Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Hospital das Clínicas de SP usa "GPS cerebral" em cirurgia

Felipe Maia, do R7

Sistema faz imagens do órgão em tempo real para mostrar onde médico está mexendo

Divulgação


O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas foi o primeiro na América Latina a usar o sistema, chamado de ressonância magnética intraoperatória

Os aparelhos de GPS são uma mão na roda para que motoristas perdidos achem o caminho certo. Agora, cirurgiões de São Paulo estão usando um equipamento com conceito parecido para se achar, em tempo real, no cérebro dos pacientes durante uma cirurgia. O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) foi o primeiro na América Latina a usar o sistema, chamado de ressonância magnética intraoperatória e apelidada pelo nome mais carinhoso de "GPS cerebral".

Antes de uma cirurgia no cérebro, em geral o paciente passa por uma exame de ressonância magnética (aquele em que você deita em uma maca deslizante e é levado para dentro de uma espécie de câmara em que são feitas imagens do corpo), para que o médico tenha um mapa da região a ser operada e o que precisa ser feito. O problema é que durante a operação as condições mudam, fazendo com que o cirurgião tenha de se guiar com base em uma imagem do passado, que já foi alterada.(...) segue

Confira também

Fonte : R7 noticia -tecnologia e ciência

Países ricos fecham acordo para criminalizar remédios falsos

Nações emergentes temem que acordo seja usado contra medicamentos genéricos

Agência Estado
Quarenta países ricos fecharam um acordo para criminalizar comércio, produção e fornecimento de remédios falsificados. A medida preocupa nações emergentes, que temem que o novo acordo seja usado para fechar o cerco contra a produção de genéricos.

A decisão dos países ricos foi tomada na Basiléia, na Suíça, durante o fim de semana. A iniciativa abre caminho para que uma nova convenção seja apresentada, tornando a falsificação crime - e não apenas um delito econômico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% dos remédios vendidos na internet são falsificados.

Brasil e Índia já alertaram de que devem entrar com processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a Europa, por fazer apreensões de genéricos. Bruxelas alega que as ações fazem parte da luta contra a falsificação de remédios.

O problema, segundo os países emergentes, é que o acordo visaria também a remédios que são produzidos na Índia e China e que não são patenteados nesses países. Um exemplo foi o bloqueio, na Holanda, de carregamentos de um remédio da Índia para o Brasil. A empresa que detinha a patente do medicamento na Europa apresentou denúncia, alegando que a passagem da versão genérica do produto pelo país seria ilegal.

Fonte : R7 - Noticias/saúde

O que são xenotransplantes?

transplantes-humanos-ilustracao

Olá, Mayana. Sou leitora assídua da sua coluna em VEJA.com. Parabéns pelo seu trabalho! Doutora, gostaria que a senhora falasse na sua sua coluna sobre os xenotransplantes, dizendo o que são e como está o desenvolvimento deles. (Ana Elisa)

O que são xenotransplantes?

O termo xenotransplante é empregado para o transplante de células, tecidos ou órgãos de uma espécie para outra. Por exemplo: o transplante do coração de um porco ou macaco para o homem. Como existe uma escassez de órgãos humanos, cerca de 60% dos pacientes que aguardam um transplante acabam morrendo na lista de espera. Por isso, se fosse possível utilizar órgãos de outras espécies, muitas vidas poderiam ser salvas. Mas existem inúmeros problemas - tais como a rejeição, a transmissão de doenças e o ciclo de vida mais curto dos animais - que ainda impedem tornar essa técnica viável. Para quem trabalha com células-tronco humanas, transplantá-las para um modelo animal, que chamamos de xenotransplante, é um passo fundamental antes de partirmos para ensaios clínicos.

O que está sendo feito?

Estudos sobre os mecanismos de rejeição e como evitá-los poderão no futuro permitir xenotransplantes. É possível que órgãos de porcos, que são os que mais se assemelham aos humanos, possam no futuro ser manipulados geneticamente de modo a substituir órgãos humanos defeituosos. Por exemplo: poderia ser possível introduzir genes humanos no porco de modo a “enganar” o sistema imunológico humano e impedir a rejeição.

Camundongos nas pesquisas

Existem camundongos que são imunodeficientes. Os camundongos nude (”pelado” em inglês, devido à ausência de pelagem), por exemplo, têm uma mutação genética que inibe seu sistema imunológico. Aceitam qualquer transplante sem rejeitá-lo. Esses animais são preciosos para os cientistas porque permitem estudos em um organismo vivo.(...) segue

Fonte : Veja.com - genética Mayana Zatz

Código de Ética Médica

Perguntas e Respostas


Vacinação contra gripe A - 2010

Entrou em vigor no país na última terça-feira o novo Código de Ética

Médica. Depois de dois anos de

consulta pública, o documento

atualiza regras e princípios que o

médico deve seguir no exercício da profissão. Temas como bioética e o tratamento de doentes terminais

estão presentes na nova “constituição”

dos profissionais de medicina. O Código

foi aprovado com a participação de cerca

de 400 delegados, entre conselheiros federais e regionais de medicina, além de representantes de várias entidades médicas. Confira a seguir o que muda com o novo Código:

1. O que é o Código de Ética Médica?

É um documento que reúne um conjunto de normas e princípios

nos quais o profissional de saúde deve se basear para exercer

seu trabalho.

Entre os principais temas abordados, estão os direitos dos médicos, a responsabilidade profissional, direitos humanos, relação com

pacientes e familiares, sigilo profissional, pesquisa científica

e relações da medicina com a indústria farmacêutica

2. O que acontecerá com os profissionais

que desrespeitarem as normas do Código?

3. Por que o novo Código foi criado?

4.Quais foram são as principais inovações?

5.O Código atinge também os hospitais e clínicas?

6. A relação médico-paciente vai melhorar?

7. Agora a eutanásia será permitida?

8. O que vai mudar na relação dos médicos

com a indústria farmacêutica?

9. Que outras restrições foram impostas

aos médicos?

10. Os avanços da biotecnologia foram

discutidos no Código?



Fonte :veja.com

Fantástico denuncia esquema entre médicos e farmácias

O percentual repassado ao médico varia entre 25% e 45% do total das receitas encaminhadas à farmácia, uma prática proibida pelos códigos de ética.

BOM DIA E BOM INICIO DE SEMANA!!!



Dez maneiras de amar a nós mesmos

1 - Disciplinar os próprios impulsos.

2 - Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos.

3 - Atender aos bons conselhos que traçamos para os outros.

4 - Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação.

5 - Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas.

6 - Evitar as conversações inúteis.

7 - Receber no sofrimento o processo de nossa educação.

8 - Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem.

9 - Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão.

10 - Repetir as lições edificantes, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, perseverando no aperfeiçoamento de nós mesmos sem desanimar e colocando-nos a serviço do Divino Mestre, hoje e sempre.

Do livro “Paz e Renovação”, pelo Espírito André Luiz,
psicografado por Francisco Cândico Xavier.