Visualizações de página do mês passado

sábado, 3 de dezembro de 2011

Eu estudo, ensino e nós aprendemos, nós construímos uma vida melhor

 
As telas estão lá, algumas em cima das mesas, outras já penduradas na parede ao fundo, estrategicamente na direção da porta de entrada da Oficina de Artes da Associação Brasil Parkinson – ABP. Mãos e olhos atentos em movimentos certeiros ou nem tanto, mas extremamente concentrados, produzem imagens que agradam a todos. Uma regente anima todos os movimentos e dá vida ao ambiente no qual os artistas estão inseridos, Lucy Araújo.
Em conversa rápida, Lucy em horário de trabalho voluntário, nos conta que a Oficina de Artes começou a funcionar, timidamente, em 3 de outubro de 1995. O grupo era pequeno, cinco pessoas, incluindo D. Adelaide [sua mãe] e D. Marylandes, que é a grande incentivadora do projeto. Hoje, a Oficina conta com 60 inscritos, com uma média de 40 que participam ativamente a cada semana.
Quando sua mãe faleceu, o presidente da ABP, Dr. Samuel Grossmann, muito sabiamente, batizou o trabalho de “Oficina de Artes Adelaide Araújo”, reconhecendo o grande mérito do trabalho da Lucy e, prendendo-a ainda mais ao mesmo, pelo que ela lhe é muito grata. Desde então, Lucy está mais fortalecida, pesquisa mais e busca conhecer outras técnicas de pintura. “Eu busco retribuir, de coração, para o aumento da auto-estima dos meus aplicados alunos, que sentem uma melhora visível, pois naquele trabalho pioneiro da Associação, que é a atividade motora, o tremor característico da doença diminui”.
Na ABP a agitação é total. Todo fim de ano acontece uma vernissage com os quadros produzidos pelos doentes que estão no local – porque durante o ano muitos são comercializados. Os quadros dos parkinsonianos vão parar em eventos [como decoração], em folhinhas de calendários e já estão registrados em dois livros que o laboratório Roche lançou. “Os parentes sempre vêm nas vernissages, e nas muitas festas que temos: Festa da Primavera, de São João, do começo e do fim de ano”. Segundo Lucy, tudo isso é muito benéfico, porque os alunos têm uma motivação a mais para sair de casa e se dedicar e, geralmente, sentem muito orgulho de fazer parte.

Pintores Parkinsonianos
Na nossa visita à Associação entrevistamos alguns alunos da Lucy Araújo, que ficaram muito felizes em participar da nossa matéria. A seguir alguns depoimentos
“Aqui na ABP, onde estou já 2 anos, adquiri força e mais estabilidade, porque emocionalmente eu estava muito deprimida. É um ambiente muito gostoso, as pessoas dão o melhor delas para a gente. Quando eu pinto sinto uma sensação de liberdade e meu tremor diminui muito. Em casa todos ficam bobos de ver como eu consigo relaxar nas piores horas de tremor, pintando. Sempre gostei de pintar, mas pagar era difícil e, agora, aqui é tudo de graça. A Lucy vai orientando um por um”.
Lurdes Fabiane Torrecillas, 65 anos, tem Parkinson há 7 anos

“Já são 3 anos que eu freqüento aqui. Quando eu entrei eu não sabia pintar, agora eu já estou definindo alguns quadros. É um trabalho gostoso de fazer. Outro dia pintei a frente da minha casa, porque tem umas árvores muito bonitas lá. A convivência aqui é uma maravilha. Todo mundo é amigo e se quer bem. Em casa eu não faço nada disso porque não dá. Tenho dois netos que querem pintar também. Venho na segunda no ensaio de teatro, na terça na fisioterapia e pintura e na quinta pintura e coral. O coral é lindo e quem assiste gosta. De vez em quando vamos apresentar fora. A gente ensaia e depois eles convidam a gente para ir cantar. A minha semana é bastante cheia e é gostoso”.
Marpha Delacow, 79 anos

“A melhor coisa que eu fiz na minha vida foi vir aqui. Eu não sabia nada, nada, nada... Há 2 anos, quis mudar a minha vida, que não estava boa. Agora venho com o maior prazer, quando alguém pode me trazer, porque eu dependo das minhas filhas. A convivência aqui é muito boa e não tenho nada que me atrapalhe. Eu me sinto em casa. As professoras voluntárias são muito boas, carinhosas e ajudam a gente. Em casa eu também pinto, mas pra mim e para meus netos, que ficam contentes e me dão muita força. Aqui é diferente, eu fico tão concentrada... que nem converso [risos]”.
Ida Cury, 87 anos

“Há 10 anos eu comecei aqui. Foi uma causalidade, eu estava com sintomas [tremor] e ninguém sabia dar uma definição. Eu acho que é sistema nervoso, mas... Eu sou o único que fez a operação aqui e, por isso, eu não tremo muito. É uma operação muito traumática, porque é tudo com anestesia local. É... tudo amarrado. A equipe médica até me agradeceu pela cooperação... Eu tive de assinar uma autorização tirando todas as responsabilidades deles, mas graças a Deus eu fui agraciado, porque o médico dava como 70% de chance e eu passei dos 70%. Sobre a pintura, a satisfação é de fazer, é de quando a arte se realiza. O que não podemos é ficar parados. Não adianta fazer tratamento se não se movimentar. Eu vejo por mim... Eu falo para o pessoal ‘vocês têm que fazer ginástica, andar...’. Eu saio de manhã e faço a caminhada de 1 ou 2 km, a tarde venho pra cá. Se fica em casa, fica na frente da televisão... aqui nem a pessoa querendo tremer não treme [risos]...”
Walter Nyakas, 70 anos, tem Parkinson há 9 anos

“Estou há 6 ou 7 anos aqui. Antes de eu ter essa doença eu já desenhava alguma coisa à lápis, como hobby. Eu gosto de fachadas e já ganhei um prêmio por uma que eu fiz. Mas, já pintei retratos à lápis e quadros com tintas à nanquim também. Aqui, se ajuda a associação, eu fico contente, porque assim há uma troca. É difícil de explicar o que acontece conosco, porque se a pessoa treme com a mão, vai ter uma grande dificuldade com a pintura e, no entanto, no meu caso, que o tremor vem a cada período de 3 a 4 horas, eu tenho de tomar remédio 4 vezes ao dia e tenho de dividir esses horários para que eu possa ter um lazer tranqüilo. Moro longe, em Guarulhos e só venho uma vez por semana aqui. Ultimamente, ter labirintite também não está ajudando. Cair é que é o problema... Eu sei que o que eu não posso é ficar parado. Então, ver televisão? Só à noite”.
Laré Negreiros, 72 anos

“Pintei por 2 anos no SESI, depois vim para cá. Eu relaxo bastante e tenho prazer em pintar. Fico vaidosa quando vejo meus quadros, embora ache até que é demais quando as pessoas elogiam. Alguns ficam como coisas passageiras outros eu não largo. O primeiro que eu fiz, antes de 1989, está lá no SESI... Eu gosto de paisagem, acho bonito o mar, as flores, a paisagem... [risos] Em casa, antigamente, eu ficava pintando até tarde da noite. Quando eu comecei, estava muito doente e achava que a pintura estava me melhorando... pintava desesperadamente. Nem via a hora passar. Agora eu pinto mais devagar, mas ainda tenho mania de fazer rápido, para começar outro [risos]... Sempre fui bem ativa até que fiquei doente, fiquei sem saber o que fazer e percebi que ficar parada não é saudável. Só o fato de sair já alivia e areja. Na Associação o ambiente é muito bom. A gente sente a amizade das pessoas...”
Conceição Barbosa Esteves, 81 anos, 6 anos na ABP

Trabalho Voluntário
Para Lucy Araújo, o trabalho voluntário é muito indicado para a maturidade. “Faz a gente se sentir necessário e útil”, explica. Lucy trabalhou muitos anos em banco, na área de treinamento de pessoal e quando aposentou, sentiu um baque grande, porque ela tinha uma vida ativa, cheia de coisas para decidir... “Quando a gente atende o telefone a gente diz o nome da empresa que trabalha.
É uma instituição que está dando um suporte grande e você se sente importante”. Mas, segundo ela, quando chega a aposentadoria é a identidade que tem de valer e isso no começo causa um choque.
Equipe de voluntários da Oficina de Artes Adelaide Araújo, com Dr Samuel e D. Marylandes
“Nos primeiros dias eu fiquei meio perdida, não sabia... acordar e sair da cama pra quê?...”

Foi nessa época que valeu o seu trabalho artístico. “Eu estava fazendo atelier e comecei a pintar com a mamãe em casa e surgiu o trabalho voluntário. Acho que Deus preparou, porque eu não escolhi ser voluntária, convidaram-me e eu topei”. Hoje, Lucy está precisando largar alguma coisa, de tantas atividades que tem.
Associação Brasil Parkinson - ABP

A Oficina de Arte é uma parte do trabalho que a Associação faz para procurar dar conforto, dignidade e qualidade de vida às pessoas afetadas pela doença de Parkinson. A ABP já com 20 anos de fundação, além da Oficina de Arte, oferece Canto Coral [já tem dois CDs gravados], Fisioterapia, Fonoaudiologia, Orientação nutricional, Terapia ocupacional e outras atividades, como as Tardes dançantes.

A Associação, fundada em dezembro de 1985, tem 600 sócios no Brasil e atende na sede, cerca de, 100 pessoas por dia. Segundo Dr. Samuel Grossmann, é preciso tirar o luto da doença e partir para a luta. “Temos de manter o ânimo e não deixar a doença progredir, porque de repente, a cura pode ser descoberta. A ciência está pesquisando e temos de ter esperança”.
Dr Samuel conta que até o advento da Associação a própria doença era desconhecida. Fala, com pouco orgulho, ser a pessoa que mais vivenciou o Parkinson. “Tive uma tia com Parkinson e em1980 os primeiros sintomas da doença apareceram na minha esposa, D. Marylandes. Hoje, a doença é conhecida é comentada... não mais sobre as pessoas que se retiram do convívio, mas pelas que saem para as ruas”.

Para ser associado da Associação Brasil Parkinson – ABP, faça contato:
Rua Bosque da Saúde, 1.155
São Paulo – Capital
Telefone – (11) 2578-8177

Home » Viver com Parkinson » Medicamentos Sistema Nervoso Central


Lista de Medicamentos

Aqui poderá ver os medicamentos mais utilizados no tratamento da Doença de Parkinson, posologia, indicações, contra-indicações, tipo de embalagem, preço etc.


NÂO SE ESQUEÇA  QUE DEVE CONSULTAR O SEU MÉDICO


NÃO SE AUTO-MEDICAMENTE, PODE ESTAR A AGRAVAR O SEU ESTADO CLÍNICO


Lembre-se que a venda de Medicamentos em Portugal via internet, é pela legislação portuguesa em vigor - PROIBIDA! 


Mantenha o seu médico imformado da(s) alteração(ões) da medicação que fizer!


Actualizado em 1 de Agosto de 2011


FONTE: INFARMED
  (...) segue
Transcrito do site da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson.

Pacientes com marca-passo terão regras para dirigir veículos

Karina Toledo
 Deve ser publicada na próxima semana a primeira diretriz brasileira para orientar em que condições pacientes com dispositivos cardíacos implantáveis, como marca-passos, desfibriladores e ressincronizadores cardíacos, poderão dirigir veículos, tirar ou renovar a carteira de motorista. Estima-se que aproximadamente 37 mil brasileiros estejam nessas condições.
Veja também:
link
Detector de metal não afeta marca-passo, diz estudo
link
Pesquisadores transformam células do sangue menstrual em embrionárias


“A tendência é que, após a publicação oficial, isso vire uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tem força de lei. O processo é semelhante ao que tornou obrigatório o uso de cadeirinhas para transporte de crianças de até 7 anos”, conta Flávio Adura, diretor-científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

A entidade elaborou as recomendações em parceria com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac). O texto será apresentado amanhã no Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, em Brasília.

Adura revela que cerca de 4% dos acidentes fatais são causados por doenças do motorista. “Os problemas cardiológicos são uma das principais causas de mal-súbito”, afirma.

As novas regras vão determinar, por exemplo, quanto tempo uma pessoa submetida a uma cirurgia para implante de marca-passo ou para a troca do gerador do aparelho deve esperar para voltar a dirigir.

Silvana Nishioka, uma das coordenadoras das diretrizes na Sobrac, explica que esse tempo aumenta de acordo com o risco do procedimento. “Quando você troca um fio do marca-passo, por exemplo, leva um tempo até ele ficar bem fixado ao músculo cardíaco. Durante esse período os pacientes devem evitar qualquer tipo de esforço, pois há risco de hemorragia”, diz (...) segue


Fonte : Estadão.com.br

Em 4 anos, SP duplica gastos com remédios por determinação judicial

Foram R$ 700 milhões despendidos só no ano passado para atender a 25 mil ações judiciais

Fernanda Bassette
 

Veja também:
link
'Judicialização' da saúde é uma distorção, diz secretário

Em quatro anos, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo teve quase dobrados os gastos com a compra de medicamentos e produtos diversos exigidos por determinação judicial. Em 2007, o Estado gastou R$ 400 milhões para atender a 8 mil ações; em 2010 foram gastos R$ 700 milhões para 25 mil ações.
Os itens mais pedidos são para diabete, que não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de remédios de alto custo - em geral para tratamento de alguns tipos de câncer, como drogas para quimioterapia oral, ou de doenças raras.

É o caso da empresária Francisca Bruzzi, de 50 anos, que precisou recorrer à Justiça para conseguir dar continuidade ao tratamento do marido, Raimundo, de 61. Diagnosticado com mieloma múltiplo (um tipo de câncer na medula) em 2008, ele tentou vários tratamentos e passou por transplante de medula, mas nada deu certo. A única alternativa para ele é o medicamento Revlimid, que não é vendido no Brasil e custa cerca de R$ 16,5 mil -preço de uma caixa com 30 comprimidos.
(...) segue


Fonte : Estadão.com.br

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!

“POR QUE BEIJA-FLOR”?
Por certo essa pergunta será repetida por um grande número de leitores, que ao receberem o primeiro exemplar do nosso informativo tiveram uma surpresa e um pequeno impacto. Será que a Associação se enganou e me enviou uma revista de variedades em lugar do tradicional e sempre esperado Boletim Informativo? Todavia, alguns segundos e já será suficiente para constatarem que se trata da revista oficial da Associação Brasil Parkinson. E aí virá a inevitável pergunta: por que Beija-Flor?

Há muito que vínhamos tentando escolher um símbolo para a nossa entidade. Afinal, quase todas tem um. A NPF americana (a maior de todas) escolheu uma chama olímpica, em homenagem à Muhammad Ali; a nossa co-irmã inglesa tem uma tulipa como símbolo; a holandesa adotou uma gaivota...

Até que alguém, vendo em nossa Sede um parkinsoniano com um tremor intenso nas duas mãos, comparou aquele característico tremor à vibração das asas de um beija-flor. Estava ali, ao acaso, e naquela singela alusão, a “descoberta” do nosso símbolo, só agora adotado oficialmente, pois em um de nossos folhetos já aparecia aquela belíssima ave.

Além da “forçada” semelhança com o parkinsoniano, o beija-flor possui algumas características que o tornam admirado por todos aqueles que admiram e respeitam a natureza. Capaz de movimentar as asas de 22 a 80 vezes por segundo, pode pairar no ar, mover-se para a frente e para trás, enquanto suga o néctar da flor. Possuem grande longevidade e são um dos principais veículos de influência no equilíbrio ecológico da natureza, se relacionando com a sua função de agentes polinizadores de um grande número de espécies botânicas das florestas, cerrados, campos, etc.

Portanto, acreditamos que acertamos o alvo: adotamos como símbolo, uma ave que é belíssima, e representa com alegria a primavera e uma fase de nossas vidas. Que cada um de nós tenha dentro de nossos corações, um beija-flor nos trazendo conforto e paz permanente.’