Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 29 de março de 2011

Escassez de água deve atingir mais de 1 bilhão de pessoas em 2050

Regiões da Índia e da África devem ser as mais afetadas, segundo estudo

AFP
Stringer/22.fev.2010/ReutersStringer/22.fev.2010/Reuters

Mais de 1 bilhão de moradores das cidades enfrentarão uma grave escassez de água em 2050 na medida em que o aquecimento global piorar os efeitos da urbanização, indicou um estudo divulgado nesta segunda-feira (29).

A escassez ameaça o saneamento em algumas das cidades de mais rápido crescimento no mundo, particularmente na Índia, mas também representa riscos para a vida silvestre caso as cidades bombeiem água de fora, afirma o artigo publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS). (,,,) segue

Fonte : R7 Notícia -Tecnologia e Ciência

Brasileiros testam aparelho que mede glicose sem furar o dedo

Equipamento inédito está sendo desenvolvido na PUC de Minas Gerais

Izamara Arcanjo, do Hoje em Dia
Lucas Prates/Jornal Hoje em Dia
Lucas Prates/Jornal Hoje em Dia

Pesquisadores da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) estão desenvolvendo um aparelho que mede o nível de açúcar no sangue sem a necessidade de o paciente furar o dedo. A técnica promete ajudar as pessoas que precisam conferir o nível de glicemia por até três vezes ao dia. Atualmente, essa medição é feita com a incômoda picadinha no dedo.

O aparelho está sendo desenvolvido por professores e alunos do curso de Engenharia Eletrônica da universidade. De acordo com o professor Flávio Maurício de Souza, o equipamento é capaz de medir sinais do organismo que identificam o nível de glicemia no sangue.

- Muitas vezes, o paciente já está hospitalizado e com a saúde debilitada. O grande mérito desse aparelho é evitar a coleta de amostras de sangue nesse paciente.(...) segue

Fonte : R7 Notícias Saúde

O que é um checkup inteligente

Um levantamento americano revela que muita gente anda fazendo exames desnecessários. Será que presenciamos o mesmo fenômeno por aqui? Afinal, quais testes merecem mesmo ser realizados em algum momento da vida?

DIOGO SPONCHIATO | ilustrações MAURO NAKATA

Página 1 de 4
Quem não aprecia comparações que nos perdoe, mas o checkup nada mais é do que a bola de cristal do médico. É por meio de exames que ele vislumbra o provável futuro do paciente e, se preciso, intervém no presente para lhe proporcionar um destino melhor. Tudo perfeito se não houvesse uma tendência em abusar desse expediente, o que transforma a bola de cristal em um caro truque de ilusionismo.

O alerta mais recente vem de uma pesquisa do instituto Consumer Reports, nos Estados Unidos, que avaliou cerca de 8 mil americanos acima dos 40 anos submetidos a checkups cardíacos. A entidade concluiu que 44% dos participantes passaram, em algum momento, por exames desnecessários. Eles não portavam história ou condições que justificassem a realização de uma ressonância cardíaca ou de um ultrassom de carótidas, por exemplo. (...) segue

Fonte : SAÚDE é vital

BOM DIA DE BEM COM A VIDA!!!


"Começar não é apenas um tipo de Atitude. É também um estado de espírito, um tipo de trabalho, uma atitude, uma consciência. "
( Edward Said )