Visualizações de página do mês passado

domingo, 30 de maio de 2010

Pensar sobre dinheiro estraga o prazer

Acesso a ele compromete capacidade de saborear sensações mais simples da vida

Do R7

GettyImages
Foto por GettyImages

Olhar para uma fotografia que lembre riqueza pode acabar com
a capacidade de uma pessoa em saborear prazeres mais simples da vida

Embora a ideia de que o dinheiro não compra felicidade exista há muito tempo, só agora os cientistas provaram que apenas pensar nele já diminui a satisfação com os prazeres mais simples da vida.

Os autores chegaram à conclusão de que o acesso ao dinheiro compromete a capacidade de uma pessoa de saborear os prazeres simples da vida e que até mesmo olhar para uma fotografia que os lembra de riqueza pode diminuir seus níveis de satisfação.

O estudo mostrou também que quando as pessoas contam com o suficiente para suas necessidades básicas, possuir mais dinheiro exerce pouco efeito sobre o prazer de viver a vida.

O estudo, chefiado por Jordi Quoibach da Universidade de Liege, na Bélgica, foi realizado com 350 funcionários da instituição, e envolveu do faxineiro até cargos mais seniores.

Eles responderam perguntas sobre quanto ganhavam e quanto economizavam e suas atitudes em relação ao dinheiro. Os cientistas mediram a habilidade dos voluntários de saborear – uma capacidade de sentir emoções positivas como contentamento, gratidão, alegria, admiração e entusiasmo durante uma experiência.

Os resultados mostraram que os voluntários que eram mais ricos tiveram um nível mais baixo na autoavaliação de sua habilidade de saborear, o que neutralizou os efeitos positivos do dinheiro em sua felicidade, apesar de serem em geral, ligeiramente mais felizes do que os menos abastados.

Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um deles viu a foto de uma pilha de dinheiro como um lembrete de riqueza. O outro viu a mesma imagem, só que estava tão borrada que ficou irreconhecível.

Depois de ver as imagens, os voluntários preencheram questionários destinados a avaliar sua capacidade de apreciar experiências agradáveis. Aqueles que viram primeiro a imagem limpa obtiveram as menores pontuações em sua capacidade de saborear experiências.

Fonte : K7 Tecnologia e ciência

É possível melhorar o cérebro?

Por Natalia Cuminale


O inglês Ben Pridmore, vencedor do campeonato mundial de memorização, é capaz de decorar a sequência de um baralho completo em menos de 30 segundos. Algumas pessoas, no entanto, são incapazes de lembrar os números registrados na agenda de telefone, o horário de um compromisso ou as várias senhas cadastradas na conta do banco, cartão de crédito ou e-mail. Ao contrário do que se possa imaginar, a habilidade de Pridmore não o faz um gênio. Assim como as pessoas que esquecem os itens necessários enquanto fazem compras no mercado não estão com problemas graves de memória.


Segundo pesquisas científicas, a memória pode ser treinada. "Exercitar a memória é essencial em um momento que temos uma tecnologia que a substitui. Estudos comprovam que quanto mais você usa sua memória, melhor ela fica - o que é crucial para a saúde mental", afirma a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, diretora do Laboratório de Neuroanatomia Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autora do livro Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor. (...) segue

Fonte :
Veja.com/saúde e notícia

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO AMIGOGAMP

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


A partir das 20:30 hs
NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO


TEMA DA NOITE:

"QUAL A IMPORTÃNCIA DA FAMÍLIA E AMIGOS PARA VC PK, SENTE ALGUM PRECONCEITO, CONSTRANGIMENTOS QUANDO FALA QUE É DOENTE DE PARKINSON?"


Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

Para participar
CLIQUE AQUI

BOM DIA, BOM DOMINGO, QUE SUA SEMANA SEJA DE MUITA PAZ E AMOR!!!



Dores e desilusões

Não encontra resposta nas dores que a vida traz? Não entende o sofrimento, nem a desilusão vivida? Não consegue enxergar ensinamento nas dificuldades?

É porque o tempo, coador das emoções, ainda não passou tudo o que precisa ser coado, ainda restam em você; impressões, julgamentos, por vezes revolta e ansiedade que cegam a alma, e não nos deixa ver onde erramos...

Queremos um caminho único, feito das "nossas certezas", das "nossas conclusões":
- o pai deve morrer antes do filho,
- o bandido deve morrer antes do bonzinho,
- o amor deve ser eterno e meloso para sempre,
- o filho deve obedecer aos pais, sempre,
- os céus devem atender nossas orações, mesmo que prejudique outras pessoas,
- os amigos devem ser sempre fiéis, mesmo quando erramos, isso não importa,
- as nossas notas devem ser ótimas, mesmo quando não estudamos,
- e por ser "dessa ou aquela religião", deveríamos ser "escolhidos",
e viver livres das dores do mundo.

Isso sim é viver de ilusão, é esquecer que mesmo Jesus, em toda a sua santidade e grandeza, padeceu os piores tormentos do mundo, foi humilhado, injustiçado, assassinado e por fim, despojado de tudo, foi abandonado até pelos que o seguiam, e mesmo assim, compreendendo a dor, devolveu apenas o seu melhor, devolveu amor.

Eu acredito em você.

(Paulo Roberto Gaefke)