Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 23 de março de 2010

Pouca fiscalização torna terapia online arriscada

Orientação pela internet depende da idoneidade do psicólogo e do cliente para não fugir à lei

Camila Neumam e Luiz Augusto Siqueira, do R7

Getty Images
Foto por Getty Images

Todos os sites devem apresentar um selo de certificação
concedido pelo Conselho Federal de Psicologia na página inicial

A consulta com psicólogos pela internet vem se espalhando pelo país nos últimos anos. Autorizada pela resolução nº 012/2005 do CFP (Conselho Federal de Psicologia), a prática chamada "orientação psicológica" permite que maiores de idade façam sessões pelo MSN, Skype ou qualquer outra ferramenta de bate-papo online, para que o profissional aconselhe de forma pontual, em no máximo dez sessões, seu cliente virtual.

A prática não pode ser confundida com a psicoterapia, de caráter longo e presencial.

Segundo o CFP, o profissional que ultrapassar esse prazo e desrespeitar as regras, como a de não manter o sigilo da conversa, por exemplo, pode responder a um processo ético e, em último caso, ter seu registro cassado.

Embora a prática ainda seja tímida no Brasil - dos 65 websites cadastrados no CFP, 30 estão proibidos de "clinicar", seis esperando pela renovação e 29 autorizados até esta sexta-feira (19) - deixa dúvidas quanto a sua segurança e rigor. Como o cliente pode ter a certeza que é um psicólogo que fala do outro lado da tela? E o psicólogo, de que fala com um maior? Como ter certeza de que sua orientação não vai "vazar" pela internet? É possível fiscalizar o número exato de sessões realizadas?

O caminho para fazer a consulta online é bem simples: acesse o site do profissional, preencha um cadastro com os dados, espere a resposta do site, faça o pagamento e adicione o profissional em sua rede de contatos do Skype ou do MSN. O uso da câmera pode ajudar no processo, mas não é tudo.

Todos os sites devem apresentar um selo de certificação concedido pelo CFP na página inicial. No próprio site do conselho há um link com a relação de sites que pediram autorização para funcionar. Lá, é possível conferir o status de cada site: aprovado, em renovação ou expirado. Os que já expiraram ou estão em renovação não podem operar, segundo a conselheira do CFP, Andrea dos Santos Nascimento. Mas, conforme foi observado pela reportagem, alguns que estão com o selo expirado ou em renovação continuam oferecendo o serviço na internet. (...)segue

Fonte : R7 noticias/saúde

A fé cura

Pesquisas sugerem novíssimas evidências de que a religiosidade tem o poder de auxiliar na cura de vários problemas de saúde — de tumores a depressão

por RAQUEL DE MEDEIROS |

Página 1 de 2

A recuperação de pacientes com câncer está diretamente ligada à sua religiosidade. Taxativo assim é o resumo dos resultados de um estudo realizado na Universidade de São Paulo, que foi divulgado há pouco. “Para começar, os pacientes que têm uma crença religiosa se mostram mais confiantes para lutar contra a doença”, explica a psicóloga Joelma Ana Espíndula, que liderou a pesquisa. O trabalho ouviu 12 voluntários em tratamento e 11 especialistas em oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa, em Ribeirão Preto, no interior paulista. O surpreendente é que até mesmo os profissionais de saúde entrevistados ressaltaram a importância da religião para a melhora do quadro dos doentes. “A maioria deles acredita que a fé ajuda a superar um problema grave. Os médicos dizem que o sistema imunológico desses indivíduos aparenta ser mais resistente, e talvez por isso eles apresentem uma recuperação mais satisfatória”, conclui Joelma.(...) segue

Fonte: SAÚDE é vital

Sistema respiratório


Indice do Sistema Respiratório










Skip Navigation Links.

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!



Quem são meus amigos?

Meus amigos têm olhos que brilham quando vêem os dois pequenos sóis em que se transformam os meus olhos, quando eu os encontro.

Meus amigos têm mãos que apertam, afagam e tocam; braços que se estendem amplamente para receber o meu abraço.

Meus amigos não são ingênuos, tolos ou imprudentes. São apenas desarmados, não ocultam sentimentos nem se calam quando falar é a necessária e adequada ação.

Meus amigos, quando se expressam, esquecem a retórica impecável e até mesmo o correto português porque às vezes, o coração precisa de manifestações acima do vernáculo, mas repletas de significativas e barulhentas interjeições.

Meus amigos sacam à distância o que para mim é sagrado, às vezes brigam comigo e eu com eles, mas quando merecidamente me botam "na lona“ por uma besteira que eu tenha feito, não desferem nem mais um golpe, de tal sorte que eu possa refazer-me e novamente juntar as mãos para aplaudi-los.

Meus amigos não são apenas impulsos elétricos.

Eles conhecem meu endereço e, muitas vezes, devido à distância, perdemos um "face a face", mas nos abraçamos através de um monitor ou de um amoroso telefonema.

Afinal, quem são meus amigos?

São pessoas plenas de amor, como eu. Alguns sem raça definida, outros têm brasões, outros são quatrocentões, outros parecem com lordes ingleses, outros carregam complicados sobrenomes alemães, mas há uma marca em comum:

todos sabem dar-me transparente e sincera afeição.

Haja o que houver, meus amigos jamais me deixam na mão! Fátima Irene Pinto