Visualizações de página do mês passado

sábado, 7 de março de 2009

Pesquisas com células-tronco são objeto de controvérsias.


Obama pode suspender veto ao financiamento público de pesquisas com células-tronco

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve suspender as restrições do governo americano ao financiamento de pesquisas com células-tronco embrionárias, afirmaram nesta sexta-feira fontes próximas à Casa Branca.

Segundo funcionários do governo citados pelo jornal Washington Post, Obama deve anunciar a medida em uma cerimônia marcada para a próxima segunda-feira.

De acordo com a publicação, um e-mail que circulou nesta sexta-feira em Washington afirma que a Casa Branca está planejando uma cerimônia "sobre células-tronco e a restauração da integridade científica".

O e-mail ainda afirmaria que "no evento, o presidente vai assinar uma ordem executiva sobre células-tronco".

O uso de dinheiro do governo para este tipo de pesquisa foi proibido pelo ex-presidente George W. Bush.

A medida de Bush proibiu a utilização de qualquer dinheiro federal para o financiamento pesquisas sobre linhagens de células-tronco embrionárias humanas criadas depois de 9 de agosto de 2001.

Bush ainda vetou por duas vezes tentativas do Congresso para suspender a medida.

Promessa de campanha

Durante sua campanha à Presidência, Obama já havia deixado claro que pretendia reverter a medida de Bush caso fosse eleito.

"Eu apoio firmemente a expansão das pesquisas sobre células-tronco", disse Obama durante a campanha.

"Acredito que as restrições do presidente Bush ao financiamento de pesquisas com células-tronco embrionárias algemaram nossos cientistas e atrapalharam nossa habilidade de competir com outros países", disse Obama em agosto do ano passado, em resposta ao questionamento de um grupo de cientistas.

Segundo o correspondente da BBC em Washington, Kevin Connolly, Obama, assim como Bush, tem profundas crenças cristãs, mas definiu sua posição sobre o assunto como a de restaurar a integridade dos cientistas em relação ao governo.

Connolly ainda afirma que a suspensão à medida de Bush seria o cumprimento de uma promessa de campanha.

Direito à vida

Segundo cientistas, a pesquisa com células-tronco embrionárias pode trazer grandes avanços para a medicina. Grupos religiosos, no entanto, se opõem a este tipo de pesquisa.

As células-tronco embrionárias utilizadas nestes estudos normalmente são coletadas de embriões não utilizados produzidos durante tratamentos de fertilização in vitro.

Estas células estão sendo pesquisadas pelos cientistas por causa de sua capacidade de se transformarem em qualquer outro tipo de células humanas, como musculares, ósseas ou nervosas.

Isto possibilitaria a criação de tecidos de reposição que poderiam ser usados no tratamento de diversas doenças, como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson.

Mas o uso de células-embrionárias em pesquisas é muito controverso, e alguns grupos o classificam como antiético.

Alguns grupos cristãos argumentam que este tipo de pesquisa compromete o direito à vida dos embriões.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090306_obama_celulastronco_cq.shtml

PAULO JOSÉ UMA PERSONALIDADE PARKINSONIANA

Paulo José:
"Lula é uma mistura de Macunaíma e Policarpo Quaresma"

Por Thiago Stivaletti, colaboração para o UOL

Divulgação

O ator Paulo José, que ganha mostra retrospectiva dos seus 40 anos de carreira no cinema

Para entender a importância de Paulo José para o cinema brasileiro, é só pensar na seguinte situação: imagine que Pelé, no auge de seu talento, pudesse jogar pelo Santos, pelo Corinthians e pelo Flamengo no mesmo campeonato.

Hoje com 68 anos, ele foi o ator-chave das obras fundamentais do Cinema Novo de Joaquim Pedro de Andrade ("O Padre e a Moça", "Macunaíma"), das misturas de história de amor e comédia inteligente de Domingos de Oliveira ("Todas as Mulheres do Mundo", "Edu, Coração de Ouro", "A Culpa"), e de um drama intimista de Walter Hugo Khouri ("As Amorosas"), conhecido como o Antonioni brasileiro e considerado um "inimigo estético" pelos cinema-novistas.

Em entrevista pouco antes da abertura da mostra em sua homenagem no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, o ator se mostra disposto, apesar dos leves tremores na mão direita, sintomas do mal de Parkinson.

Fonte : Portal do Envelhecimento