Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DOENÇAS OCULARES VIII [Olho seco]

Olho seco é um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequadas do olho; e é uma condição anormal da superfície do olho que se manifesta quando as pessoas produzem pouca lágrima ou a mesma é deficiente em alguns de seus componentes. Pouca quantidade, má qualidade.

Quando um desses fatores ou ambos se apresentam, podem produzir-se zonas secas sobre a conjuntiva e fundamentalmente sobre a córnea o que facilita a aparição de lesões.
Apesar de milhões de pessoas sofrerem de olho seco, normalmente é difícil de ser diagnosticado. Pode ser facilmente confundido com outras condições, tais como infecções ou alergias oculares.

Além disso, o excesso de lágrimas causadas por choro, tempo frio, entre outros fatores, também pode causar os sintomas de olho seco.

Onde as lágrimas são produzidas e quais funções cumprem?

Lágrimas são muito mais complicadas do que parecem.

As lágrimas são o mecanismo natural do organismo para proteger a superfície ocular contra infeccões e contra os efeitos corrosivos da sujeira, poeira e outras partículas aéreas. Elas ajudam a criar uma superfície corneana regular, de forma que a visão permaneça clara e sem distorções, proporcionando uma sensação de conforto nos olhos. As lágrimas fornecem uma superfície úmida e lubrificada, que se mantém por sobre o epitélio corneano (superfície do olho).

Há três camadas de filme lacrimal. A camada mais externa, ou lipídica, previne a evaporação. A camada do meio chamada de aquosa, é responsavél pela nutricação da córnea e a camada de mucina que umifica o epitélio corneano.

As lágrimas estão constantemente sendo reabastecidas. Portanto, uma produção adequada de lágrimas é importante para a manutenção da saúde, do conforto e da capacidade de controle de infecções no olho. Quando o olho não produz lágrimas suficientes para realizar estas funções, podem ser necessárias lágrimas artificiais ou oclusão (vedação dos canais lacrimais).

As lágrimas são produzidas nas glândulas lacrimais alojadas nas pálpebras e na órbita óssea. Estas glândulas, respondendo ao sistema nervoso involuntário, segregam dois tipos de lágrima:

As lágrimas basais ou constantes, que servem para alimentar a córnea, prover lubrificação, facilitar a visão e defender o olho de infecções ou corpos estranhos.

As lágrimas reflexas, que são produzidas ante um estímulo (irritação, emoção, etc) e que servem principalmente para enxaguar os olhos. Uma vez liberadas, as lágrimas são espalhadas por toda a superfície externa do olho em cada pálpebra, e posteriormente são drenadas até o nariz por meio dos condutos lacrimais.

Como se manifesta o olho seco?

O olho seco se manifesta através de uma variada gama de sintomas que incluem: sensação arenosa e/ou de um corpo estranho, ardor, queimação, aspereza, sensibilidade a luz, visão de halos coloridos, olhos lacrimejantes e ardor leve.

O que causa o olho seco?

Há várias anormalidades diferentes que podem causar o olho seco, tais como diminuição da produção de lágrimas, evaporação excessiva, problemas com o piscar, etc. Muitos fatores influenciam para a causa do olho seco, o ambiente: o clima seco, com vento e ensolarado, a poluição ou a contaminação ambiental, lugares fechados, a calefação, o ar condicionado e os monitores de computador podem aumentar a evaporação e causar olho seco. As lentes de contato: o uso de lente de contato pode (por vários mecanismos) agravar ou provocar o olho seco.

Os medicamentos: certos medicamentos podem diminuir a capacidade do organismo de produzir lágrimas. Entre eles estão os descongestionantes e antihistamínicos, os tranqüilizantes, antidepressivos e pílulas para dormir, os diuréticos, pílulas anticongenstivas, alguns anestésicos, medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial (betabloquadores) e para transtornos digestivos: anticolinérgicos.

As doenças sistêmicas: é freqüente a associação do olho seco com algumas doenças sistêmicas tais como a artrite, o lupus, a sarcoidiose, a síndrome de Sjorgren, as alergias e as doenças de pele.

Idade: Como regra geral, com a idade, a produção de lágrimas diminui. Aos 65 anos, por exemplo, se produz 60% menos lágrimas que aos 18 anos.
Doenças sistêmicas: O olho seco frequentemente é associado com outras doenças como artrite, alergia, lupus, Síndrome de Sjogren e algumas doenças da pele.
Meio-ambiente: Condições ambientais, tais como: ar seco, fumaça e vento podem agravar as condições de olho seco.

Medicação: Algumas medicações, como anti-histamínicos, anti-depressivos, anti-hipertensivos, podem contribuir para a causa do olho seco.

Como diagnosticar?

O oftalmologista é o encarregado de fazer o diagnóstico do olho seco, baseando-se no exame completo do paciente e em testes específicos realizados no consultório. Em certos casos, deve-se recorrer a ajuda do laboratório de análises clínicas, que vão estudar as principais características das lágrimas, e até mesmo solicitar consultas com outros profissionais (clínicos, reumatologistas, dermatologistas, etc).

Como tratar?

Para o tratamento do olho seco são usadas gotas lubrificantes. Para alguns pacientes são indicados antiinflamatórios, antibióticos, medicamentos sistêmicos e em certas ocasiões deve-se recorrer a outros métodos terapêuticos, como a obturação dos condutos de evacuação das lágrimas e o uso de lentes protetoras.

Você Sofre de Olho Seco? - Faça este simples e novo TESTE DE OLHO SECO para descobrir.

1. Sensação de queimação
2. Sensação de ardência
3. Coceira ou sensação de corpo estranho e areia nos olhos
4. Ressecamento
5. Sensibilidade a luz brilhante (fotofobia)
6. Secreções de muco nos olhos (purulência)

Se você respondeu SIM para um ou mais dos sintomas acima, você pode ter olho seco. É importante conversar com seu oftalmologista sobre opções para tratamento do olho seco.

Fonte: Portal São Franncisco

Estrela-do-mar pode trazer cura para inflamações, dizem cientistas

Muco que cobre animal poderia ser a chave em tratamentos para condições inflamatórias como artrite e asma.

BBC

Cientistas britânicos dizem que as estrelas-do-mar podem ajudar na descoberta de novos tratamentos para doenças como a asma, a febre do fenoea artrite.

Pesquisadores do King's College, em Londres, estão particularmente interessados na substância viscosa que cobre o corpo da espécie Marthasteriasglacialis - também conhecida como estrela-do-mar de espinhos ou estrela-do-mar verde.

O objetivo do estudo é desenvolver uma substância que proteja o corpo humano de condições inflamatórias inspirada no muco que envolve o corpo do animal.A equipe da empresa de biotecnologiaGlycoMar, sediada na Associação Escocesa para a Ciência Marinha em Oban, na Escócia, também diz que as substâncias químicas presentes nesse muco poderiam inspirar novos medicamentos.(...) segue

Fonte : G1 Ciência e Saúde

Prêmio Governo do Estado de São Paulo - Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência 2010


A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, convida para a cerimônia pública da entrega do Prêmio Governo do Estado de São Paulo - Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência 2010, a rezar-se no dia 15 de Dezembro de 2010, às 17h00, na Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Cerca de 300 inscrições participam do processo de seleção.

Será uma grande festa para reconhecimento público das práticas inclusivas implementadas no Estado de São Paulo. Venha conferir os vencedores, torcer e aplaudir as organizações que atuam na área da deficiência e que serão homenageadas.


Participe dessa Grande Festa!!!

Prêmio Governo do Estado de São Paulo - Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência - Edição 2010: dia 15 de Dezembro de 2010, às 17h00, na Sede da Secretaria, av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP (ao lado metrô e terminal Barra Funda).

O que é a Alimentação Macrobiótica

O que é?

A alimentação macrobiótica é baseada em princípios oriundos da Ásia Oriental que postulam que a saúde depende do equilíbrio harmonioso das forças vitais opostas (yin e yang) e que isto se aplica tanto aos alimentos como aos outros aspectos da vida.

Qual a sua origem?

O conceito foi desenvolvido na primeira metade do século xx por George Ohsawa, um filósofo japonês que afirmava ter curado a sua tuberculose usando uma dieta baseada nos princípios espirituais e nas práticas da medicina oriental. Ohsawa deu ao seu regime o nome de macrobiótica, que em grego significa «uma visão ampla da vida», e descreveu-o no seu livro “Uma Nova Teoria de Nutrição e Seu Efeito Terapêutico”, publicado em 1920. No Japão, o livro vai agora na 700ª edição.

À data da sua morte, em 1966, Ohsawa tinha escrito mais de 300 livros e viajado por todo o Mundo, promovendo a sua filosofia alimentar, tendo encontrado, principalmente entre os jovens americanos dos princípios da década de 60, uma audiência receptiva. (...) segue

Fonte : Vida de Qualidade

Principais suplementos alimentares

Os suplementos alimentares caracterizam-se por preparações destinadas a completar a dieta alimentar e fornecer os nutrientes mais importantes ao organismo tais como as vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos que podem estar em minoria na dieta alimentar de uma pessoa.

Plantas medicinais

- Alguns suplementos são preparados a partir das folhas, caules, raízes e/ou cascas, bem como de botões e flores.

- As diversas partes das plantas podem ser utilizadas na sua forma natural ou sob a forma de comprimidos, cápsulas, pó, tintura e outras.
- Um suplemento vegetal pode conter todos ou apenas alguns dos compostos existentes na planta.

- Muitas plantas medicinais possuem vários compostos activos que interagem uns com os outros para produzir um efeito terapêutico.


- Nalgumas plantas, os agentes activos não foram identificados em determinadas partes dessas plantas, pelo que devem ser utilizadas no seu todo para se obterem os seus benefícios.
- As plantas medicinais são também utilizadas para se conseguir ou manter uma boa saúde — por exemplo, para estimular o sistema imunitário ou ajudar a manter níveis de colesterol normais ou baixos.(...) segue

Fonte : Vida de Qualidade

BOA TARDE E BOA SORTE PARA NOSSA AMIGA ANA FLORENCE!!!



Boa sorte a nossa querida amiga Ana Florence que esteve hospitalizada, mas que retorna ao seu apto com a saúde restabelecida, a ela e em nome dos seus amigos dos chat elevamos nossos pensamentos ao pai maior para que cubra sua pessoa com muitas energias salutares.
Estamos esperando você de volta ao nosso convívio assim que for possível.
Abraços fraternos