Visualizações de página do mês passado

domingo, 25 de julho de 2010

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO AMIGOGAMP


A partir das 20:30 hs

NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO




ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON

TEMA DA NOITE:

"VOCÊ ACREDITA QUE AS PESQUISAS COM CÉLULAS TRONCO É O ÚNICO CAMINHO PARA A CURA DA DOENÇA DE PARKINSON?"


Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

Para participar
CLIQUE AQUI

INSÔNIA [4]

QUEM SOFRE DE INSÔNIA?
Insônia ocorre em homens e mulheres de todas as idades, porém parece ser mais comum no sexo feminino (especialmente depois da menopausa) e em idosos. A capacidade de dormir, e não a necessidade de sono, parece diminuir com a idade.

Fonte: Blog Não Há Problema Sem Solução

COMO A INSÔNIA É DIAGNOSTICADA?
Pacientes com insônia são avaliados com a ajuda dos históricos médico e de sono. O histórico de sono pode ser obtido com um diário preenchido pelo paciente ou por entrevista com o parceiro de cama com relação à sua quantidade e qualidade de sono. Investigações especializadas do sono pode ser recomendadas, porém somente se houver suspeita de que o paciente possa ter desordens de sono primárias como narcolepsia ou apnéia do sono.

Fonte: Blog Não Há Problema Sem Solução


COMO É O TRATAMENTO DE INSÔNIA?

Insônia transiente e intermitente podem não requerer tratamento, uma vez que os episódios duram apenas alguns dias. Por exemplo, se a insônia for decorrente de mudanças de horários como conseqüência de "jet lag", o relógio biológico da pessoa geralmente voltará ao normal por si mesmo. Porém, para algumas pessoas que vivenciam sonolência durante o dia e têm performance afetada como resultado de insônia transiente, a utilização de comprimidos para dormir de curta ação pode melhorar o sono e atenção no dia seguinte. Como todos os medicamentos, há efeitos colaterais potenciais. O uso de remédios para insônia sem prescrição médica não é recomendado.

Tratamento para insônia crônica consiste de:

- Primeiro, diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam estar ocasionando a insônia.

- Identificar comportamentos que podem piorar a insônia e interrompê-los ou reduzi-los.

- Possível uso de remédios para dormir, embora a utilização a longo prazo seja controversa. Um paciente usando qualquer remédio para dormir deve estar sob a supervisão de um médico que avaliará de perto a eficiência e minimizará os efeitos colaterais. Em geral, esses medicamentos são prescritos na dose mínima e no menor período de tempo necessário para aliviar os sintomas relacionados à falta de sono. Para alguns desses remédios, a dose deve ser gradualmente diminuída, uma vez que uma parada abrupta poderia ocasionar a volta da insônia por uma noite ou duas.

- Experimentar técnicas comportamentais para melhorar o sono, como terapia de relaxamento, terapia de restrição de sono e recondicionamento.

Terapia de relaxamento. Há técnicas específicas e efetivas que podem reduzir ou eliminar a tensão corporal e ansiedade. Como resultado, a mente da pessoa é capaz de ficar quieta, os músculos podem relaxar e pode ocorrer o sono repousante. Geralmente é preciso muita prática para aprender essas técnicas e alcançar a relaxação efetiva.

Restrição de sono. Algumas pessoas sofrendo de insônia gastam muito tempo na cama tentando sem sucesso dormir. Essas pessoas podem se beneficiar de um programa de restrição de sono que primeiramente permite apenas algumas horas de sono durante a noite. Gradualmente o tempo é aumentado até que seja alcançada um noite normal de sono.

Recondicionamento. Outro tratamento que pode ajudar algumas pessoas com insônia é recondicioná-las para associar a cama e o horário de dormir com o sono. Para a maioria das pessoas, isso significa não usar sua cama para nenhuma outra atividade além de sexo e dormir. Como parte do processo de recondicionamento, a pessoa é geralmente aconselhada para ir para a cama somente quando estiver com sono. Se não for capaz de dormir, a pessoa é orientada a levantar e só voltar para a cama quando estiver com sono. A pessoa também deve evitar sonecas. Eventualmente, o corpo será condicionado a associar a cama e horário de dormir com o sono.

Fonte: Blog Não Há Problema Sem Solução

Caminhada de 100 passos por minuto é exercício ideal

O estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de San Diego foi publicado pela revista acadêmica American Journal of Preventive Medicine.

Os pesquisadores basearam suas conclusões em exercícios realizados por 97 adultos saudáveis com uma média de idade de 32 anos.

Durante a avaliação, os pesquisadores observaram as demandas do corpo por oxigênio enquanto as pessoas caminhavam em uma esteira.

Intensidade moderada
De acordo com a pesquisa, o homem precisa caminhar, em geral, a uma velocidade de 92 a 102 passos por minuto para realizar um exercício cardiovascular de intensidade moderada. A faixa para as mulheres é de 91 a 115 passos por minuto.

"Porque os benefícios à saúde podem ser atingidos com um mínimo de dez minutos de exercícios, uma forma útil de começar a se exercitar é tentar dar mil passos em dez minutos, até chegar a 3 mil passos em 30 minutos", disse Simon Marshall, chefe da equipe de pesquisadores.

Os autores do estudo sugerem o uso de um pedômetro - aparelho que conta os passos - em conjunto com um relógio de pulso durante a caminhada.

Mas médicos ressaltam que o estudo foi realizado com pessoas saudáveis, e indivíduos acima do peso podem ter outras necessidades.

Fonte: ESPORTE COM SAÚDE

Parkinson: Investigação portuguesa revela as células envolvidas em movimentos importantes

Uma investigação portuguesa a publicar amanhã na revista Nature identifica as células do cérebro envolvidas no início e fim de movimento e acções aprendidas e lança pistas para atenuar doenças que destroem esse conhecimento, como a Parkinson. Como exemplo deste tipo de acções, Rui Costa, investigador principal do Programa Champalimaud de Ciências, no Instituto Gulbenkian de Ciência e co-autor da investigação, cita o acto de conduzir um carro e fazer uma alteração à mudança. Ouça mais pormenores no trabalho da jornalista Rita Colaço

BOM DIAAAAAA!!!



Que tal hoje não se levar muito a sério?

Você mesmo vá até a frente do espelho e prometa a si próprio que não vai se levar muito a sério neste dia... Muitas das nossas atribulações se devem ao fato de que nos levamos demasiadamente a sério.

É claro que precisamos nos levar a sério. Um dos ingredientes mais importantes de uma vida feliz e equilibrada é a auto-estima, é você gostar de si mesmo, se amar e se respeitar. Mas se você começar a achar que é o centro do mundo e que tudo tem que girar em torno de você, as coisas vão ficar difíceis para o seu lado. Portanto, não exagere.

Já que estamos tratando de seriedade, talvez fosse bom prometer também que nesse dia você não vai levar os outros muito a sério. Por quê? Ora, se você já prometeu não se levar a sério demasiadamente, é claro por que não pode estender isso também aos seus semelhantes? Não quer dizer que você deixe de respeitar os outros. O erro está em dar uma importância exagerada à opinião alheia, deixando que isso interfira na nossa vida, a ponto de nos bloquear e nos limitar naquilo que fazemos. Portanto, novamente, não exagere.

Para completar essa revolução, e já que nesse dia você já resolveu que não vai levar demasiadamente a sério os outros e até a si mesmo, aproveite então para não levar nada demasiadamente a sério. Ora, é preciso levar a vida a sério. É preciso ter responsabilidade, mas também é necessário ter sempre em mente que as coisas passam...

Tudo está sempre mudando, sempre se modificando, sejam emoções, sentimentos, conhecimentos, situações, relacionamentos...
Então levar as coisas a sério, como se elas fossem eternas e imutáveis, é uma fonte de problemas. Por isso, novamente, não exagere. O segredo está exatamente aí!

Aliviado agora da carga de uma excessiva seriedade que, no final das contas, é apenas uma fonte de ansiedade e estresse, você está sorridente e leve como uma criança; e é exatamente assim que deve sair para o mundo. Como uma criança. Alegre, disposto, com os olhos de descoberta.

Experimente olhar o mundo hoje como se ele tivesse sido inventado agora! Divirta-se!

(Clotilde Tavares)