Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O cérebro no comando

Avanços na neurotecnologia permitirão que limitações ocasionadas por diversos tipos de deficiências físicas sejam superadas com sucesso

Joice Tavares

FRONTEIRA Cientistas progridem na criação de novas interfaces entre cérebro e máquina

Houve um tempo em que histórias sobre robôs controlados por cérebros humanos não passavam de ficção científica. Hoje é uma realidade. Foi o que mostrou uma equipe de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido. Com cerca de 300 mil neurônios retirados de um feto de rato e conectados a 60 eletrodos, eles fabricaram em laboratório um cérebro biológico capaz de receber e enviar sinais elétricos. São esses sinais que orientam Gordon, o pequeno robô do experimento, em suas caminhadas e o desviam de obstáculos. Assim, a equipe pretende entender o processo de registro da memória pelo cérebro e contribuir com estudos sobre doenças neurodegenerativas.

Outro grupo de pesquisadores europeus investe no desafio de criar o Robot Habilis, um robô dotado com funções cognitivas, flexibilidade e sistema sensorial, tudo comandado por um programa de computador inspirado no cérebro humano. Sua missão será a de ajudar no tratamento dos males de Parkinson e Alzheimer.

Fonte : IstoÉ Independente Especial

UM VALOROSO GUERREIRO EXEMPLO PARA A FAMÍLIA PARKINSONIANA

“Uns bebem demais, eu tenho Parkinson”
Portador do mal de Parkinson, o ator diz que voltou à vida depois de conseguir reestrear nos palcos

Rosângela Honor

Leandro Pimentel
“Não temo morrer, mas não viver bem. Depois do 50, saí da garantia”

Desde 1992, Paulo José, 63 anos, não subia ao palco. A atividade teatral foi interrompida quando o ator e diretor gaúcho descobriu que sofria do mal de Parkinson, doença degenerativa ainda sem cura. A exceção foram quatro apresentações do monólogo Eu me lembro, em 1997. “Eu me senti mal com a experiência”, lembra.

Ex-marido de Dina Sfat, Carla Camuratti e Zezé Polessa, e pai de quatro filhos – Isabel, 30 anos, Ana, 28, Clara, 26, e Paulo Henrique Caruso, 20 – ele contou com o apoio de sua atual mulher, a arquiteta e diretora de cinema Kika Lopes, para conseguir vencer o bloqueio.

Fonte : IstoÉ Online Gente

HOJE É DIA DO AMIGOGAMP



HOJE A PARTIR DAS 20:00HS.
UM BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO


TEMA :

INTERAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, MÉDICO DE FAMÍLIA E ESPECIALISTA DE PARKINSON

ESPERAMOS POR VOCÊ