Nem sempre sinais como tremor e perda do equilíbrio significam a presença da doença
Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Nacional do Parkinsoniano. Segundo dados ONU, o mal de Parkinson atinge cerca de 4 milhões de pessoas no mundo.
— Estima-se que existam cerca de 200 mil casos da doença no Brasil, e a maior parte está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, responsáveis por um total estimado de 64 mil casos — afirma o neurocirurgião Nilton Lara.
Porém, conforme o médico, é bom ficar atento, porque nem sempre sinais como tremor e perda do equilíbrio significam a presença da doença, que atinge principalmente a população acima dos 50 anos de idade. Muitas pessoas acreditam que são portadoras da doença, mas podem estar enganadas. O uso de alguns medicamentos, especialmente por idosos, também causa esse tipo de reação adversa.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 25% dos pacientes que apresentam os sinais de Parkinson não têm a doença.
— Esse é mais um motivo para que a população acima de 50 anos, grupo mais atingido pelo mal de Parkinson, não use remédios sem orientação médica — alerta (...) segue
Fonte : Bem Estar