Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 15 de setembro de 2009

DOENÇA DE ALZHEIMER

alzheimer

Há muito tempo acompanho seu trabalho na área de genética. Li recentemente sobre a descoberta de células do Mal de Alzheimer. Gostaria de me colocar á disposição para ser voluntário em eventuais testes de seu laboratório. Estou com 61 anos. Será que sirvo?

(Manuel Ribeiro)

O que são essas novas descobertas?

Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, a doença de Alzheimer (DA), caracterizada pela perda progressiva da memória e da capacidade cognitiva, está se tornando cada vez mais frequente. Embora não tenhamos estatísticas precisas para a população brasileira sabemos que a doença atinge mais de 5 milhões de americanos. Portanto, identificar novos genes e mecanismos responsáveis pela DA abre novas perspectivas de tratamento. É isso que dois grupos de pesquisadores independentes, um francês e outro britânico, acabam de publicar na revista Nature Genetics. (...) segue

Fonte : Veja.com - Genética / Mayana Zatz

PL de Mara Gabrilli está entre os 13 mais relevantes para a cidade

Diversidade humana: nove homens e mulheres desenhadas representando os obesos, surdos, cego com cão-guia, muletante, cadeirante, cega com bengala, deficiente intelectual, idoso, cadeirante
De acordo com um levantamento do Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia poucos projetos de lei têm alguma relevância para os moradores da cidade. Entre eles estão a Lei das Mudanças Climáticas, que estabelece prazo para a diminuição da emissão de gases poluentes no município, o novo contrato com a Sabesp, que obriga a empresa a investir 13% de seu faturamento anual em obras dentro do município e outros 7,5% no Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infra-estrutura, e o Censo Inclusão, de autoria da vereadora Mara Gabrilli.

O PL 258/2007, que institui o Censo Inclusão na cidade de São Paulo, foi aprovado em primeira discussão em 29 de junho, em Plenário na Câmara Municipal.

"O objetivo do Censo Inclusão é nos dar dados reais sobre quantos são, onde moram e a situação sócio-econômica das pessoas com deficiência em nossa cidade", explica Mara Gabrilli. "Este mapeamento é uma ferramenta importantíssima que dará eficiência para o planejamento de políticas públicas para estas pessoas. São décadas de exclusão social que precisam ser compensadas para que tenhamos acesso aos equipamentos de saúde, educacionais, esportivos, culturais, assim como ao mercado de trabalho e transporte público", conclui a vereadora. ( ...) segue

Fonte : Site da vereadora Mara Gabrilli

Bacon e salame podem causar Alzheimer e Parkinson

Doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson não podem ser explicadas apenas pelo envelhecimento da população.

Em revisão publicada no Journal of Alzheimer’s Disease, neurologistas do Rhode Island Hospital, em Providence, nos Estados Unidos, chamam a atenção para o uso intensivo de nitratos e nitritos em alimentos e fertilizantes como fator responsável pelo aumento da prevalência desses distúrbios nas últimas décadas.

Essas substâncias são adicionadas em grande quantidade em produtos como bacon, carnes curadas e embutidos (presunto, salame e peito de peru, por exemplo).

Segundo os autores, estudos in vitro e com animais mostram que esses aditivos estão associados a danos no DNA que podem levar a doenças comuns no envelhecimento, entre as quais se inclui também o diabetes tipo 2. Embora ainda não haja estudos populacionais comprovando tal associação, os pesquisadores observaram uma correlação positiva entre o aumento no uso desses compostos nos Estados Unidos e o número de casos de Alzheimer, Parkinson e diabetes tipo 2 desde a década de 60, o que não se relacionou com o aumento da longevidade da população americana no mesmo período.

Fonte : Blog significantes

BOM DIA!



"SER AUTÊNTICO É A MELHOR E ÚNICA FORMA DE
AGRADAR"