Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O TREINAMENTO COMEÇA NA COZINHA...

Treinamento na cozinha: o que comer para melhorar seu exercício físico

hypescience.com

O segredo para ter sucesso na academia, segundo especialistas, é começar e terminar o seu treino na cozinha.
Agendar refeições e lanches em torno de seu programa de exercícios físicos pode fazer uma grande diferença – e beneficiá-lo mais tarde. 

UM SIMPLES EXERCÍCIO PARA MELHORAR SUA MEMÓRIA

Segundo um novo estudo da Universidade de Edimburgo (Escócia), se você quiser se lembrar do que aprendeu, inclusive em longo prazo, não pode deixar de fazer intervalos/descansar.
A conclusão vem de uma pesquisa com um pequeno grupo de homens e mulheres idosos. Os cientistas contaram histórias a eles. Em seguida, os participantes foram instruídos a relaxar, fazer uma pausa breve e fechar os olhos por 10 minutos em um quarto escuro. Mais tarde, tiveram que recontar a história, lembrando tantos detalhes quanto fosse possível. 
[Saiba mais...]

COMO SE ESCREVE...


MUSSARELA ou MUÇARELA? 

O duplo "z" de palavras italianas vira, em português, "ç": carrozza – carroça; piazza – praça; razza – raça.

Na Itália, escreve-se "mozzarella", com dois "z".
É por isso que os principais dicionários (Aurélio e Houaiss) e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) prescrevem a grafia "muçarela", com "ç".

Portanto, por incrível que pareça, a forma "errada", segundo as fontes citadas, é justamente a que quase todo mundo usa: “mussarela”.

Como explicar isso?

Não é difícil: um belo dia, alguém que desconhecia a regra de que o duplo "z" italiano vira "ç" em português escreveu "mussarela".

Outros que também desconheciam a regra o acompanharam.

E assim foi popularizada a grafia com dois "ss".

Hoje, ai daquele que escreve "muçarela"!
Certamente, para a grande maioria, o errado é ele, apesar de a ortografia oficial dizer o contrário.

Diante da situação, o que fazer?

Ignorar a regra e grafar "mussarela" conforme a maioria?

Ou acatar a prescrição da norma e escrever "muçarela"?

Eu vou dizer o que faço: escrevo "muçarela", mas não corrijo quem escreve "mussarela", pois sei que este é mais um dos tantos erros que o uso consagrou.

Laércio Lutibergue - professor, revisor de texto, consultor linguístico e colunista do Jornal do Commercio do Recife.

Ajustes na rotina ajudam na independência do paciente com Alzheimer

Familiares e amigos podem estimular o portador da doença degenerativa a fazer pequenas tarefas; além disso, mudanças na casa podem oferecer mais segurança ao paciente  
A progressão da Doença de Alzheimer é lenta e vai limitando as atividades do paciente. Assim, promover pequenas alterações na casa do portador da doença ajudará a dar-lhe mais independência e segurança, além de facilitar o dia a dia do paciente. “Assim, ele ficará mais seguro e confiante para transitar pela residência e garantir sua sociabilidade por mais tempo”, explica o neurologista Rodrigo Rizek Schultz, do Núcleode Envelhecimento Cerebral da Universidade Federal de São Paulo (NUDEC-UNIFESP). As demências afetam 36 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que a doença de Alzheimer acomete cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil. 
De acordo com Schultz, retirar os tapetes ajudará a prevenir quedas e escorregões. No banheiro, é preciso redobrar a atenção: barras de segurança próximas ao chuveiro e ao vaso sanitário auxiliarão nos cuidados diários. Além disso, a porta com uma abertura de 20 cm do chão facilitará o socorro ao paciente, quando necessário.


Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Ajustes na rotina ajudam na independência do paciente com Alzheimer

Cinco civilizações destruídas por mudanças climáticas

 Pouco resta da cidade de Micenas hoje, mas ela foi o centro da primeira grande civilização grega, entre os anos 1600 e 1100 a.C. Depois deste período, muitas cidades foram abandonadas, o comércio parou e o sistema de escrita desapareceu.
Outras civilizações próximas, incluindo os Hititas e o Novo Reino do Egito, também declinaram na mesma época, um fenômeno conhecido como o colapso do final da Era do Bronze.
Estudos de indicadores climáticos, como estalagtites e sedimentos marinhos, sugerem que o Mediterrâneo esfriou na época, resultando em menos chuvas nos quatro séculos seguintes.
Alguns pesquisadores acreditam que a queda na produção de alimentos levou a um declínio da população e das civilizações da região.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Cinco civilizações destruídas por mudanças climáticas

Jesus Cristo - ROBERTO CARLOS NO MARACANÃ - Especial 50 anos de Música

Bem Estar - Café mais claro contém nutrientes que fazem bem para a saúde

Comprar café não é uma tarefa fácil. São vários tipos nas prateleiras que podem confundir o consumidor. A maioria das pessoas prefere o café mais escuro, que rende mais. Mas segundo a nutricionista Mônica Pinto, esse café escuro tem o grão mais torrado e, por causa da maior exposição ao calor, tem menos nutrientes.
O café com o grão mais claro tem mais nutrientes e antioxidantes que fazem bem para a saúde. É possível identificar essa característica no rótulo: os cafés fortes ou extra-fortes são mais escuros; os cafés gourmet, especial ou 100% arábica têm grãos sem defeitos e mais claros.

Leia mais e veja um vídeo com mensagens esclarecedoras no link abaixo:

Fonte :  Bem Estar - Café mais claro contém nutrientes que fazem bem para a saúde

Ginkgo biloba não previne Alzheimer entre idosos, diz pesquisa - Saúde - Notícia - VEJA.com

O maior estudo já feito sobre formas de prevenção do Alzheimer concluiu que o extrato de ginkgo biloba, fitoterápico indicado para melhorar a cognição de idosos, não reduz de forma significativa o risco de essas pessoas desenvolverem a demência. A pesquisa, publicada nesta quinta-feira na revista The Lancet Neurology, reforça os resultados de um trabalho feito em 2009 que também mostrou que indivíduos mais velhos que já apresentam alguma queixa de memória não se beneficiam com a planta.

Saiba mais

COGNIÇÃO
Conjunto de processos mentais usados no pensamento, na percepção, na classificação, no reconhecimento, na memória, no juízo, na imaginação e na linguagem. O comprometimento cognitivo é uma das características mais importantes da demência, como na doença de Alzheimer

DEMÊNCIA
A demência é causada por uma variedade de doenças no cérebro que afetam a memória, o pensamento, o comportamento e a habilidade de realizar atividades cotidianas. O Alzheimer é a causa mais comum de demência e corresponde a cerca de 70% dos casos. Os sintomas mais comuns são: perda de memória, confusão, irritabilidade e agressividade, alterações de humor e falhas de linguagem.

ENSAIO RANDOMIZADO CONTROLADO
É a forma mais rigorosa de uma pesquisa determinar se existe uma relação de causa e efeito entre um determinado tratamento e os resultados esperados. Normalmente, os participantes desse tipo de estudo se dividem em grupos de acordo com o tratamento que irão receber, mas eles nunca devem saber qual é a terapia a qual estão sendo submetidos. 
"A prevalência da doença de Alzheimer doença deverá quadruplicar até 2050. Por isso, estratégias de prevenção eficazes e seguras são urgentemente necessárias para enfrentar esse crescente problema de saúde pública. E a eficácia de tal intervenção precisa ser comprovada através de ensaios randomizados controlados. Nosso trabalho é apenas o terceiro estudo de prevenção de Alzheimer desse tipo que foi concluído e é o primeiro a ser feito fora dos Estados Unidos", diz Bruno Vellas, pesquisador da Universidade de Tolouse, na França, onde o estudo foi feito, e coordenador do trabalho.
 
Leia também: Alzheimer pode ser identificado até 25 anos antes dos primeiros sintomas

Fonte : Ginkgo biloba não previne Alzheimer entre idosos, diz pesquisa - Saúde - Notícia - VEJA.com

BOM DIA, SALVE, SALVE O DIA DA INDEPENDÊNCIA ???


SINTO VERGONHA DE MIM

Sinto vergonha de mim, por ter sido educador de parte deste povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade, e por ver este povo já chamado varonil, enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim, por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o ‘eu’ feliz a qualquer custo, buscando a tal ‘felicidade’ em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.


Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos ‘floreios’ para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre ‘contestar’, voltar atrás e mudar o futuro.


Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer…


Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir o meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor, ou enrolar o meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.


Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo deste mundo!
‘De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude. A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto’.


Rui Barbosa