Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 21 de julho de 2010

INSÔNIA

O QUE É INSÔNIA?

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões:
- Dificuldade em cair no sono
- Levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir
- Acordar muito cedo
- Sono não restaurador

Insônia não é definida pela quantidade de horas que uma pessoa dorme ou quanto tempo leva para cair no sono. Indivíduos geralmente variam em suas necessidades de sono. Insônia pode causar problemas durante o dia como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.

Insônia pode ser classificada como transiente (curto-prazo), intermitente (vem e vai), e crônica (constante). Insônia que dura desde uma noite até algumas semanas é classificada como transiente. Caso os episódios de insônia transiente ocorram de tempos em tempos, classifica-se como intermitente. A insônia é considerada crônica se ocorre na maioria das noites e dura mais de um mês.

Fonte: Blog Não Há Problema Sem Solução

Escritores consagrados repudiam falsos textos que circulam na rede

25/02/2009 - 08h59 - RAFAEL CAPANEMA, da Folha de S.Paulo

O título do e-mail começa com "Enc: Fw: Fwd: En:", sugerindo que o material já frequentou um bocado de caixas de entrada.

O conteúdo pode ser um texto motivacional, uma história engraçadinha ou uma crítica virulenta ao governo. Mas o autor, quase sempre, é um escritor consagrado. Bem, não exatamente.
Vítimas habituais da atribuição indevida de autoria de textos na internet, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Mario Quintana não podem mais se defender.

Mas Luis Fernando Verissimo, de tanto ver seu nome associado a textos que não escreveu --e de ser espinafrado e parabenizado por eles-- já se manifestou mais de uma vez sobre o assunto.

"O incômodo, além dos eventuais xingamentos, é só a obrigação de saber o que responder em casos como o da senhora que declarou que odiava tudo que eu escrevia até ler, na internet, um texto meu que adorara, e que, claro, não era meu", escreveu em 2005 no jornal "Zero Hora". "Agradeci, modestamente. Admiradora nova a gente não rejeita, mesmo quando não merece."

O texto em questão é "Quase", escrito por Sarah Westphal, à época estudante de medicina em Florianópolis. Creditado a Verissimo, "Quase" chegou a ser traduzido e publicado na França em uma coletânea de escritores brasileiros.

Elson Barbosa, moderador de uma comunidade sobre o escritor no Orkut, compila textos falsos de Verissimo e, quando possível, identifica os verdadeiros autores.

Mas por que será que Verissimo é o campeão dos apócrifos da internet? "Talvez porque ele seja hoje o mais popular cronista brasileiro", sugere a jornalista Cora Rónai, que organizou "Caiu na rede" (ed. Agir), compilação de textos falsos lançada em 2006 (leia trechos em "tinyurl.com/caiunarede]":tinyurl.com/caiunarede). "Minha proposta de título para o livro, por sinal, era "Falsos Verissimos"."

Cora conta que Millôr Fernandes, com quem é casada, conforma-se com o fato de não ser possível controlar o que circula em seu nome na internet, "mas não consegue deixar de ficar indignado com a qualidade das coisas que atribuem a ele. "Mas é isso que pensam de mim?!", "Quer dizer que acham que eu escreveria uma babaquice dessas?!" e por aí vai."

Quem tem boca...
Pasquale Cipro Neto, colunista da Folha, afirma que sempre recebe elogios sobre textos que não escreveu, um deles creditado a um certo professor "Pascoale". "As pessoas ficam decepcionadas quando revelo que não sou eu o autor", diz.

Entre outros "ensinamentos", um Pasquale farsante explica na internet que "Quem tem boca vaia Roma", com o verbo vaiar, seria a formulação correta do ditado popular. "Eu nunca escrevi isso, não tenho nada a ver com isso. É uma bobagem monumental", afirma Pasquale, o verdadeiro.
"O pior é que as pessoas acreditam, não desconfiam de jeito nenhum", afirma o professor. "Acham que a internet é cartório e que, se está lá, está santificado."

Prisão perpétua
"Sou contra a prisão perpétua, mas sou a favor dela para quem escreve textos apócrifos na internet", escreveu Drauzio Varella em sua coluna na Folha, em 2005. A irritação se justifica: sob seu nome, circulam textos que difundem conceitos equivocados de medicina.

Um deles exalta o pensamento positivo como forma de evitar doenças. "É exatamente o oposto do que eu penso", afirma. "É uma sacanagem. Como é que colocam uma coisa dessas na minha boca?"
Outro "falso Drauzio" é "Porta do lado", que deriva de uma frase dita por ele em uma entrevista. "Pegaram essa frase e fizeram um texto babaca, uma coisa absurda", conta. "Corre [na internet] com a minha fotografia e com musiquinha, que é tudo o que eu odeio."

A despeito da alegada babaquice, da musiquinha e da autoria falsa, "Porta do lado" é bastante popular. "Acho que, de todos os textos que eu escrevi na vida, é o que mais faz sucesso", diverte-se.

Há cerca de três meses, Varella concedeu uma entrevista a uma rádio da Espanha. O locutor o apresentou recitando a seguinte frase, atribuída ao médico: "No mundo atual está se investindo cinco vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres do que na cura do mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos teremos velhas de seios grandes e velhos de pinto duro, mas que não se lembrarão para que servem."

Varella teve que esclarecer no ar que não é o autor. "Não tenho a menor ideia de quanto se investe na cura do Alzheimer. E jamais falaria uma grosseria dessas. Nem no botequim."

Fonte: Folha Online

Veja como evitar a dor nas costas, a doença crônica mais comum no Brasil

Estudo diz que mais de um terço da população brasileira convive com o problema

Do R7

Uma pesquisa feita pela Escola Nacional de Saúde Pública revelou que 36% da população brasileira sofre de dor nas costas, a doença crônica mais comum no país, mas só 68% das pessoas com o problema fazem algum tipo de tratamento. A postura errada, a falta de condicionamento físico, o esforço repetitivo e pequenos acidentes são os principais causadores desse tipo de desconforto.

Estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 80% da população sofre com algum episódio de dor nas costas durante a vida. Esse tipo de problema pode ser evitado com medidas simples e cuidados com a postura durante as atividades do dia a dia.

Assista à reportagem abaixo e veja dicas sobre o assunto:


Fonte : R7 Noticia

QUINTA-FEIRA É DIA DO CHAT DA APPP



A partir das 20:00 hs

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO

TEMA

" A distribuição de medicamentos pela municipalidade esta regularizada
na sua cidade? falta medicamentos
?"

Novos tratamentos ajudam a diminuir a dor de quem tem hérnia de disco

Uma das etapas consiste na estabilização vertebral. Especialista fala sobre a nova técnica.

Técnicas pouco invasivas respondem por 10% das cirurgias de coluna no HC M

Método inovador é usado no tratamento de hérnias de disco, com anestesia local e cortes menores

estadão.com.br

SÃO PAULO - Consideradas um dos principais avanços recentes da medicina, as cirurgias minimamente invasivas de coluna vêm ganhando destaque no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Há apenas dois anos, a técnica começou a ser implantada no IOT, de forma pioneira, para cirurgias de coluna, e hoje respondem por 10% do total de operações desse segmento, sobretudo no tratamento de hérnias de disco.

De acordo com o especialista do Hospital das Clínicas, Alexandre Fogaça, as cirurgias são feitas com o auxílio de um vídeo-endoscópio, utilizado para melhorar a visualização da área cirúrgica. Esse método é feito com anestesia local, ao contrário das operações tradicionais.

"O procedimento permite cortes muito menores que a cirurgia convencional. Em alguns casos, evitam até as incisões, pois são posicionadas cânulas (pequenos tubos adaptados a instrumentos cirúrgicos) em pontos específicos, que servem tanto para tratar como para diagnosticar patologias", explica Fogaça.

Além dos benefícios para os pacientes, o cirurgião destaca que esses procedimentos minimamente invasivos trazem economia às instituições hospitalares. "A redução do tempo de internação diminui os custos para o hospital e permite a liberação de leitos com maior agilidade para novos atendimentos", observa.

Evento em SP

Entre os dias 21 e 24 de julho, Fogaça fará parte da Comissão Executiva do II Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Cerebral (Cominco), que terá o IOT como um de seus principais organizadores.

Durante os quatro dias, profissionais de várias partes do mundo debaterão, em São Paulo, o que há de mais moderno em técnicas e aparelhos para o tratamento minimamente invasivo de doenças da coluna vertebral.

Fonte : Estadão.com.br

BOM DIA!!!



A Alma do mundo

Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.

Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que permitiu a cura.

Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades.

Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.

(Chico Xavier)

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE22]

Com este capítulo, encerro hoje esta série. *TT


AJUDA ESPECIALIZADA

Diversas entidades mantêm grupos de apoio a portadores de determinadas doenças e a seus familiares — que muitas vezes se tornam cuidadores. A Associação Brasileira de Alzheimer — ABRAZ (www.abraz.com.br) — tem um manual de orientações ao cuidador. Já a Associação Brasileira do Câncer (www.abcancer.org.br) mantém em seu site o Espaço do Cuidador, com uma série de dicas. Governos, entidades e instituições de ensino oferecem cursos específicos para cuidadores de idosos, como a prefeitura do Rio de Janeiro e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O da prefeitura carioca, implantado em 2001, conta com professores voluntários, médicos e advogados. A maioria dos alunos é formada por profissionais da área, mas muitos familiares também procuram o curso.

O Ministério da Saúde vem fazendo repasses de verbas a Estados e municípios, para a implementação desses cursos, e também elaborou O Guia do Cuidador, que pofde ser baixado da internet. Uma outra fonte de pesquisa e troca de informações é o site de relacionamentos Orkut, onde há diversas comunidades sobre o assunto, e ainda vale lembrar dos inúmeros blogs mantidos por portadores de DP, cuidadores ou familiares, que buscam a troca de informações, ajuda mútua, contando experiências e buscando aquele ombro amigo que a grande maioria dos cuidadores não tem.

Temos ainda os chats de segundas e quintas-feiras onde se pode trocar informações, para saber mais acesse o blog da ABP: http://associaobrasilparkinson.blogspot.com/

FONTE: Revista Viva Saúde



Cuidar, cuidado, cuidador.

Quem cuida demostra interesse, dedicação, carinho, empenha-se em ser solícito, oferece assistência, é zeloso, é presente, ocupa-se do bem-estar do outro. “Cuidar” não é apenas um verbo que deveria ser mais frequentemente conjugado, mas praticado com maior assiduidade e devoção.


Tenho ouvido e lido muito a palavra “cuidador” e por isso estou dispensado muito mais atenção ao verbo “cuidar”.

Cuidar do outro remete a um processo de aprimoramento de si mesmo, pois creio que somente podemos zelar pelo bem-estar de outra pessoa, quando somos zelosos do nosso próprio bem estar. Como manter viva a força de alguém que nos é próximo, se estamos fracos e não somos capazes de manter nosso próprio equilibrio? Quando cuidamos de nós mesmos, estamos mas aptos a cuidar dos outros.

Mas não me refiro somente a cuidados com a saúde. Penso em algo mais completo, mais intenso. Nossos cuidados devem ser estendidos em vários outros aspectos de nossa vida: conhecimento mais amplo de nossa profissão, de sua cultura geral, com nosso comportamento, ética e comprometimento com nosso desenvolvimento pessoal.

Quando nos aperfeiçoamos, também aperfeiçoamos as relações humanas. Acredito que quando crescemos, aqueles que estão a nossa volta crescem também. As pessoas apreciam e necessitam de atenção. Quem cuida do outro com disposição inspira maior respeito, adimiração e confiança, e consequência disso é a convivência mais tranquila, mais segura, com maior serenidade.

É muito gratificante saber que podemos contar com uma pessoa ao nosso lado, um companheiro ou uma companheira, que nos faz sentir especiais, queridos e amados, que confere a nós preferência, e prioriza nossos sentimentos.

Agora, falando, mais enfaticamente daqueles que cuidam da saúde e bem-estar de um amigo, parente, companheiro doente, ou que apresente algum tipo de limitação ou necessidade especial, o chamado “cuidador”, a este deixo aqui registrado minha adimiração.

Poder contar com o apoio da família, cuidadores e amigos é essencial para manter a segurança, conforto, estabilidade emocional necessária para enfrentar uma doença. Admiro e respeito os familiares e amigos que não isolam os doentes e cuidam do bem-estar deles com carinho, porque com certeza não é tarefa simples.

Ser um “cuidador” é muito mais que um dever, ou uma obrigação, é sem dúvida uma missão que envolve um sentimento imenso de doação e benevolência. Na verdade ser um “cuidador” é um apostolado. Quem ama, cuida!

Abraços fraternos, *TT.