Visualizações de página do mês passado

sábado, 9 de outubro de 2010

Os cuidados paliativos visam aos pacientes com doenças sem possibilidade de cura, oferecendo tratamento físico, psicossocial e espiritual.

...mais qualidade no FIM DA VIDA

Melissa Lagôa
Sobreviver é o principal e mais agressivo instinto do ser humano. Sob a luz da ciência o homem é um ser finito. Ainda que a medicina tenha conseguido erradicar ou curar muitas doenças, a era em que conseguiremos driblar a morte ou prolongar consideravelmente o tempo de vida não deve ser realidade palpável para nenhuma das atuais gerações.

Todos os anos, milhões de pessoas perdem suas vidas, a grande maioria pelas chamadas causas naturais, quando o paciente não resiste a alguma doença ou disfunção fisiológica que ocorre com o avanço da idade. Parte das vítimas falece de forma súbita. Outros, no entanto, enfrentam um tipo de problema que evolui lentamente. Esse último grupo, entre aqueles que se submetem a algum tratamento, enfrentam uma dura realidade em determinado momento da terapia: quando o médico revela que não há recursos para conter o desenvolvimento do quadro. É quando, de fato, o paciente recebe a notícia de que seus dias estão contados. Justamente neste delicado momento, uma nem tão jovem prática clínica entra como opção no tratamento, a medicina de cuidados paliativos.

"Os cuidados paliativos se iniciam a partir do diagnóstico de patologia fatal e incurável - ainda que a morte do paciente esteja prevista para dez ou mais anos. Eles estão ligados à morte e ao morrer. À medida que a doença avança, diminuem os cuidados curativos e se intensificam os paliativos. Não é apenas para as últimas semanas de vida", resume Franklin Santana Santos, médico geriatra, pós-doutor em Psicogeriatria pelo Karolinska Institutet, na Suécia, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e que possui formação complementar em Saúde e Espiritualidade pela Escola de Medicina na Universidade de Duke, nos EUA. Confira a entrevista exclusiva concedida à
VivaSaúde.(...) segue

Fonte : Revista VivaSaúde

BOM DIAAAAA, MAS BOM DIA MESMO!!!



A vida é feita de caminhos...

...caminhos que levam, caminhos que trazem sonhos, alegrias, tristezas, amores, esperanças. De qualquer forma, nada vem ou vai sem caminho. O caminho é parte integrante de nossas vidas. Já buscávamos percorrer caminhos. Nossos primeiros passos foram treinados... e aperfeiçoados para conquistar caminhos... outros se perdem pelo caminho. Uns tiveram tudo para caminhar... Outros, muita dificuldade para chegar.

E chegaremos ao ponto final. Certamente fomos feitos para abrir caminhos, romper barreiras, ultrapassar limites e vencer. Deus, na sua infinita misericórdia, não nos abandonaria num deserto de incertezas. Não nos deixaria à beira do caminho, condenando-nos a um fim sem propósitos.

Ele nos preparou um caminho que nos levará de volta para casa...
“Eu Sou... O caminho... A Verdade... e a Vida...”

O autor desta frase, é o autor da Vida... É o Alfa e o Omega. O Princípio e o Fim. O único caminho que tem o poder para mudar o rumo da nossa história. É fonte de Vida para os que Nele confiam. Siga os passos daquele que pode te conduzir para um caminho de paz... O autor da Vida... Jesus Cristo “Eu sou o caminho, a verdade e vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos.”

“Os que esperam no Senhor, renovarão suas forças, subirão como asas de águia, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.”