe. Ter em casa um kit de primeiros-socorros, afirma ele, é primordial, tais como: gaze, curativos adesivos, esparadrapo, termômetro, bolsa térmica, soro fisiológico, entre outros produtos.

O problema social das queimaduras, tanto o traumático como o de caráter social, merece atenção, por isso o tratamento imediato é muito importante no sentido de prevenir o surgimento de sequelas. Nas queimaduras de primeiro grau, por exemplo, causadas por exposição solar, o tratamento clínico conservador impõe aplicação de medicamentos tópicos, uso de malha compressiva, entre outros, possibilitando a regeneração da pele sem causar danos estéticos. Nas queimaduras de segundo e terceiro graus, consideradas mais graves, a camada da derme é atingida, causando maior tendência a bolhas e cicatrizes.

É importante lembrar também, sobretudo as mulheres, que bronzeadores caseiros podem causar sérios danos à pele, principalmente aqueles à base de folhas de figo (figueira). Nunca se utilize destes preparados que, na maioria das vezes, são feitos sem nenhum conhecimento de farmacologia e bioquímica, sem nenhum cuidado técnico e sem cuidado de assepsia”, alerta o médico.

Substâncias caseiras

Habitualmente, quem sofre algum tipo de queimadura no ambiente doméstico, utiliza-se de alguns artifícios para amenizar o prejuízo causado na pele, tais como: creme dental, manteiga, pó de café, clara de ovo, folha de bananeira, pomadas caseiras, entre outras substâncias. O Dr. Jardis, entretanto, explica que ESTAS TÉCNICAS CASEIRAS NÃO AJUDAM EM NADA A MELHORAR O FERIMENTO, MUITO PELO CONTRÁRIO, PODE DIFICULTAR A EVOLUÇÃO NATURAL DA CICATRIZAÇÃO, ALÉM DE CAUSAR INFECÇÕES.

- “ATÉ QUE SE ENCONTRE UM ATENDIMENTO MÉDICO, NADA DEVE SER COLOCADO EM CIMA DAS ÁREAS QUEIMADAS, NEM MESMO POMADAS QUE SE TENHA EM CASA. APENAS COBRIR ESTAS ÁREAS COM TOALHAS, LENÇOS OU PANOS ÚMIDOS”, FINALIZA VOLPE.

Jardis Volpe, Médico Cosmiatra – Dermatologia
Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio em Dermatologia no Hospital das Clínicas de SP; Pós-graduação em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME-São Paulo).


Fonte: Saúde & Lazer



QUEIMADURA DE PRIMEIRO GRAU - NÃO COLOQUE GELO E NEM RECORRA A MEDIDAS CASEIRAS COMO PASTA DE DENTE, CLARA DE OVO, MANTEIGA, ÓLEO DE COZINHA.

QUEIMADURA DE SEGUNDO GRAU - NUNCA ESTOURE BOLHAS, NEM REMOVA A PELE DESCOLADA. DEPOIS DE DEIXAR A FERIDA SOB A ÁGUA, PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA. SE A ROUPA COLOU NA PELE, NÃO A DESCOLE, APENAS CORTE O TECIDO AO REDOR. DEPENDENDO DA LOCALIZAÇÃO E DA EXTENSÃO, PROCURE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL UM PRONTO-SOCORRO.

QUEIMADURA DE TERCEIRO GRAU - AO INVÉS DE ÁGUA CORRENTE, DEVEM SER USADAS COMPRESSAS ÚMIDAS E FRIAS PARA RESFRIAR A PELE. NUNCA USE GELO OU ÁGUA GELADA, QUE PODEM AGRAVAR A LESÃO. ESSE TIPO DE FERIMENTO É SEMPRE UMA EMERGÊNCIA MÉDICA. LIGUE PARA O RESGATE IMEDIATAMENTE.

[Continue lendo, matéria na íntegra...]


Por Lucia Mandel, Dermatologista.
lucia@mandeldermatologia.com.br



PERGUNTAS MAIS FREQUENTES - QUEIMADURAS
Dicas de Prevenção


1. E SE QUEIMAR? O QUE DEVO COLOCAR NA QUEIMADURA?
Nunca coloque manteiga, clara de ovos ou outras receitas caseiras...

2. QUE TIPO DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS POSSO DAR AO MEU FILHO?
Não existem fogos de artifício inofensivos...

3. PORQUE O ÁLCOOL NÃO DEVE SER USADO EM CASA?
É importante ressaltar que o álcool utilizado em casa não tem nenhum poder bactericida e pode perfeitamente ser substituído por outros produtos que cumpram essas funções sem oferecer riscos...

Leia mais sobre acidentes com crianças em Criança Segura Brasil



Telefones úteis:

- Bombeiros: 193. Orienta os primeiros socorros por telefone e, se necessário, faz o resgate, efetuando o transporte para o hospital mais próximo.

- Instituto pró-queimados: 0800-707-7575. Também orienta os primeiros socorros por telefone e indica o hospital mais próximo habilitado para o atendimento. Não faz o resgate.

-SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192. Não orienta por telefone, mas faz o resgate e encaminha a vítima para o hospital mais próximo.