Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Grupo da USP demonstra importância da higienização de escovas de dente

Quente, úmido e abafado – assim é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias. E assim fica sua escova de dente quando você a guarda no armário do banheiro ou em estojo próprio. “Se não for feita a higienização correta da escova após o uso, ela se torna propícia à multiplicação das bactérias naturalmente presentes na boca e que, durante a escovação, alojam-se nas cerdas”, explica o professor Paulo Nelson Filho, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP.

Nelson Filho é pesquisador na linha de "Prevenção em Odontologia - Estudos microbiológicos, clínicos e por microscopia eletrônica de varredura", da pós-graduação da FORP. Desde 1999, o grupo foca, principalmente, em análises e estudos relacionados à contaminação e desinfecção de itens como escovas de dente, chupetas e aparelhos ortodônticos.

Ele explica que, na boca, se encontram cerca de 900 espécies de bactérias, capazes de viver até 24 horas entre as cerdas das escovas dentais, onde se multiplicam e tornam a entrar em contato com a boca na próxima escovação, colaborando para uma maior probabilidade de ocorrência de doenças como a cárie dental, alterações gengivais e lesões da mucosa bucal. “Hoje a preocupação maior do mercado odontológico é com o desenvolvimento de materiais e técnicas inovadoras, esquecendo-se muitas vezes da importância de cuidados básicos, como o armazenamento, troca e desinfecção das escovas”, afirma.

[Clique aqui e leia matéria completa]

Texto: Cristiane Sinatura
Fonte: USP Online
Publicado em: 30/07/2009

Série Anônimo Brasil: Sob o domínio do Parkinson

A luta de Ângela Garcia contra um inimigo que paralisa.

Por Sílvia Lisboa, publicado no site Via Política para a série Anônimo Brasil.


Depois de mais de duas décadas de dedicação à família, Ângela Possebom Garcia estava entediada. Para espantar o marasmo, decidiu fazer uso do diploma em administração de empresas pendurado na parede desde a formatura. Tinha 45 anos, três filhos criados e gozava de uma situação financeira confortável. Seu marido, o engenheiro Luiz Carlos Dias Garcia, poderia arcar com as despesas da casa enquanto ela tirava o pó dos conhecimentos acadêmicos. Dona de um pensamento ágil, planejava abrir uma agência de publicidade com a irmã, em Porto Alegre, e assumir a tarefa de prospectar clientes.

Mas, no mesmo dia em que iria assinar os documentos de abertura da empresa, Ângela tinha uma consulta com um neurologista. Sentia dores nas costas que a acompanhavam desde os 30 anos e que, agora, também afetavam a postura, tirando um pouco de sua mobilidade. Ângela estava curvada por causa do problema. Anos antes, um médico havia suspeitado de hérnia e recomendou uma cirurgia. Outro pediu que Ângela parasse “de inventar doenças”. A paciente não confiou nos diagnósticos e continuou investigando. Recentemente, havia notado que seu braço esquerdo dobrava involuntariamente como se fosse o de um robô. No dia que deveria marcar o início de uma nova fase, enquanto o neurologista a examinava, Ângela olhou para a sua mão esquerda e percebeu que não conseguia mais fazer o ato trivial e automático de abrir os dedos, tomados por bolhas nas juntas, consequência do estranho enrijecimento que vinha lhe preocupando. Uma hora e 15 minutos depois de entrar no consultório, recebeu o diagnóstico: estava com a doença de Parkinson. A condição explicava porque seu corpo deixara de obedecer aos comandos.(...) segue

Veja o video com Angela Maria Garcia e profissionais da Associação Parkinson do RS

Fonte : Cartola

Aposentadoria de Josenider Varejão marcada por críticas no Tribunal de Justiça do Espírito Santo

A aposentadoria compulsória do desembargador Josenider Varejão, que deixa a magistratura após 28 anos de trabalho sob a mancha da Operação Naufrágio, gerou comentários e desabafos durante a sessão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, na qual foi proferida a sentença. Dos 20 componentes do Pleno presentes, 19 acompanharam o voto do relator Maurílio Almeida de Abreu. O desembargador Pedro Valls Feu Rosa não votou por motivo de suspeição.
foto: Gildo Loyola - GZ
 Julgamento  no pleno do Tribunal de Justiça, de Josenider  Varejão,  investigado na Operação Naufrágio  -
Julgamento no pleno do Tribunal de Justiça, de Josenider Varejão, investigado na Operação Naufrágio
O principal argumento da defesa se fez sobre o estado de saúde de Josenider Varejão. De acordo com o advogado José Saraiva, o magistrado tem saúde neurológica debilitada e não tem condições de prestar depoimentos sobre o caso.

A tese foi, de pronto, contrariada pelo relator. Maurílio de Abreu enumerou as ausências de Josenider às oitivas e afirmou que os laudos apresentados não constituem prova de que o desembargador, agora aposentado, não tinha condições de prestar depoimento.

O relator determinou a aposentadoria de Varejão por considerar que o magistrado infringiu a dignidade, a honra, o decoro e a verdade da magistratura. A desembargadora Catharina Barcellos, ao acompanhar o voto, destacou as mudanças comportamentais de Josenider Varejão.

"Lamentavelmente, seria um contrassenso dizer que Josenider Varejão, antes juiz, ex-colega, magistrado que era nosso amigo e na realidade o foi, infelizmente houve, depois de seu acesso ao tribunal, uma verdadeira distorção de personalidade. Nosso antigo colega se transformou em pessoa diferente, pretensiosa e que só fazia por seus próprios interesses e de conhecidos", destacou.

O desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, que também seguiu integralmente o relatório de Maurílio Abreu, parabenizou o trabalho extenso da relatoria e contestou a fala sobre a possível Doença de Parkinson que acometeria Josenider Varejão. "Que bom seria se essa Doença de Parkinson evitasse que o desembargador Josenider cometesse tantas máculas. Eu até hoje não consigo engolir a expressão "abaixo de Deus nós é que botamos pra quebrar nisso aqui", ressaltou.

Ao fim da sessão, o presidente do Tribunal de Justiça, Manoel Alves Rabello, disse acreditar que as decisões unânimes do Pleno pela punição dos envolvidos na Operação Naufrágio indicam uma demonstração de que o Tribunal não possui vínculos com a ilegalidade e com a imoralidade.

Fonte : Gazeta online

BOM DIA E NOSSO CONVITE PARA DOMINGO!!!

Solidariedade

Pegue seu "sorriso" e presenteie a quem nunca teve um.

Descubra uma "fonte" e banhe quem vive na lama.

Use sua "valentia" para dar força e ânimo a quem não sabe lutar.

Tenha "esperança" e viva em sua luz.

Descubra o "amor" e passe a conhecer o mundo.

Pegue um "raio de sol" e faça-o brilhar onde reina a escuridão.

Pegue uma "lágrima" e ponha-a no rosto de quem nunca chorou.

Descubra a "vida" e ensine-a a quem não sabe entendê-la.

Pegue sua "bondade" e dê-a a quem não sabe dar!


(Mahatma Gandhi)