Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FISIOVÍDEOS: Fisioterapia para Mal de Parkinson

Fonte : FISIOVÍDEOS: Fisioterapia para Mal de Parkinson

- Portal da Saúde - www.Saude.gov.br - Saúde da Pessoa com Deficiência

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, instituída pela Portaria MS/GM nº 1.060, de 5 de junho de 2002, define, como propósitos gerais: proteger a saúde da pessoa com deficiência; reabilitar a pessoa com deficiência na sua capacidade funcional e desempenho humano, contribuindo para a sua inclusão em todas as esferas da vida social; e prevenir agravos que determinem o aparecimento de deficiências

Estabelece as orientações gerais para a elaboração de planos, projetos e atividades voltados à saúde das pessoas com deficiência nos estados, Distrito Federal e municípios. Seu principal objetivo é propiciar atenção integral à saúde da pessoa com deficiência, desde a atenção básica até a sua reabilitação, incluindo a concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, quando se fizerem necessários. 

Suas diretrizes, a serem implementadas solidariamente nas três esferas de gestão e incluindo as parcerias interinstitucionais necessárias, são: a promoção da qualidade de vida; a prevenção de deficiências; a atenção integral à saúde; a melhoria dos mecanismos de informação; a capacitação de recursos humanos; e a organização e funcionamento dos serviços.

1. Promoção da Qualidade de Vida – deve ser compreendida como responsabilidade social compartilhada, visando assegurar a igualdade de oportunidades, a construção de ambientes acessíveis e a ampla inclusão sociocultural. As cidades, os ambientes públicos e coletivos, os meios de transporte, as formas de comunicação, devem ser pensados para facilitar a convivência, o livre trânsito e a participação de todos os cidadãos.

Na área da saúde, é preciso tornar acessíveis as unidades de saúde, de acordo com a Norma Brasileira 9050/ABNT, como descrito no Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde, MS, 2ª ed., Brasília, 2008. Assegurar a representação das pessoas com deficiência nos Conselhos de Saúde, nas esferas municipal, estadual e federal.

2. Prevenção de Deficiências – atuação intersetorial, devendo a Saúde unir esforços a outras áreas como: educação, segurança, trânsito, assistência social, direitos humanos, esporte, cultura, comunicação e mídia, dentre outros.


Fonte : - Portal da Saúde - www.Saude.gov.br - Saúde da Pessoa com Deficiência

CBN - Luis Fernando Correia - Suplemento de cálcio eleva risco de problemas cardiovasculares em homens


Suplemento de cálcio eleva risco de problemas cardiovasculares em homens

Mesmo efeito não aconteceu em mulheres, deixando pesquisadores americanos intrigados.
Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/luis-fernando-correia/2013/02/06/SUPLEMENTO-DE-CALCIO-ELEVA-RISCO-DE-PROBLEMAS-CARDIOVASCULARES-EM-HOMENS.htm#ixzz2KKRmNchZ
CBN - Luis Fernando Correia - Suplemento de cálcio eleva risco de problemas cardiovasculares em homens

Comer Big Mac no banheiro tem menos bactérias do que na mesa - EXAME.com



Big Mac

Big Mac: após as revelações, o McDonald anunciou a aceleração da implementação de um programa de limpeza em seus estabelecimentos.
Oslo - Para saborear um Big Mac com poucas bactérias, é melhor comer no banheiro do McDonalds do que sentar em uma mesa, de acordo com a televisão norueguesa.
O canal TV2 visitou cinco estabelecimentos da cadeia de fast food em Oslo e chegou à conclusão de que as mesas tinham quantidades de micro-organismos muito superiores ao nível recomendado e... maiores do que o medido nos banheiros.
A presença de bactérias ocorre devido a procedimentos de limpeza inadequados, segundo Lena Furuberg, especialista em questões de higiene do Instituto Norueguês de Tecnologia, que participou no programa de defesa do consumidor "TV2 graus helper" (TV2 ajuda), transmitido na quinta-feira.
"Parece que eles usam um único pano, e o que fazem de fato é espalhar as bactérias de uma mesa para outra", explicou Furuberg à AFP.
Os testes, realizados por bioluminescência, no entanto, não revelam nada sobre a natureza das bactérias ou a sua periculosidade potencial. Além disso, só foram analisados restaurantes da rede McDonald, sem comparação com outros restaurantes.

Fonte : Comer Big Mac no banheiro tem menos bactérias do que na mesa - EXAME.com

Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - USP testa estimulação com corrente elétrica para depressão - 07/02/2013


Pesquisadores da USP testam uma alternativa indolor, de baixo custo e com poucos efeitos colaterais para o tratamento da depressão.
Trata-se da estimulação com corrente elétrica contínua. E, ao que indica um estudo publicado pelo grupo no "Jama Psychiatry", revista da Associação Médica Americana, a técnica é eficaz.

Na pesquisa, 120 pessoas com depressão foram divididas em grupos para avaliar a eficácia da técnica, do antidepressivo sertralina (um inibidor da recaptação da serotonina) e da combinação dos dois tratamentos.
Drogas e estimulação tiveram resultados similares e, juntas, um resultado ainda melhor. Entre os que usaram as terapias combinadas, 63% tiveram alguma melhora.

Desses, 46% tiveram remissão, ou seja, a ausência completa de sintomas.
combinação
Segundo André Brunoni, psiquiatra do Hospital Universitário da USP e principal autor da pesquisa, esse é o primeiro estudo a comparar o tratamento com antidepressivos e a combiná-los.

A explicação para o sucesso dessa soma ainda precisa ser confirmada por exames de imagem, mas os pesquisadores imaginam que a estimulação e o remédio atuem em diferentes regiões do cérebro ligadas à depressão.
A técnica, ainda experimental, tem poucos efeitos colaterais (no estudo, foram observados vermelhidão na área da cabeça onde os eletrodos foram posicionados e sete episódios de mania) e custo relativamente baixo.


Fonte : Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - USP testa estimulação com corrente elétrica para depressão - 07/02/2013

Dilma pede pesquisa em biotecnologia - vida - versaoimpressa - Estadão


A presidente Dilma Rousseff aproveitou a reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada ontem no Palácio do Planalto, para pedir empenho do governo na pesquisa em biotecnologia e abertura de novos laboratórios. A reunião foi fechada à imprensa.

"Nós, ao mesmo tempo que temos de enfrentar a extrema pobreza, temos de nos dedicar a dar toda a nossa prioridade também à questão do desenvolvimento, da ciência, da tecnologia e da inovação em nosso País", discursou Dilma na abertura da reunião, conforme divulgado pela Presidência da República. "Sabemos que um País como o nosso precisa desse salto, um necessário salto em ciência e tecnologia."
De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, Dilma pediu que o "conselho se debruce sobre setores importantes para o desenvolvimento da indústria nacional". A presidente solicitou uma proposta de um "programa de biotecnologia para ser desenvolvido pelas instituições do País", tendo à frente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), informou Raupp.


Fonte : Dilma pede pesquisa em biotecnologia - vida - versaoimpressa - Estadão

BOA TARDE, MAS BOA TARDE MESMO!!!


Sorria para a vida
Tem dia que ao acordar olhamos pela janela e parece que há uma nuvem negra sobre o céu. O sol está lindo mas nem olhamos para ele.

Os pássaros cantam e só escutamos o barulho ensurdecedor dos carros.

A vida está sorrindo mas estamos sérios demais para viver e sorrir com a vida. Sentimos uma profunda tristeza...

É como se estivéssemos sentindo "a dor do mundo".

Quando isso acontece é hora de parar tudo. Repensar sobre o que você está fazendo com a sua vida. Pare de ouvir essa voz invisível! Ela apenas lhe coloca para baixo, se alimenta da sua tristeza e quer ser mais forte que você.

Vamos lá!!!
É hora de dar um tempo para você mesmo. Se é ruim viver assim manda esse baixo astral para longe. Não alimente essa "voz" invisível que está ao seu lado fazendo com que você não ache mais graça na vida.

Traga bons pensamentos para dentro de você.
Não se deixe abater pelos problemas, ninguém é infeliz para sempre. E você já teve bons momentos em sua vida.
Momentos esses, onde você sentiu muita felicidade e foi tanta, que você agradeceu centenas de vezes a Deus por estar vivo.

Então não deixe que essa tristeza lhe turve os olhos da alma ou aprisione seu coração. Acredite!!! O céu está mais azul do que nunca.
Você pode ver e sentir a Luz do sol. O movimento conturbado das ruas continuam. Mas os pássaros ainda estão cantando. E irão sempre cantar para quem souber ouvi-los.

A vida, tem momentos de seriedade, mas irá sempre sorrir para você se você aprender a sorrir para ela!

(Iraima Bagni)