Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE14]



VIII -2-
CUIDADOR


O cuidador de idosos tem em suas mãos uma grande responsabilidade, cabe a ele garantir a saúde e bem estar das pessoas com idade avançada. Não é qualquer indivíduo que pode assumir esse tipo de função, é necessário ter um preparo profissionalizante para conseguir desempenhar um bom trabalho.

Algumas instituições promovem o curso de cuidador de idosos, uma capacitação pouco conhecida, mas que aos poucos tem despertado interesse das pessoas que desejam obter uma colocação no mercado de trabalho. O cuidador aprende a suprir as necessidades do idoso, ter uma postura calma e paciente para dar atenção e lidar com as doenças típicas do envelhecimento.

A saúde é uma questão muito importante para o curso grátis de cuidador de idosos, o profissional precisa entender as limitações da terceira idade, as doenças crônicas que se manifestam nessa fase e a compreensão psicológica.
[Saiba mais...]


Cuidador: profissão ou missão? - Parte 1
No dicionário de Língua Portuguesa, a palavra cuidador tem o significado de "que ou quem trata, toma conta de(alguém ou algo); que ou aquele que mostra zeloso, diligente para com outrem". Certamente, o glossário está correto em sua significação.Mas para as pessoas com deficiência, o cuidador extrapola essa definição. Ele está ligado ao conforto, à segurança e à ampliação do convívio social.
[Saiba mais...]

Cuidador: profissão ou missão? - Parte 2
Profissionalização
A longevidade dos deficientes, e sua maior participação na vida profissional e social, trouxe à tona a necessidade de um profissional que pudesse acompanhar a nova fase, mas com os atributos especiais para lidar com essa parcela da população.
[Saiba mais...]

Cuidador: profissão ou missão? - Parte 3
Guia prático do cuidador
O Ministério da Saúde lançou, em 2008, o "Guia Prático do Cuidador", uma publicação que orienta os profissionais na atenção à saúde de pessoas com mobilidade reduzida, idosas e outras em qualquer idade acamadas ou com limitações. O guia esclarece os pontos mais comuns do cuidado em domicílio, estimula o envolvimento da família, da equipe de saúde e da comunidade, além de promover uma melhor qualidade de vida do cuidador e da pessoa assistida, ressaltando ainda que a orientação do profissional de saúde é indispensável.
[Saiba mais...]

FONTES:
Mundo das tribos
Deficiente Ciente

Realizada cirurgia inédita de Parkinson no Hospital Carlos Macieira

Com quase 90 cirurgias semelhantes realizadas em 12 anos de especialização, o neurocirurgião José Roberto Guimarães, do HCM, chefiou a equipe médica responsável pelas intervenções cirúrgicas. Segundo ele, não há registro de nenhum outro hospital público no Norte e Nordeste realizando este tipo de procedimento. “A minha experiência na realização da palidotomia estereotáxica é feita mais em hospitais da rede privada, por isso, fico muito feliz de ter coordenado esse trabalho no Hospital dos Servidores”, relatou o médico.


Referência para o serviço público estadual, o Hospital Carlos Macieira (HCM) realizou cirurgia inédita na rede pública de saúde do Maranhão. Trata-se do procedimento conhecido como palidotomia estereotáxica, indicado para a melhoria dos sintomas relacionados à doença de Parkinson. Submetidas à operação há mais de 15 dias, as duas pacientes do HCM continuam em processo de franca recuperação.
Com quase 90 cirurgias semelhantes realizadas em 12 anos de especialização, o neurocirurgião José Roberto Guimarães, do HCM, chefiou a equipe médica responsável pelas intervenções cirúrgicas. Segundo ele, não há registro de nenhum outro hospital público no Norte e Nordeste realizando este tipo de procedimento. “A minha experiência na realização da palidotomia estereotáxica é feita mais em hospitais da rede privada, por isso, fico muito feliz de ter coordenado esse trabalho no Hospital dos Servidores”, relatou o médico.
O neurocirurgião fez questão de ressaltar que a doença de Parkinson ainda não tem cura e que os tratamentos, incluindo as intervenções cirúrgicas, somente aliviam os sintomas, precisando muitas vezes ser repetidos, após nova avaliação médica. Ainda segundo ele, existem 30 pessoas no estado aguardando na fila para serem submetidas à operação (...) SEGUE

Fonte : oquartopoder.com

QUINTA-FEIRA É DIA DO CHAT DA APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO

A partir das 20:00 horas


TEMA

"VOCÊ SABE O QUE É A DOENÇA DE PARKINSON?"

Magno e Demais amigos (as)

ESPERAM POR VOCÊ


Para participar

CLIQUE AQUI

Brin, do Google, busca cura do Parkinson

CHA VERDE VALE A PENA TOMAR?

Cha verde é muito rico em substancias antioxidantes que estimulam as defesas imunologicas.

Estas substancias são produzidas pela Natureza e combatem o excesso de produção dos radicais livres que são os verdadeiros vilões que agridem nossas células, desgastando-as mais e mais, podendo conduzir a condições inflamatórias responsáveis por processos degenerativos, particularmente o câncer

O cha verde, que sofre menos fermentação do que o cha preto durante seu processamento, contem altos níveis de polifenois, importantes protetores celulares.

Uma duvida comum se resume à quantidade de cha verde que deve ser ingerida. Normalmente, 1 a 2 xicaras por dia são suficientes para a manutenção de níveis adequados de antioxidantes mas, em muitos casos, pode-se utilizar ate o dobro desta quantidade.


Fonte : Site do Dr. Sérgio Vaismann

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!



Humor

Quando você ri, acontecem coisas maravilhosas que beneficiam seu corpo e sua mente. São liberadas endorfinas em seu cérebro, que lhe dão uma “alta natural” de humor. Seu sistema respiratório faz o mesmo tipo de trabalho que faria em uma corrida.

O riso alivia a dor. Só se pode rir quando se está descontraído. E quanto mais você se descontrai, menos dor sente. Isso transforma os livros e filmes engraçados nos analgésicos ideais. Na verdade, não se pode ficar com úlceras e rir ao mesmo tempo, é preciso escolher um ou outro.

Vamos considerar que você está falido e que acabou de bater o carro, que está em meio a um processo de divórcio e que há uma goteira no telha, bem em cima da sua cama. Se tudo isso já está acontecendo, para que piorar tudo ficando infeliz também? A arte de ser feliz envolve estar apto a rir das dificuldades o mais rápido possível, assim que elas acontecem. Uma pessoa, envolvida na situação acima, poderia resistir ao riso por dois anos.

Outra, por sua vez, poderia decidir parar de chorar duas semanas depois, para começar a rir do que aconteceu. Dessa forma, a primeira pessoa fica se sentindo arrasada por 50 vezes mais tempo do que a segunda. E o que é pior: por opção! Todos nós passamos por períodos ruins. As pessoas felizes optam por não demorar a ver o lado divertido de seus desapontamentos.

As crianças podem ensinar muito a respeito do riso. Os jovens felizes riem praticamente de tudo, de maneira natural e sem pudores. Eles parecem saber de maneira intuitiva que umas boas risadas os mantêm saudáveis e equilibrados. Eles chegam equipados com uma sede insaciável por alegria e diversão.

É uma pena que quando chegam à idade adulta, essa atitude seja substituída por outra que diz: “a vida é muito séria”... Uma de nossas maiores responsabilidades para com os outros é nos divertir! Quando estamos nos divertindo, sentimo-nos melhores, trabalhamos melhor e as pessoas querem ficar perto de nós... Em poucas palavras: A vida não é tão séria. Vamos levar o humor mais a sério.


(Andrew Matthews, no livro "Seja Feliz")