Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VEJA COMO VOCÊ PODE AJUDAR!!

Saiba o que tem causado chuva e seca pelo país

Só em janeiro, chuva já deixou quase 400 mortos no Sudeste.
Estiagem levou cinco cidades a decretar emergência no Rio Grande do Sul.

Por ter dimensões continentais, o Brasil é afetado, ao mesmo tempo, por diferentes fenômenos climáticos que causam temporais e secas pelo país, no mesmo período do ano. Desde outubro, o Rio Grande do Sul sofre com uma estiagem severa que já levou cinco cidades a decretar situação de emergência.



Moradores passam por dificuldades em Franco da Rocha

Toda a região central da cidade está alagada. Os bombeiros circulam pelas ruas para resgatar moradores ilhados. O nível da Represa de Mairiporã chegou ao máximo e a Sabesp precisou abrir comportas.



Ministério da Justiça envia 250 homens da Força Nacional ao Rio de Janeiro

Segundo ministro José Eduardo Cardozo, tropa chega 15h ao estado.
‘Presidenta determinou total solidariedade e rapidez’, disse Cardozo.

Cuide bem do seu coração, evite os fatores de risco

Para evitar as doenças coronarianas é preciso ficar longe dos fatores de risco, como tabagismo, dieta rica em gordura saturada, hipertensão arterial, obesidade, estresse e falta de exercício.

Pessoas com diabetes e história familiar para doença coronariana ainda devem tomar mais cuidado, porque elas possuem risco aumentado para doença cardíaca. Uma vida saudável está diretamente ligada à saúde do coração, por isso vale a pena conhecer mais esse órgão, carinhosamente associado ao amor, e seus principais problemas.

Fique por dentro do seu coração

O coração é um órgão oco, muscular, de tamanho um pouco maior que de um punho, localizado no centro do peito, desviado mais para a esquerda, sendo protegido pelo osso esterno e pelas costelas. É dividido em quatro câmaras: duas — os átrios — estão localizadas súpero-posteriormente, e duas câmaras maiores — os ventrículos. Os átrios recebem sangue das veias e os ventrículos o bombeiam para as artérias.

Existem quatro válvulas (ou valvas) no coração que direcionam o sangue em sentido único, (normalmente) impedindo o mesmo de retornar à câmara anterior. Um septo divide o coração em dois lados, direito e esquerdo. O lado direito bombeia sangue para os pulmões, que recebem o oxigênio e liberam o gás carbônico, enquanto o lado esquerdo é responsável por receber o sangue oxigenado dos pulmões e bombeá-lo para todo o corpo.

Circulação coronariana

O músculo cardíaco recebe oxigênio e nutrientes através das artérias coronarianas, que são os primeiros ramos da artéria aorta, a principal artéria do corpo humano. Duas artérias coronarianas se subdividem na superfície do coração. A artéria coronariana direita, que irriga o lado direito do órgão e parte da região posterior, e a artéria coronariana esquerda, que se inicia em tronco único e subdivide-se em artérias descendente anterior e circunflexa, responsáveis pela irrigação da maior parte do músculo cardíaco.(...) segue

Fonte : Medcenter

dna Fertilização in vitro, prêmio Nobel e células-tronco embrionárias


Na mesma semana em que o Conselho Federal de Medicina (CFM) publica no Brasil novas resoluções sobre fertilização assistida, dois pesquisadores americanos (John Gearhat e Christos Coutifaris) escreveram um artigo denominado Fertilização in vitro, premio Nobel e células-tronco embrionárias na revista Cell Stem cell (7 de janeiro de 2011).

Vocês devem se lembrar que o ganhador do premio Nobel de medicina em 2010 foi o Professor G. Edwards, pioneiro nas técnicas de fertilização “in vitro” (FIV). Inúmeras crianças foram geradas a partir dessa técnica depois de Louise Brown, o primeiro bebê de proveta, nascida em 1977.

Hoje, estima-se que 2% a 3% dos nascimentos nos países desenvolvidos são resultantes de fertilização assistida, um número não desprezível. Mas o que o Prof. Edwards não poderia imaginar é que a técnica de FIV abriria as portas para pesquisas importantíssimas: as das células-tronco embrionárias.

A técnica vinha sendo tentada há muito tempo

A primeira manipulação “in vitro” de óvulos/embriões foi feita por Walter Heape (1890). Esse pesquisador transferiu óvulos fertilizados “in vivo” de uma coelha grávida para outra que engravidou e deu a luz coelhos semelhantes aos pais biológicos. É curioso que a transferência bem sucedida de embriões em outras espécies só ocorreria décadas depois – com ratos, carneiros, cabras e camundongos em 1930, e vacas e porcas somente em 1950. Mas todas essas experiências eram com embriões fertilizados “in vivo”. Foi somente em 1959 que MC Chang conseguiu realizar uma fertilização bem sucedida “in vitro” com coelhas. (...) segue

Fonte : Veja.com - Mayana Zatz Genética

HOJE É QUINTA FEIRA DIA DO CHAT DA APPP


A partir das 20:00 hs

CHAT DA APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


TEMA LIVRE

Magno e demais amigos (as)


ESPERAM POR VOCÊ


Para participar


Gilberto Dimenstein da CBN

Chuvas: tragédia também é consequência da baixa educação

Acesse o áudio clic aqui

BOM DIA, COM MUITA ESPERANÇA!


Solidariedade

Pegue seu "sorriso" e presenteie a quem nunca teve um.

Descubra uma "fonte" e banhe quem vive na lama.

Use sua "valentia" para dar força e ânimo a quem não sabe lutar.

Tenha "esperança" e viva em sua luz.

Descubra o "amor" e passe a conhecer o mundo.

Pegue um "raio de sol" e faça-o brilhar onde reina a escuridão.

Pegue uma "lágrima" e ponha-a no rosto de quem nunca chorou.

Descubra a "vida" e ensine-a a quem não sabe entendê-la.

Pegue sua "bondade" e dê-a a quem não sabe dar!

(Mahatma Gandhi