INTRODUÇÃO
“O rosto ridente é o crachá da alma”
A vida é um bem precioso, maior do que imaginamos. Ela nos oferece oportunidades de valiosas lições. Há uma vontade de viver da melhor maneira possível quando uma situação nos impõe limites. A aceitação da Doença de Parkinson pode contribuir para uma progressão mais lenta dos sintomas.
Considerada uma enfermidade exclusivamente motora envolvendo vias dopaminérgicas do encéfalo, a Doença de Parkinson é hoje compreendida como uma alteração de múltiplos sistemas e neurotransmissores. Antes mesmo das manifestações mais conhecidas da enfermidade se evidenciar, os portadores podem apresentar sintomas e sinais não relacionados com as funções motoras, como: depressão, pânico, apatia, necessidade de isolamento, sentimento de inadequação.
Entendendo o que passamos e aceitando nossas carências e dificuldades, podemos estar com o outro compartilhando momentos de prazer. Juntos encontramos motivação para lutar pelas nossas necessidades. O isolamento nos enfraquece provocando uma insatisfação emocional que ameaça a nossa auto-estima destruindo as nossas esperanças.
Quando participamos de Congressos de PK, observamos que um sentimento de confiança, um entusiasmo envolve a todos quando se encontram. A alegria é contagiante, parece que resgatamos o nosso coração de criança. Brincadeiras, sorrisos, fotos, registram os momentos, confirmando a importância de um convívio fraterno. Mas, nesses encontros, nos reunimos para resolver coisas sérias que precisam ser analisadas porque se referem aos nossos direitos que nem sempre são atendidos. Não temos tempo para um convívio maior, para estreitar os laços que nos unem. Lazer, também é coisa séria, brincadeira faz bem à saúde e deve ser tratada com atenção. Vamos resgatar o nosso coração de criança?
Pensando em tudo isso, sonhamos com um Encontro onde teríamos um tempo maior para “estreitar os laços,” um momento de confraternização, de aconchego, de trocas, de conhecimento. A vida se torna mais significativa quando conseguimos fazer sorrir as pessoas que estimamos.
Estamos preparando, com carinho, um encontro de lazer, nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro deste ano. O local é bastante aprazível e o clima é bem saudável.
Coordenação Geral: Milton Ferraz (DP em Canoas RS)
Coordenação de Atividades:
Monica de Oliveira Souto (Grupádua Parkinson RJ)
Regina M. Pereira (GAP- Niterói)