Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Por que é importante manter o cérebro ativo?

- Aprender é modificar o cérebro com experiência. Quanto mais você se esforça, mais aprende, e melhor você fica naquilo que pratica.

- Por isso, o melhor remédio para a memória, a atenção e o raciocínio é... usar a memória, a atenção e o raciocínio!

- Manter o cérebro ativo também é fundamental para evitar as perdas que vêm com a idade.

- Motivação é fundamental. Vendo seu desempenho melhorar, você ganha autoconfiança e vontade de continuar aprendendo e mantendo seu cérebro sempre ativo.

- O cérebro custa caro em energia e nutrientes; todas as capacidades que não são usadas vão aos poucos enfraquecendo para ceder recursos às funções que são de fato úteis.

- Por isso é importante manter o cérebro ativo com atividades variadas. Mas isso não basta; um estilo de vida saudável também é fundamental.

Fonte : Cerébro Melhor

A MELHOR FORMA DE APRENDER

A melhor forma de aprenderUma prova não é apenas um mecanismo de avaliar o quanto uma pessoa aprendeu. De acordo com uma nova pesquisa, ela pode efetivamente auxiliar no aprendizado e ainda funcionar melhor do que uma série de outras técnicas de estudo.

Numa pesquisa publicada há poucas semanas na revista Science, alunos universitários tiveram que estudar um texto científico e, depois de uma semana, foram avaliados sobre o aprendizado do seu conteúdo. Os que fizeram uma prova sobre o texto logo após a sua leitura tiveram um aproveitamento aproximadamente 50% melhor do que os alunos que utilizaram outros dois métodos tradicionais de estudo.

Um desses métodos – ler o material diversas vezes – é muito popular entre os estudantes que lêem e relêem todo o material antes das provas. O outro – desenhar diagramas detalhados sobre o assunto – é estimulado por muitos professores porque força os estudantes a fazerem ligações entre fatos. (...) segue

Fonte : Cerébro Melhor

Missão HDL

Nunca o HDL, que representa a fração boa do colesterol, esteve tão em alta na cardiologia. Na corrida para conter os problemas cardiovasculares, a ciência anuncia remédios capazes de catapultar as taxas da partícula. Em meio à promessa, mapeamos as atitudes que prestam esse serviço ao coração

por DIOGO SPONCHIATO design EDER REDDER ilustração THIAGO LYRA fotos ALEX S

Página 1 de 7

Há alguns anos, um verbo em particular não saía da boca do cardiologista. A palavra de ordem era abaixar: a pressão arterial, o ponteiro da balança, o colesterol... Quando o assunto envolve essa molécula que trafega pelo sangue, então, a meta sempre foi derrubar o LDL, versão reconhecida como perigosa aos vasos.

Quase passava despercebida nessa história outra partícula, que, diferentemente da sua antagonista, merecia ser levada às alturas. Estamos falando do agente que recolhe o lixo gorduroso das artérias, o HDL (veja o quadro ao lado). Por fazer uma faxina no sistema circulatório, a substância é apontada como um guarda-costas do peito. De olho nessa vocação, a ciência quer agora aumentar o tamanho da equipe. Até porque só podar o LDL parece não dar sossego absoluto ao coração.(...) segue

Fonte : SAÚDEé vital

USP liga fumo a distúrbio em mulheres

MARIANA LENHARO

Entre as mulheres, a associação entre o tabagismo e o Transtorno Mental Comum (TCM), um quadro psiquiátrico caracterizado por esquecimentos, falta de concentração, irritabilidade e dores de cabeça e de estômago sem fundamento físico, é de 41,2%. Essa foi uma das conclusões de um estudo desenvolvido na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) pela psicóloga Danuta Medeiros.

Entre os homens, porém, a associação entre o fumo e o distúrbio não é relevante estatisticamente, segundo a pesquisadora. Danuta diz que escolheu esse tema para seu estudo ao observar os dados do Inquérito de Saúde no Município de São Paulo (ISA – Capital 2003), baseado em questionários feitos por profissionais de saúde em domicílios. Ela conta que, desde o início, notou a relação entre tabagismo e TMC nas mulheres, mas ressalta que os sintomas da doença, muitas vezes, são vistos como “frescura”.

“Trata-se de um transtorno leve, mas que atrapalha muito o dia a dia do indivíduo. Se fosse melhor diagnosticado e tratado, poderia não chegar a se tornar uma depressão mais profunda, por exemplo”, acredita Danuta. Ela esclarece que seu estudo não pode determinar ainda se o cigarro é um fator de risco para o aparecimento do transtorno ou se é o próprio distúrbio que torna as mulheres mais propensas ao vício.

De acordo com o médico pneumologista Adriano César Guazzelli, coordenador do Ambulatório de Combate ao Tabagismo da Faculdade de Medicina do ABC, existem diferenças entre o homem e a mulher na forma como lidam com o cigarro. (...) segue

Fonte : Jornal da Tarde/Saúde

BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!!!



A Benção de ouvir

Para mim, a oração torna-se cada vez mais um caminho da bênção de ouvir…

Muitas vezes, você sentirá que nada acontece em sua oração. Você diz: “Fico sentado ali, distraído”.

Entretanto, se você adotar a disciplina de passar meia hora por dia ouvindo a voz de amor, descobrirá que algo acontece, pouco a pouco, antes mesmo que você tome consciência.

É possível que , somente por meio de uma retrospectiva, você descubra a voz que o abençoa.

Você pensou que aquilo que aconteceu durante os momentos em que ficou a ouvir não passava de uma grande confusão, mas, então, vê-se ansioso por seus momentos de silêncio e sente falta quando não pode tê-los.

O mover do espírito de Deus é delicado, suave e misterioso. Não procura atenção. No entanto, esse mover é persistente, forte e profundo.! Transforma radicalmente o nosso coração.

Um lindo dia pra você! Tenha fé e energia, acredite!!! Você pode tudo que quiser.