Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

EUA autorizam pela 1ª vez pesquisa com células embrionárias humanas

Decisão acaba com restrições ao financiamento federal.
George W. Bush havia imposto restrições para as pesquisas.

Da France Presse

As autoridades médicas americanas autorizaram nesta quarta-feira (2) a utilização de 13 novas linhagens de células-tronco embrionárias humanas para a pesquisa pública - as primeiras disponibilizadas, como parte da nova política para as ciências do presidente Barack Obama, segundo um comunicado.

O presidente dos Estados Unidos suspendeu, no dia 9 de março deste ano, as restrições ao financiamento federal de pesquisas com células-tronco embrionárias, contrariando os que lutam contra o aborto, mas alimentando esperanças entre os que acreditam na possibilidade de tratamento para várias doenças.

"Vamos retirar o veto ao financiamento de pesquisas com as promissoras células-tronco embrionárias", havia dito Obama em cerimônia na Casa Branca. "Nós também vamos apoiar fortemente os cientistas envolvidos nessas pesquisas", afirmou.

A decisão significou um repúdio claro à abordagem de seu predecessor, George W. Bush. As leis americanas limitam o uso de verbas federais para a produção de células-tronco humanas, mas Bush aumentou mais ainda as restrições sobre as pesquisas com essas células.

Cientistas, no entanto, dizem que tais pesquisas podem levar à cura de inúmeras doenças degenerativas. Normalmente, os embriões usados nas pesquisas são descartados em clínicas de fertilização.

A ciência trabalha, também, com células-tronco de origem não-embrionária, mas ao menos por enquanto considera a dos embriões uma vertente mais promissora do trabalho.

Leia mais notícias de Ciência

Fonte : G1 - globo.com

Ração humana, composto à base de aveia, linhaça, gérmen de trigo entre outros, é a nova moda para emagrecer'

A linhaça é um dos ingredientes da ração humana / Foto: Arquivo O Globo

RIO - O nome esdrúxulo do composto que a poucos dias do verão tornou-se a nova promessa para perda de peso rápida tem feito a cabeça e enchido o estômago de muita gente. Os nutricionistas, porém, alertam que a chamada ração humana, à base de cereais integrais e energéticos como aveia em flocos, linhaça, gérmen de trigo, açúcar mascavo, gergelim com casca, fibra de trigo, gelatina, cacau, levedo de cerveja, guaraná em pó, apesar de fazer bem à saúde não deve substituir refeições. Mesmo que esta esteja sendo a fórmula para os adeptos da ração perderem até oito quilos em um mês.

Confira a receita caseira da ração humana e faça a sua

- A mistura de alimentos é muito rica em fibras e por ser integral e sem refinamento é capaz de manter boa parte de suas vitaminas e minerais. Mas não existe pozinho milagroso. Este é só mais um que virou moda entre um público que quer resultados imediatos e não pensa na reeducação alimentar. Não dá para ingerir apenas isso, ficam faltando nutrientes essenciais - garante a nutricionista Vilma Blondet, professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Duas colheres de sopa da ração têm 80 quilocalorias (...) segue

Fonte : oglobo.globo.com

Entrevista com Wallace Carvalho - Saúde Quantum - Parte1

Amigas Íntimas


(Jorge Nagao)

Muitas amigas me visitam. Elas entram pela janela da minha mente ou pela porta do meu coração. Bem ou mal, elas dão vida à minha vida.

A Alegria, por exemplo, é uma figura. Simpática, bom papo, conta piada, mas fica pouco tempo. Muitas vezes leva meses para retornar.

A Paz que tanto espero, entra tímida e fica calada. Gosto de seu jeito sereno mas não sei o que fazer com ela. Educada, ela logo vai embora.

A Esperança, linda e tagarela, me promete a felicidade. É crer para ver.

A Solidão vem sempre. Gosto dela, me faz pensar. Mas é só chegar alguém pra ela, muito grossa, sair de fininho.

A Tristeza é aquela visita chata, demorada. Até que ela se cansa e diz até amanhã! Amanhã? Por isso é que se diz que uma visita sempre dá prazer: quando chega ou quando vai.

A Impulsividade me traz problemas. Perco o foco, compro supérfluos e quando caio na real, adeus reais! Preciso cortar os impulsos porque os pulsos nem pensar.

A Dúvida me assalta. Amiga assim é uma roubada.

Outra chata é a Ansiedade. Sempre apavorada, ela me deixa tenso o tempo todo.

A Angústia é a mais terrível. Aparece como quem não quer nada, sempre sorumbática. Só vai embora quando eu lhe dou um chá de sumiço.

A Doença é uma enxerida. Sou vacinado contra ela. Então ela sai com aquela cara de “qualquer dia eu te pego de jeito!”

A Inveja vive me tentando. A danada acha que sou muito conformado, que preciso ter isso, comprar aquilo. Que mala!

A Indignação é a minha advogada. Com ela, viro caixa e dou o troco na hora.

A Raiva anda sumida. Mas ela é como um bom zagueiro: não faz falta.

Está na hora de fazer um recall dessas amizades. Descartar algumas e procurar outras. A Ousadia acho que seria uma boa amiga. A Determinação, também.

Mas olha só quem chegou? A minha amiga mais louca, a Fantasia. Vamos viajar para a cidade dos sonhos. Quer vir com a gente, Paciência?

- Não, não me dou com essa aí. Boa viagem.- sussurra ela.

- Obrigado, amiga. Qualquer coisa te ligo.- respondo.

Não sei não, a Fantasia já me fez perder a Paciência...

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP

CHAT DA APPP


A partir das 20:30 hs

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO



TEMA DA NOITE



JORGE MAGNO LIMA E DEMAIS AMIGOS

ESPERAM POR VOCÊ


Para participar

CLIQUE AQUI

Células-tronco embrionárias reconstituem pele

pele-rosto1

Um dos grandes desafios da medicina tem sido a reconstituição de pele em pessoas que sofrem queimaduras extensas. Apesar de já se ter conseguido produzir pele a partir de enxertos obtidos da própria pessoa, uma das grandes limitações é o tempo que essas células levam para crescer e recobrir toda a área afetada, o que causa infecções e desidratação.

Essa semana, um grupo de pesquisadores franceses, liderados pelos cientistas Christine Baldeschi e Marc Peschanski conseguiram uma nova revolução: produzir epiderme a partir de células-tronco embrionárias humanas (CTEH).

O primeiro passo

O primeiro objetivo desses pesquisadores era verificar se seria possível produzir “in vitro”, isto é, no laboratório, células-tronco de pele - chamadas queranócitos - semelhantes às presentes na epiderme humana. Os queranócitos são responsáveis pela renovação constante da pele. É importante lembrar que a pele é formada de várias camadas e reconstituir todas elas não é tão fácil.

Esse foi o primeiro sucesso. Os cientistas franceses conseguiram transformar CTEH em células de pele combinando técnicas de biologia celular e meios de cultura com substâncias específicas capazes de induzir a diferenciação dessas células em queranócitos. (...) segue

Fonte : Revista Veja-Mayana Zatz

BOM DIAAA!



O TEMPO
Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente.
Carlos Drummond de Andrad