Visualizações de página do mês passado

domingo, 9 de junho de 2013

AMANHÃ MAIS UMA VEZ VAMOS ESTAR REUNIDOS NO NOSSO BATE-PAPO SEMANAL!!!

PARA PARTICIPAR É MUITO FACIL BASTA CLICAR AQUI

Cientistas acham pista da origem de câncer de mama - saopaulo - versaoimpressa - Estadão

Uma pergunta que eternamente atormenta oncologistas e pesquisadores que investigam o câncer é como uma célula normal pode de repente começar a se multiplicar errado e dar origem a um tumor. Uma pesquisa publicada ontem trouxe uma nova pista nesse sentido.
Cientistas nos EUA e no Canadá descobriram que uma classe de células precursoras da mama tem as extremidades dos cromossomos - estrutura que armazena o DNA - muito curtas. Essa ponta - o telômero - é responsável, a grosso modo, por proteger o DNA. Se ele for muito curto, deixa a célula mais propensa a sofrer mutações, o que eventualmente pode levar ao desenvolvimento do câncer.
David Gilley, da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos EUA, e Connie Eaves, do Laboratório Terry Fox da Agência para o Câncer em Vancouver, investigaram em mulheres saudáveis como os telômeros são regulados nesse subtipo de células de mama, chamadas de luminais.

Os pesquisadores observaram que essas células surgem em um processo normal de desenvolvimento dos tecidos, mas têm predisposição a ter as mutações que levam ao câncer.


Fonte : Cientistas acham pista da origem de câncer de mama - saopaulo - versaoimpressa - Estadão

Folha de S.Paulo - Ciência - Memória é tema de pesquisa de neuropsicóloga de 94 anos - 03/06/2013

Sob muitos aspectos, o plano recém-anunciado pelo governo Obama de mapear o cérebro humano tem origem no trabalho da neuropsicóloga Brenda Milner, que mostrou, com base em detalhadas observações de um paciente com amnésia na década de 1950, como a memória está atrelada a regiões específicas do cérebro.
O paciente com amnésia, Henry Molaison (conhecido em vida apenas como H.M., para proteger sua privacidade), morreu em 2008, aos 82 anos, e está tendo seu cérebro dissecado e mapeado digitalmente.
Milner, 94, ainda passa dias inteiros estudando as diferenças entre os hemisférios cerebrais esquerdo e direito no Instituto e Hospital Neurológico de Montreal (conhecido como Neuro). Conversamos lá e na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Boston. Leia trechos das conversas:

Fonte :  Folha de S.Paulo - Ciência - Memória é tema de pesquisa de neuropsicóloga de 94 anos - 03/06/2013

Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - País começa a implantar corações artificiais de alta tecnologia - 09/06/2013

Desde dezembro, Marcelo Loeb, 42, tem uma tarefa a mais em seu cotidiano: trocar, a cada oito horas, a bateria que alimenta seu novo coração. Ele foi o primeiro paciente no Brasil a receber, com sucesso, um modelo definitivo de coração artificial.
Um segundo caso bem-sucedido ocorreu em fevereiro. Os feitos representam um avanço, mas o país ainda reúne pouquíssima experiência na área em comparação com Estados Unidos e Europa.
Só os Estados Unidos registraram 7.254 implantes desse mesmo modelo até o ano passado. Levando em conta todos os tipos de coração artificial, entre temporários e definitivos, existem cerca de 20 mil casos no mundo.
Os três modelos mais avançados são o dispositivo de assistência ventricular esquerda (definitivo), o dispositivo de assistência circulatória biventricular (com validade de um mês), e o coração artificial total (definitivo, mas ainda não aprovado no Brasil).
A cirurgia pioneira ocorreu no InCor (Instituto do Coração). Nesse caso, o dispositivo não deve ficar definitivamente com o paciente. A médica Sílvia Ayub conta que, com o implante, ele se recuperou do quadro de hipertensão pulmonar, fator que o impossibilitava de receber transplante. Agora, voltou para a fila e aguarda pelo órgão.
"A experiência com o transplante é mais antiga e proporciona uma qualidade de vida melhor", diz Ayub.

Fonte : Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - País começa a implantar corações artificiais de alta tecnologia - 09/06/2013

BOM DIA GENTE, MAS BOM DIA MESMO!!!


A Opinião dos outros
Você se importa com a opinião que os outros têm a seu respeito? Se a sua resposta for não, então você é uma pessoa que sabe de si mesma. Que se conhece. É auto-suficiente. No entanto, se a opinião dos outros sobre você é decisiva, vamos pensar um pouco sobre o quanto isso pode lhe ser prejudicial.

O primeiro sintoma de alguém que está sob o jugo da opinião alheia, é a dependência de elogios. Se ninguém disser que o seu cabelo, a sua roupa, ou outro detalhe qualquer está bem, a pessoa não se sente segura. Se alguém lhe diz que está com aparência de doente, a pessoa se sente amolentada e logo procura um médico. Se ouve alguém dizer que está gorda, desesperadamente tenta diminuir peso. Mas se disserem que é bonita, inteligente, esperta, ela também acredita. Se lhe dizem que é feia, a pessoa se desespera. Principalmente se não tem condições de reparar a suposta feiúra com cirurgia plástica.

Existem pessoas que ficam o tempo todo à procura de alguém que lhes diga algo que as faça se sentir seguras, mesmo que esse alguém não as conheça bem. Há pessoas que dependem da opinião alheia e se infelicitam na tentativa de agradar sempre. São mulheres que aumentam ou diminuem seios, lábios, bochechas, nariz, para agradar seu pretendido. Como se isso fosse garantir o seu amor.

São homens que fazem implante de cabelo, modificam dentes, queixo, nariz, malham até à exaustão, para impressionar a sua eleita. E, quando essas pessoas, inseguras e dependentes, não encontram ninguém que as elogie, que lhes diga o que desejam ouvir, se infelicitam e, não raro, caem em depressão. Não se dão conta de que a opinião dos outros é superficial e leviana, pois geralmente não conhecem as pessoas das quais falam. Para que você seja realmente feliz, aprenda a se conhecer e a se aceitar como você é. Não acredite em tudo o que falam a seu respeito. Não se deixe impressionar com falsos elogios, nem com críticas infundadas.

Seja você. Descubra o que tem de bom em sua intimidade e valorize-se. Ninguém melhor do que você para saber o que se passa na sua alma. Procure estar bem com a sua consciência, sem neurose de querer agradar os outros, pois os outros nem sempre dão valor aos seus esforços.

A meditação é excelente ferramenta de auto-ajuda. Mergulhar nas profundezas da própria alma em busca de si mesmo é arte que merece atenção e dedicação. Quando a pessoa se conhece, podem emitir dela as opiniões mais contraditórias que ela não se deixa impressionar, nem iludir, pois sabe da sua realidade.

Nesses dias em que as mídias tentam criar protótipos de beleza física, e enaltecer a juventude do corpo como único bem que merece investimento, não se deixe iludir. Você vale pelo que é, e não pelo que tem ou aparenta ser. A verdadeira beleza é a da alma. A eterna juventude é atributo do espírito imortal.

O importante mesmo, é que você se goste. Que você se respeite. Que se cuide e se sinta bem. A opinião de alguém só deve fazer sentido e ter peso, se esse alguém estiver realmente interessado na sua felicidade e no seu bem-estar. Nenhuma opinião que emitam sobre você, deve provocar tristeza ou alegria em demasia. Os elogios levianos não acrescentam nada além do que você é, e as críticas negativas não tornarão você pior. Busque o autoconhecimento e aprenda a desenvolver a auto-estima.

Mas lembre-se: seja exigente para consigo, e indulgente para com os outros. Eis uma fórmula segura para que você encontre a autoconfiança e a segurança necessárias ao seu bem-estar efetivo.
E jamais esqueça que a verdadeira elegância é a do caráter, que procede da alma justa e nobre.
Pense nisso, e liberte-se do jugo da opinião dos outros.