Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cerca de 25% dos pacientes que apresentam sinais de Parkinson não têm a doença


Nem sempre sinais como tremor e perda do equilíbrio significam a presença da doença


Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Nacional do Parkinsoniano. Segundo dados ONU, o mal de Parkinson atinge cerca de 4 milhões de pessoas no mundo. 

— Estima-se que existam cerca de 200 mil casos da doença no Brasil, e a maior parte está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, responsáveis por um total estimado de 64 mil casos — afirma o neurocirurgião Nilton Lara.

Porém, conforme o médico, é bom ficar atento, porque nem sempre sinais como tremor e perda do equilíbrio significam a presença da doença, que atinge principalmente a população acima dos 50 anos de idade. Muitas pessoas acreditam que são portadoras da doença, mas podem estar enganadas. O uso de alguns medicamentos, especialmente por idosos, também causa esse tipo de reação adversa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 25% dos pacientes que apresentam os sinais de Parkinson não têm a doença.

— Esse é mais um motivo para que a população acima de 50 anos, grupo mais atingido pelo mal de Parkinson, não use remédios sem orientação médica — alerta (...) segue


Fonte : Bem Estar

Doente: Tenho que voltar ao médico? Share

Fui ao médico e a enfermeira verificou que eu tinha febre alta. Tenho arrepios muito fortes. Dói-me a garganta e os ouvidos, fizeram um teste de estreptococos e de gripe, disseram-me que não tinha nada. 

Entretanto, isto foi há dois dias atrás e a minha garganta e os ouvidos doem-me ainda mais. Será que, há algum problema se eu tornar hoje ao médico, dois dias depois de lá ter estado? Acho que deveriam refazer o estreptococos! Especialmente, por causa desta febre alta! No entanto, será que parece mal, voltar lá?

Não é que me importo com o que as pessoas pensam, simplesmente quero o melhor atendimento possível! Se o médico achar que é errado eu lá ter voltado, pode não me dar o melhor atendimento. O que é que você acha? Será que é perfeitamente viável tornar lá apos dois dias de lá ter estado? Obrigado, antecipadamente!
Fonte : perguntaseresposta.net/qualidadedevida

CBN - A rádio que toca notícia - A Voz do Cidadão

Desvios de verba na saúde são o escândalo da vez

CBN - A rádio que toca notícia - A Voz do Cidadão

Programa que distribui remédios para diabetes e hipertensão atinge 3,5 milhões de pessoas

Onze medicamentos estão disponíveis gratuitamente em mais de 15 mil estabelecimentos

Do R7, com Agência Brasil
 
Getty Images

Quase 3,5 milhões de pessoas usam remédios para diabetes e pressão alta fornecidos de forma gratuita pela rede. De acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (4) pelo governo, os primeiros 45 dias após o anúncio do acesso gratuito desses medicamentos no programa Aqui Tem Farmácia Popular, o número representa quase o dobro do que era consumido quando os mesmos remédios eram disponibilizados a preços populares.

Os remédios para as duas doenças estão sendo distribuídos gratuitamente pelo ministério desde 14 de fevereiro pelos estabelecimentos públicos e nos privados que participam do programa Aqui Tem Farmácia Popular, em que drogarias comerciais oferecem os medicamentos com desconto por meio de uma parceria com o governo federal, que paga 90% do valor do produto.

Onze remédios para hipertensão e diabetes estão na lista dos medicamentos gratuitos disponibilizados pelo governo em mais de 15 mil estabelecimentos. (...) segue


Fonte : R7 Notícias Saúde

Cientistas descobrem cinco novos genes de risco de Alzheimer

KATE KELLAND - REUTERS

Cientistas pesquisando as causas genéticas do mal de Alzheimer identificaram cinco novos genes, dobrando o número anterior de genes ligados à doença degenerativa.

Se medicamentos ou mudanças de estilo de vida puderem ser criados para combater essas variações genéticas, mais de 60 por cento dos casos de Alzheimer poderão ser prevenidos, segundo os pesquisadores, cujo trabalho foi publicado na revista Nature Genetics, no domingo.


Mas essas descobertas devem demorar pelo menos 15 anos, disseram eles.

O mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência, uma doença cerebral fatal que afeta a memória, o raciocínio, o comportamento e a capacidade de realizar afazeres comuns do dia a dia. A doença vem afetando cada vez mais as sociedades e economias de todo o mundo.

"Estamos começando a juntar as peças do quebra-cabeça e a entender melhor" a doença, disse Julie Williams, do Centro de Genética e Genômica Neuropsiquiátricas da Universidade de Cardiff, que liderou o estudo.(...) segue



Fonte : Estadão.Com.br

BOM DIA , FELIZ INICIO DE SEMANA!!!




O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

Vídeo da Campanha da Petição Global de Parkinson
 O concurso de vídeos da Petição Global de Parkinson foi concebido para aumentar a conscientização sobre a petição de Parkinson, e para criar "um rosto" sobre a DP, tendo um pouco de diversão ao mesmo tempo.

Assine a petição aqui.