Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 2 de junho de 2010

I ENCONTRO NACIONAL PARKINSONIANO DE LAZER

INTRODUÇÃO

O rosto ridente é o crachá da alma

A vida é um bem precioso, maior do que imaginamos. Ela nos oferece oportunidades de valiosas lições. Há uma vontade de viver da melhor maneira possível quando uma situação nos impõe limites. A aceitação da Doença de Parkinson pode contribuir para uma progressão mais lenta dos sintomas.

Considerada uma enfermidade exclusivamente motora envolvendo vias dopaminérgicas do encéfalo, a Doença de Parkinson é hoje compreendida como uma alteração de múltiplos sistemas e neurotransmissores. Antes mesmo das manifestações mais conhecidas da enfermidade se evidenciar, os portadores podem apresentar sintomas e sinais não relacionados com as funções motoras, como: depressão, pânico, apatia, necessidade de isolamento, sentimento de inadequação.

Entendendo o que passamos e aceitando nossas carências e dificuldades, podemos estar com o outro compartilhando momentos de prazer. Juntos encontramos motivação para lutar pelas nossas necessidades. O isolamento nos enfraquece provocando uma insatisfação emocional que ameaça a nossa auto-estima destruindo as nossas esperanças.

Quando participamos de Congressos de PK, observamos que um sentimento de confiança, um entusiasmo envolve a todos quando se encontram. A alegria é contagiante, parece que resgatamos o nosso coração de criança. Brincadeiras, sorrisos, fotos, registram os momentos, confirmando a importância de um convívio fraterno. Mas, nesses encontros, nos reunimos para resolver coisas sérias que precisam ser analisadas porque se referem aos nossos direitos que nem sempre são atendidos. Não temos tempo para um convívio maior, para estreitar os laços que nos unem. Lazer, também é coisa séria, brincadeira faz bem à saúde e deve ser tratada com atenção. Vamos resgatar o nosso coração de criança?

Pensando em tudo isso, sonhamos com um Encontro onde teríamos um tempo maior para “estreitar os laços,” um momento de confraternização, de aconchego, de trocas, de conhecimento. A vida se torna mais significativa quando conseguimos fazer sorrir as pessoas que estimamos.

Estamos preparando, com carinho, um encontro de lazer, nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro deste ano. O local é bastante aprazível e o clima é bem saudável.

Coordenação Geral: Milton Ferraz (DP em Canoas RS)

milton.ferraz@terra.com.br

Coordenação de Atividades:

Monica de Oliveira Souto (Grupádua Parkinson RJ)

deoliveirasouto42@oi.com.br

Regina M. Pereira (GAP- Niterói)

reginampereira@ig.com.br

HIPERTENSÃO

especiais HIPERTENSÃO

Imagine uma rua estreita com excesso de veículos. Assim é a hipertensão: um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação - a quantidade de carros - e a capacidade dos vasos - a rodovia, na nossa comparação.

E por que os tais "14 por nove" assustam tanto? A expressão está na boca do povo, mas pouca gente sabe por que cruzar esse limiar é tão perigoso quando se trata de pressão arterial.

Além dessa fronteira, significa que o coração está fazendo muita força para mandar o sangue para o corpo porque o líquido encontra dificuldades em circular. O problema é grave e, se não for controlado, pode ser fatal.

Infelizmente, dos cerca de 30 milhões de brasileiros que têm a pressão nas alturas, metade nem suspeita da encrenca.

Fonte : SaúdeÉvital

ESPECIAL HPV

Especial HPV - Revista Saúde


O papilomavírus humano não é apenas um vírus, mas uma família inteira deles – são aproximadamente 150 tipos.

Algumas versões, que não necessariamente são transmitidas sexualmente, causam verrugas na palma das mãos e na planta dos pés. “Outras levam a uma lesão precursora de câncer na região genital”, diz o dermatologista Hélio Miot, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu.

E são esses últimos tipinhos, com predileção pelas partes baixas, os mais preocupantes. “Hoje o HPV é a principal doença viral transmitida pelo sexo. E ele está envolvido em praticamente todos os casos desse tumor”, afirma Luisa Lina Villa, diretora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, em São Paulo.

Se isso parece não ter nada a ver com você, saiba que oito entre dez mulheres sexualmente ativas contraem pelo menos um tipo do papiloma ao longo da vida.


Além do útero
Os tipos mais perigosos, chamados de alto risco, podem estar relacionados, em menor freqüência,
a tumores de ânus, pênis, vulva, boca e até faringe.

Fonte : SaúdeÉvital

BOM DIA, PRA FRENTE BRASIL!!!



Torcida

"Mesmo antes de nascer, já tinha alguém torcendo por você." Tinha gente que torcia para você ser menino. Outros torciam para você ser menina. Torciam para você puxar a beleza da mãe, o bom humor do pai. Estavam torcendo para você nascer perfeito. Daí continuaram torcendo. Torceram pelo seu primeiro sorriso, pela primeira palavra, pelo primeiro passo. O seu primeiro dia de escola foi a maior torcida. E o primeiro gol, então? E de tanto torcerem por você, você aprendeu a torcer.

Começou a torcer para ganhar muitos presentes e flagrar Papai Noel. Torcia o nariz para o quiabo e a escarola. Mas torcia por hambúrguer e refrigerante. Começou a torcer até para um time. Provavelmente, nesse dia, você descobriu que tem gente que torce diferente de você. Seus pais torciam para você comer de boca fechada, tomar banho, escovar os dentes, estudar inglês e piano. Eles só estavam torcendo para você ser uma pessoa bacana.

Seus amigos torciam para você usar brinco, cabular aula, falar palavrão. Eles também estavam torcendo para você ser bacana. Nessas horas, você só torcia para não ter nascido. E por não saber pelo que você torcia, torcia torcido. Torceu para seus irmãos se ferrarem, torceu para o mundo explodir. E quando os hormônios começaram a torcer, torceu pelo primeiro beijo, pelo primeiro amasso. Depois começou a torcer pela sua liberdade. Torcia para viajar com a turma, ficar até tarde na rua. Sua mãe só torcia para você chegar vivo em casa.

Passou a torcer o nariz para as roupas da sua irmã, para as idéias dos professores e para qualquer opinião dos seus pais. Todo mundo queria era torcer o seu pescoço. Foi quando até você começou a torcer pelo seu futuro. Torceu para ser médico, músico, advogado. Na dúvida, torceu para ser físico nuclear ou jogador de futebol. Seus pais torciam para passar logo essa fase. No dia do vestibular, uma grande torcida se formou. Pais, avós, vizinhos, namoradas e todos os santos torceram por você.

Na faculdade, então, era torcida pra todo lado. Para a direita, esquerda, contra a corrupção, a fome na Albânia e o preço da coxinha na cantina. E, de torcida em torcida, um dia teve um torcicolo de tanto olhar para ela. Primeiro, torceu para ela não ter outro. Torceu para ela não te achar muito baixo, muito alto, muito gordo, muito magro. Descobriu que ela torcia igual a você.

E de repente vocês estavam torcendo para não acordar desse sonho. Torceram para ganhar a geladeira, o microondas e a grana para a viagem da lua-de-mel. E daí pra frente você entendeu que a vida é uma grande torcida. Porque, mesmo antes do seu filho nascer, já tinha muita gente torcendo por ele. Mesmo com toda essa torcida, pode ser que você ainda não tenha conquistado algumas coisas. Mas muita gente ainda torce por você!"

"Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, Mas a poesia (inexplicável) da vida."

(Carlos Drummond de Andrade)