Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 24 de junho de 2011

TENHAM TODOS UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA

Para viver, é preciso deixar viver.
Os pacíficos não só vivem, reinam.
É preciso ouvir, ver e calar.
Um dia sem discussão garante uma boa noite de sono.
Viver muito e com gosto é viver por dois: é o fruto da paz.
Quem não se preocupa com aquilo que não importa tem tudo.
Não há erro maior que levar tudo a sério.
Também é tolice ter o coração atormentado por um assunto
que não lhe diz respeito e que nem sequer toca a quem lhe importa.

Do livro A Arte da Prudência, de Baltasar Gracián, 2003

APLICATIVO DO IPHONE AJUDA A MONITORAR MAL DE PARKINSON


Programa monitora tremores das mãos e acompanha progressão da doença

Pesquisadores americanos desenvolveram um aplicativo para o iPhone que ajuda as pessoas que vivem com mal de Parkinson e outras doenças neurológicas a acompanharem a evolução do problema.

O aplicativo, criado no Instituto de Pesquisa Tecnológica da Georgia, coleta informações sobre os tremores as mãos e dos braços do paciente e envia os dados para o médico de cada pessoa.

O programa, chamado iTrem, utiliza um medidor de aceleração do iPhone para coletar dados sobre o paciente tanto em casa como no trabalho. O aplicativo rastreia os tremores, que são processados e transmitidos. Com isso, os médicos poderão avaliar a progressão da incapacidade das pessoas e sua relação com os medicamentos que o paciente toma.

Para Brian Parise, um dos principais autores do estudo, a expectativa é que o iTrem seja uma ferramenta útil para pacientes e cuidadores.

- E como poderá ser adquirido por meio de download, isso promete ser conveniente e de baixo custo.

Os cientistas acreditam que o iTrem poderá substituir testes subjetivos que são usados atualmente e vai permitir um acompanhamento mais frequente do paciente sem a necessidade de uma visita ao médico.

O programa poderá chegar ainda neste ano aos consumidores. Antes, no entanto, ele vai passar por testes clínicos na Universidade de Emory para, em seguida, receber a aprovação da FDA (agência americana que regula o mercador de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos).

AUTOR LANÇARÁ LIVRO EM CONGRESSO DE NEUROLOGIA



O neurologista Henrique Ballalai Ferraz, que participa do Congresso Paulista de Neurologia, lançará "Doença de Parkinson: Guia Prático para o Diagnóstico e o Tratamento da Doença de Parkinson" amanhã (24), às 14h, no centro de convenções do hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP). O encontro, que teve início hoje (23) e permanece até sábado (25), acontece no mesmo local.

Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e chefe do setor de transtornos do movimento da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ballalai é autor de "Guia de Neurologia" e "Doença de Parkinson: Prática Clínica e Terapêutica".

O novo livro se fundamenta em discussões científicas e procura auxiliar médicos no tratamento da doença e nos cuidados necessários ao paciente, com informações de rápido acesso para consulta na rotina diária dos consultórios e ambulatórios.

PESQUISADORES CRIAM BANCO DE CÉLULAS DE PACIENTES COM MAL DE PARKINSON

Fonte: Portal G1


Pesquisadores em Oxford, na Grã-Bretanha, criaram um banco de células cerebrais geradas artificialmente a partir do material genético de pacientes que sofrem do mal de Parkinson.

A BBC apurou que os pesquisadores estão usando uma nova técnica, que lhes permite transformar um pequeno pedaço de pele do paciente em um pequeno pedaço de cérebro.

É a primeira vez que esse procedimento é feito em um estudo de larga escala, cujo objetivo é encontrar possíveis curas para o mal de Parkinson.

Os estudiosos afirmam que, com os avanços, eles devem conseguir analisar as células nervosas dos pacientes à medida que elas começam a se deteriorar.

A primeira leva de celular nervosas foi criada a partir de células de Derek Underwood, 56 anos, morador do condado de Oxfordshire.

Underwood, que teve de se aposentar precocemente por causa do avanço do mal de Parkinson, será o primeiro dos 50 pacientes cujas células, retiradas da pele, serão usadas para criar células cerebrais, como parte do estudo de cinco anos de duração.

Segundo Richard Wade Martins, da Universidade de Oxford, líder da pesquisa, a meta é criar um "banco cerebral", que permita que os cientistas estudem a evolução da doença com detalhes nunca vistos.

"O cérebro é um órgão inacessível, não podemos tirar partes deles para estudá-los", disse Wade Martins. "(Com o novo banco) teremos células que serão iguais às do cérebro de Derek (Underwood), porém acessíveis e possíveis de serem produzidas em quantidade ilimitada".


Laboratório

O primeiro passo, segundo a médica Michelle Hu, do Hospital John Radcliffe, em Oxford, será comparar as células tiradas dos pacientes com outras tiradas de voluntários saudáveis. Assim, será possível notar suas diferenças.

"Pela primeira vez, podemos olhar para as células antes que elas se deteriorem e observar suas mudanças iniciais", ela explicou.

"Podemos observar quais processos celulares estão causando a morte das células e entender o porquê de elas adoecerem. E queremos saber se há tratamentos que possam reverter esse processo e ajudar os pacientes a reconquistar suas funções normais".

Trata-se do primeiro estudo clínico de larga escala a usar a técnica desenvolvida por cientistas japoneses há três anos, chamada de "célula-tronco pluripotente induzida" (IPS, na sigla em inglês).

Genes são inseridos nas células de pele, reprogramando-as para se converterem nas células cerebrais.

A técnica IPS é semelhante à de células-tronco embrionárias. Mas a IPS não resulta na criação de um embrião - despertando, dessa forma, menos questionamentos no âmbito ético.

MIGUEL NICOLELIS PRETENDE LANÇAR LIVRO PELO TWITTER


O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, pesquisador conceituado com trabalhos nas áreas dos males de Parkinson e Alzheimer, além de ser um visionário da ciência está, agora, prestes a revolucionar o mundo dos lançamentos literários. Autor de Muito Além do Nosso Eu (Companhia das Letras, 2011), Nicolelis propôs aos seus mais de oito mil seguidores no Twitter, na tarde desta quinta-feira (23), a ideia de um lançamento online do seu livro na rede social.

"Quem gostaria de participar de um lançamento do Muito Além do Nosso Eu pelo tweeter? Eu acho que seria d+, falar e interagir com Todo BR!", postou o cientista, que também explicou como funcionaria o processo: "A ideia é a seguinte: você compra o livro pela internet, manda comprovante para site e eu remeto uma dedicatória por tweet e pela twitcam!". Nicolelis não deixou claro, contudo, se o evento vai ocorrer em uma data específica ou ao longo dos contatos feitos pelos leitores.

Com lançamento marcado para o próximo dia 4 de julho às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, Muito Além do Nosso Eu explica  como o cérebro cria o pensamento e a noção que o ser humano tem de si mesmo (o seu self) - e como isso pode ser incrementado com o auxílio de máquinas. Em linhas gerais, a obra faz com que os leitores passem a imaginar como possível um mundo onde  as pessoas usam computador, dirigem seus carros e se comunicam entre si através do pensamento. Um mundo em que os paraplégicos podem voltar a andar e em que os males de Parkinson e Alzheimer são controlados.

Apesar de soar como enredo de ficção científica, tal realidade se torna possível por meio dos enormes passos que a ciência vem dando para a criação das interfaces cérebro-máquina. O autor mostra como a tecnologia será capaz de transformar a sociedade humana e moldar uma nova "indústria do cérebro", um empreendimento global com potencial de geração de trilhões de dólares.

Com informações da Companhia das Letras

Dr. Antonio Sproesser recebe Leão Lobo e fala sobre aneurisma cerebral

E aí, Doutor? revela os mistérios por trás do aneurisma nesta sexta-feira (24)


Publicado em 24/06/2011, às 18h52
O aneurisma é um mal silencioso que pode matar e afetar o cérebro de qualquer pessoa. Essa doença atinge mais mulheres que homens e 2% da população mundial sofre desse mal. Com a ajuda do convidado Leão Lobo, o dr. Antonio Sproesser explica como o aneurisma se forma no cérebro humano. 

Dieta radical reverte diabetes tipo 2 em pacientes


DA BBC BRASIL

Um estudo publicado em uma revista científica no Reino Unido sustenta que uma dieta radical de 600 calorias por dia, durante oito semanas, pode reverter diabetes tipo 2 em pessoas recém-diagnosticadas com a doença.


O artigo dos pesquisadores da universidade de Newcastle, publicado na revista científica "Diabetologia", indicou que a dieta reduziu os níveis de gordura no fígado e no pâncreas de 11 pacientes estudados, ajudando os níveis de insulina a voltar ao normal.
SPL
Das 11 pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2, sete ficaram livres da doença após participarem da pesquisa
Das 11 pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2, sete ficaram livres da doença após participarem da pesquisa
Todos os 11 haviam sido diagnosticados com diabetes tipo 2 até quatro anos antes. Três meses após o tratamento, sete estavam livres da doença. O nível de produção de insulina se manteve estável mesmo após a volta à alimentação normal.
Os pesquisadores disseram que é preciso continuar os estudos para verificar se o efeito é permanente.


O diretor do Centro de Ressonância Magnética da Universidade de Newcastle, Roy Taylor, disse que não recomenda a dieta e que o experimento teve como única finalidade observar efeitos científicos. (...) segue


Fonte : Folha.com
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/934397-dieta-radical-reverte-diabetes-tipo-2-em-pacientes.shtml

ONU aponta alto consumo de remédios no Brasil


Um dos mais usados é o analgésico, que pode causar dependência

Mariana Londres, do R7, em Brasília

O Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, divulgado nesta quinta-feira (23), aponta um alto consumo de medicamentos no Brasil, com destaque para os analgésicos, que podem causar dependência. O documento do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, na sigla em inglês) mostra que o país está ao lado de Costa Rica e Chile como os que mais usam essas substâncias na América Latina e Caribe.


De acordo com o estudo, foi detectada alta concentração de uso não médico de opioides (analgésicos) de prescrição na Costa Rica, Brasil e Chile. Os mais comuns são a base de codeína, usada no tratamento de dores muito fortes, especialmente após cirurgias. Seu uso abusivo, no entanto, pode levar à dependência química.Em toda a América do Sul estima-se que entre 0,3% e 0,4% da população adulta (ou quase um milhão de pessoas entre 15 e 64 anos) faça uso de opiodes, incluindo o uso irregular de medicamentos.

Já o uso irregular de remédios para emagrecer, a base de anfetaminas, se manteve estável nos países da América Latina e em patamar próximo da média mundial. A ONU estima que entre 0,5% e 0,7% da população entre 15 e 64 anos (entre 1,34 milhão e 1,89 milhão de pessoas) faça uso desses medicamentos na América Latina. Esses produtos são legalmente prescritos como anoréxicos e para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção. (...) segue

DEPOIMENTO DA NELLY PRADO



PARA AMPLIAR A IMAGEM BASTA CLICAR EM CIMA

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO BRASIL!!!




Buscar o melhor

A melhor sensação da vida interior é a capacidade de sentir as coisas mais simples. Para isso é preciso serenidade e uma incansável busca do desejo espiritual.

Dia após dia, centrar os pensamentos nos anseios e aspirações, sem distrações, sem que a ilusão nos afaste do caminho.

Calcular sempre a que altura estão os nossos ideais.
Não recuar diante dos obstáculos e dificuldades.

Buscar a própria superação cada vez com mais coragem para enfrentar os desafios do “novo”.

Buscar o “melhor” para nós, a cada nova oportunidade, com confiança e tranqüilidade. Assim, estaremos sempre um passo a frente.

Podendo ir cada vez mais longe, e alcançar nosso objetivo, pois a Divina Providência coopera com a evolução de todas as almas.