Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Acesso a medicamentos é ampliado em 239% no país


Número de diabéticos e hipertensos beneficiados pelo programa passou de 853 mil, em janeiro, para 2,9 milhões, em setembro
O “Saúde Não Tem Preço” continua a beneficiar cada vez mais brasileiros. A iniciativa do Ministério da Saúde, que começou em fevereiro deste ano e oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, ampliou em 239% o acesso ao tratamento dessas doenças nas mais de 20 mil drogarias credenciadas ao programa.  O número de pacientes atendidos pulou de 853 mil, em janeiro, para 2.888.956, em setembro. Foram realizados 306.826 atendimentos de pessoas diabéticas, em janeiro, e 892.820, em setembro, o que representou um crescimento de 191%. Já o número de hipertensos beneficiados foi ampliado em 271%, passando de 658.648 para 2.443.044, no mesmo período.
(Confira as tabelas por estado abaixo)
“Essas doenças, por terem prevalência alta e estarem intimamente ligadas aos novos hábitos dos brasileiros, merecem atenção redobrada. A ampliação contínua do acesso aos medicamentos, comprovada pelos números do programa, representa uma melhora significativa na vida dos brasileiros”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. (...) segue

Ver sempre o lado bom das coisas pode não ser uma boa ideia


Se você é daqueles que sempre vê uma luz no fim do túnel, cuidado: pode ser um trem vindo na direção contrária. Pelo menos é o que diz um estudo publicado na última edição da revista Nature Neuroscience, segundo o qual a nossa bem conhecida propensão a ver a vida com lentes cor de rosa pode ser ruim no que diz respeito a guardar alertas de risco em uma parte-chave do cérebro.
Tali Sharot, professora do University College de Londres, ficava intrigada em ver como tantas pessoas - mesmo quando confrontadas durante um longo período com perspectivas desanimadoras - se mantinham teimosamente, até mesmo patologicamente, otimistas. Para aprender mais, 19 voluntários foram convidados a participar de um experimento.
Add caption
Sharot e seus colegas monitoraram indivíduos com um escâner de ressonância magnética funcional (fMRI), enquanto eram confrontados com situações cotidianas, variando de catastróficas a desagradáveis. Entre os 80 cenários evocados estavam ter o carro roubado, ser demitido do emprego, desenvolver Mal de Parkinson ou um câncer. (...) segue

Fonte : Sáude.terra.com.br

Exercício físico previne perda de memória - Saúde - R7

"Uma pesquisa feita com ratos na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, comprovou que a prática de exercícios físicos protege o cérebro.
O estudo constatou que mexer o corpo também melhora o sistema imunológico." (...) segue

Fonte : R7- Saúde

Bem Estar - Preste atenção em seus hábitos para diferenciar manias, tiques e TOC

"Psiquiatra Ana Gabriela Hounie e pediatra Ana Escobar foram convidadas.
Veja cinco dicas úteis para detectar e tratar problemas psiquiátricos.
Do G1, em São Paulo
Bater três vezes na madeira, entrar com o pé direito, não passar embaixo de escada ou ter medo de quebrar um espelho são superstições manifestadas por muita gente.
Mas, quando essas atitudes viram hábitos, tiques ou TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), começa o problema.
Pode ser uma mania de limpeza, de piscar, roer as unhas, fazer barulhos com a boca, manter os objetos simétricos ou verificar várias vezes se a porta está fechada. Para falar sobre a detecção e o tratamento desses distúrbios, a psiquiatra Ana Gabriela Hounie e a pediatra Ana Escobar estiveram presentes no Bem Estar desta terça-feira (4)." (...) segue

Fonte : Bem Estar

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO !!!


Sobre o êxito

Realizar atividades que estejam conectadas ao objetivo que se deseja alcançar enquanto que, ao mesmo tempo, evitam-se tarefas desnecessárias ou desconcordantes com as estabelecidas metas é o caminho mais pragmático, tangível e fortunoso que um indivíduo pode traçar em direção ao alcance do êxito em qualquer aspecto da vida.

No entanto, para que tal processo seja eficazmente implementado é de vital importância que as pessoas tenham um claro discernimento entre o que elas desejam atingir e as atividades exercidas para que exista congruência entre pensamento, ou sonhos, e praticidade nas tarefas.

Tal coerência é meritória porque, por exemplo, se uma pessoa deseja aprender física quântica, mas passa o dia estudando pintura. Se alguém deseja encontrar um(a) companheiro(a), mas fica o tempo todo incomunicável. Se a pessoa deseja fazer uma dieta, mas abusa dos petiscos entre as refeições. Se a pessoa anseia por conversar com alguém, mas nunca toma a decisão de ligar ou visitá-lo. Se a pessoa deseja abrir um novo negócio, mas passa os dias apenas sonhando com as possibilidades. Se a pessoa deseja resolver algum problema, mas evita buscar auxílio com alguém qualificado que possa ajudá-lo. Se a pessoa deseja ser mais caritativa, mas posterga o desejo de fazer ações benevolentes. Se a pessoa almeja viajar, mas adia a compra da passagem, entre tantos outros possíveis exemplos. Nestes casos, a desconexão entre desejo e tarefa necessária para sua materialização certamente impedirá que o mesmo torne-se realidade.

Assim sendo, se o que a pessoa faz está desunido daquilo que ela almeja, o processo de conscientização de tal desarmonia deve ser entendido e, como consequência, para que a mudança em direção aos resultados aconteça é necessário que ela deixe de realizar as desnecessárias atividades que estão acontecendo e as substitua por aquelas que devem ser feitas, pois somente assim o indivíduo estará agindo de acordo com o que ele busca.

Como resultado, as frustrações, as desilusões e as depressões resultantes da não realização do que deveria ser feito serão substituídas pela alegria, pela satisfação e pelo vigor provenientes da ação de ter feito o que deveria ser realizado no momento adequado e, como consequência, a pessoa que assim o faz, por estar motivada por suas próprias atitudes e atividades, sempre encontra energia, motivação e coragem para continuar dando o melhor de si enquanto ora para que seus sonhos, ou planos, tornem-se realidade. Tal processo cria um estimulante, vivificante e positivo efeito dominó no quotidiano de qualquer indivíduo que, por persistência e volição, certamente alcançará o êxito.

Assim sendo, que na vida de cada pessoa esteja sempre presento o discernimento entre o que está sendo feito e o que deve ser feito, a coragem para fazer o que deve ser feito e a leveza para deixar as congênitas estrelas brilharem na constelação pessoal. (Tadany)

PS: Para citar este texto:
Cargnin dos Santos, Tadany. Sobre o medo. www.tadany.org