Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Como a tecnologia ajuda pessoas com paralisia

Gilberto Dimenstein da CBN

Para acessar o áudio
Clic Aqui

QUINTA-FEIRA É DIA DO CHAT DA APPP!!!


A partir das 20:00 hs

CHAT DA APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


Bate-papo com tema livre

Magno e demais amigos (as)

ESPERAM POR VOCÊ


Estudo indica que Mal de Parkinson pode ser detectado e traatado antes

O Mal de Parkinson pode ser detectado antes de se desenvolver e até controlado por tratamentos existentes, indicou nesta quinta-feira o autor de um estudo da Universidade de Columbia, em Nova York.

Publicado esta semana na revista científica americana “Proceedings of the National Academy of Sciences”, o estudo destaca o papel desempenhado no Mal de Parkinson pelas poliaminas, proteínas já conhecidas por favorecerem a proliferação de células cancerosas.

“Ao medir o nível de poliaminas no sangue e na urina, é possível detectar a doença muito cedo e monitorar melhor sua progressão”, explicou o doutor Scott Small, principal autor do estudo.

Segundo as experiências realizadas pelos pesquisadores da Columbia, uma taxa elevada de poliaminas no cérebro favorece a neurodegeneração que caracteriza esta doença, atualmente sem cura, que se manifesta por tremores, pela perda do equilíbrio e da coordenação, assim como pela rigidez nos membros e no tronco.

Ao estudar o cérebro de pacientes com Parkinson, os pesquisadores descobriram que uma taxa elevada de poliaminas pode ser causada pela deficiência de uma enzima chamada SAT1.

Depois efetuaram testes em ratos com os sintomas de Parkinson. Quando os animais receberam um tratamento que simula a atividade desta enzima, sua taxa de poliaminas diminuiu e a doença foi controlada.

O estudo sugere também que esses tratamentos, realizados durante uma pesquisa de combate ao câncer, podem ser aperfeiçoados para impedir a progressão do Mal de Parkinson.

Fonte: Equilíbrio e Saúde – Folha de São Paulo

Estresse reduz capacidade dos homens de interpretar emoções, diz estudo

Numa diferença bem marcada entre os sexos, mulheres estressadas mostraram o efeito oposto

Estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia revela que homens estressados têm uma redução de atividade na área do cérebro responsável por compreender os sentimentos dos outros. Nas mulheres, o efeito do estresse é oposto. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores apresentaram a voluntários estressados fotografias de rostos com expressão irritada e monitoraram a atividade cerebral.

Veja também:

link Sexo e dinheiro ativam áreas diferentes do cérebro

"Esta é a primeira descoberta a indicar que diferenças sexuais nos efeitos do estresse estendem-se a uma das relações sociais mais básicas, o processamento da expressão facial dos outros", disse, em nota, Mara Mather, diretora do Laboratório de Emoção e Cognição da universidade.

O artigo que descreve os resultados aparece na edição de 6 de outubro do periódico NeuroReport.

No artigo, a equipe da pesquisadora apresentam uma série de testes indicando que homens estressados reduzem a atividade cerebral de resposta a expressões faciais, em particular medo e raiva.

Tanto em homens quanto em mulheres, a observação de fotografias de rostos causa atividade na parte do cérebro usada para o processamento visual e em partes do cérebro usadas na interpretação e compreensão de expressões faciais.(...) segue

Fonte : Estadão.com.br

Pesquisa revela como privação de sono pode desencadear diabete

Ciência. Proteína conhecida como criptocromo já era conhecida como fator regulador do relógio biológico em plantas, insetos e mamíferos, mas não se conhecia seu papel no metabolismo de energia; resultado abre caminho para novas estratégias terapêuticas

Karina Toledo, Alexandre Gonçalves - O Estado de S.Paulo

Pesquisadores americanos descobriram que uma proteína que regula o relógio biológico de mamíferos também está relacionada à síntese de glicose no fígado durante períodos de jejum prolongado. A descoberta, publicada na revista Nature Medicine, ajuda a entender a relação entre privação de sono e distúrbios metabólicos, como obesidade e diabete, abrindo caminho para novas estratégias terapêuticas.

Quando ficamos muito tempo sem alimento, o organismo mantém a taxa de glicose no sangue estável e garante energia aos órgãos graças a um processo chamado gluconeogênese (síntese de glicose a partir de gordura ou das proteínas dos músculos). Os cientistas descobriram agora que esse mecanismo é regulado por uma proteína chamada criptocromo. Em experiências com ratos, foi possível reduzir a glicemia dos animais ao controlar os níveis de criptocromo no fígado.

"Acredito que estamos descobrindo novas formas de tratar o diabete tipo 2. Mas ainda estamos em um estágio muito inicial", afirmou ao Estado Steve Kay, diretor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade da Califórnia e coordenador do estudo. "Serão necessários pelo menos dez anos até se tornarem viáveis os testes clínicos." (...) segue

Fonte : Estadão.com.br

VISITA À ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON

Ontem fui visitar a associação pioneira em congregação de parkinsonianos no Brasil.

Ainda me recordo dos primeiros e-mails recebidos da nossa querida Marilandes Grossman, a fundadora da Associação Brasil Parkinson. Lá, fui atenciosamente atendido pelo Sr. Moacir, o administrador, que gentilmente mostrou a associação e explicou a respeito das dificuldades que as associações passam por falta de apoio da sociedade e das empresas.
Curioso como as pessoas tendem a valorizar a sua saúde, quando de alguma forma a perdem, ou a comprometem. Enquanto isso não acontece...

Na época da fundação da associação, eu tinha recebido o meu diagnóstico há 5 anos apenas. Confesso que não acreditava que iria muito além dos 10 anos de convivência com a doença, quando muito. No entanto, não sei se por birra ou pirraça, o casamento com o parkinson já dura 30 anos, curiosamente um casamento sem brigas e sem ameças de separação...
Às vezes penso comigo mesmo, se tenho a doença, ou se eu é que sou a doença do parkinson.

Acho muito interessante conviver esse tempo todo sem mágoas, sem horror e sem revolta (o "porque comigo", já me atormentou também). Vou dar uma chave para aqueles amigos que ainda não a têm.

"ACEITAR A DOENÇA, COMO UMA PROPOSTA DE MAIOR APRENDIZADO DA VIDA E CONHECIMENTO DE SÍ MESMO, É O COMEÇO DE UMA CONVIVÊNCIA HARMÔNICA ENTRE VOCÊ E O MISTER PARKINSON"

Acredite! Essa é uma das máximas que me mantém... Quando compreendi essa verdade, a doença ficou mais palatável, mais digestiva, compreende? Nas minhas palestras, abordo esse tema um pouco mais profundamente.
Amiguinhos, estou na área de novo! Menos de 30 dias para treinar, mas confiante e feliz!


Como diz uma amiga...


Abreijos...

Roberto Coelho

Fonte : Blog Parkinson Limonada


BOM DIA, VIVA A VIDA INTENSAMENTE!!!




"A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta "