Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Portadores de Parkinson realizam reunião em busca de qualidade de vida

Portadores de Mal de Parkinson realizam hoje a Reunião dos Parkinsonianos com o objetivo de fortalecer o grupo na busca de uma melhor qualidade de vida. Atualmente, o grupo é formado por 15 pacientes, “mas em Mossoró esse número pode chegar a mais de 100 pessoas”, afirma Elma Maria, portadora da doença e coordenadora do grupo.

Todos os meses os portadores se reúnem para discutir temas como os problemas comuns, dificuldades e preconceito. “Esse grupo foi formado há dois anos e nosso objetivo é fazer com que ele fique cada vez mais forte, para que possamos lutar por nossos direitos e por mais qualidade de vida”. As limitações provocadas pelo principal sintoma da doença, os tremores nos membros, dificultam o cotidiano dos portadores que precisam da ajuda de outras pessoas.

Na reunião de hoje os parkinsonianos participarão de palestras e também sessões de fisioterapia, através do trabalho voluntário de fisioterapeutas da Universidade Potiguar (UnP). Além desses profissionais, eles contam ainda com a participação de enfermeiros e fonoaudiólogos que auxiliam no tratamento da doença também com trabalho voluntário.

Elma explica que o grupo aguarda ainda a ajuda de voluntários para realizarem o transporte de alguns pacientes. “Muitos não comparecem às reuniões, pois não têm como chegar sem um transporte”. Os interessados em ajudar o grupo disponibilizando transporte, devem entrar em contato através do número 3318-0104. A reunião será às 15h, na Loja Maçônica BET-EL, situada na rua Edmar Francisco Pereira, no bairro Aeroporto, próximo ao Hospital Tarcísio Maia. Familiares e pessoas interessadas em conhecer mais sobre o problema também podem participar.

Fonte: Jornal O Mossoroense – Mossoró/RN

Principais medicamentos para a Doença de Parkinson

Tomei a liberdade de editar a tabela contida no site da ABP, com pequenas alterações e o fiz com os nomes de medicamentos "linkados" (nomes em azul abaixo) às suas bulas, não sendo necessariamente as bulas oficiais dos laboratórios fabricantes. Tais informações destinam-se meramente à orientação dos pacientes e/ou seu cuidadores.
Droga
(princípio ativo)
Nome comercial®
Mecanismo de ação
Levodopa ou l-dopa+Carbidopa Benserazida
Sinemet / cronomet / Prolopa
Precursor da dopamina
Levodopa + carbidopa + entacapone
Precursor da dopamina + inibidor da COMT(**)
Bromocriptina
Parlodel / bagren
Agonista dopaminérgico
Lisuride
Agonista dopaminérgico
Piribedil
Agonista dopaminérgico
Pramipexol
Agonista dopaminérgico
Pergolida
Agonista dopaminérgico
Ropinirol
Requip
Agonista dopaminérgico
Biperideno
Anticolinérgico
Trihexifenidil
Anticolinérgico
Amantadina
Dopamina endógena
Selegilina/l-deprenil
Inibidor da MAO-B (*)
Tolcapone
Inibidor da COMT (**)
Entacapone
Inibidor da COMT (**)
(*) MAO-B = monoamino-oxidase B - (**) COMT-catecol-O-metil-transferase
Fonte: ABP / adaptado.

Parte do cérebro responsável pela autoconsciência fica atrás dos olhos, diz estudo

Descoberta pode ajudar pessoas que tiveram traumatismos no cérebro e vítimas de derrame

Ilustração sobre as conexões do cérebro humano

Ilustração sobre as conexões do cérebro humano (Getty)

Esta parte do cérebro é fonte de diversas funções cognitivas superiores, como as da linguagem, da memória de curto prazo e do raciocínio

A região do cérebro situada logo atrás dos olhos parece ser mais desenvolvida nas pessoas que têm uma capacidade maior de introspecção (a capacidade de você pensar que está pensando), segundo estudos britânicos divulgados nesta quinta-feira. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de terem submetido um grupo de 32 pessoas saudáveis a um teste destinado a avaliar seu grau de confiança em suas respostas a determinadas questões.

Eles examinaram, em seguida, o cérebro dos participantes com a ajuda de um sistema de imagens de ressonância magnética (IRM). Os autores da pesquisa, chefiada pelo professor Geraint Rees , da University College London, concluíram que o volume de massa cinzenta na parte anterior do lóbulo frontal do cérebro é um importante indicador da capacidade de reflexão da pessoa sobre si mesma.

Esta parte do cérebro é fonte de diversas funções cognitivas superiores, como as da linguagem, da memória de curto prazo e do raciocínio. Ela é também uma das áreas do cérebro que sofreram o maior desenvolvimento durante a evolução dos primatas até os hominídeos.

Novos tratamentos — No futuro, esta descoberta poderá ajudar os neurologistas a compreender melhor como alguns traumatismos cranianos afetam a capacidade de um indivíduo de refletir a respeito de seus próprios pensamentos e ações, segundo os autores do estudo, publicado na edição desta sexta-feira, da revista Science. (...) segue

Fonte : Revista Veja/Ciência

BOM DIA,FELIZ INICIO DE SEMANA!!!



Reflita
Acontece algumas vezes que não achamos bom o chá.

Descobre-se a causa quando se chega ao fundo da xícara: era o açúcar. Não estava faltando, mas estava no fundo.

Teria sido necessário mexer.
Talvez o que esteja faltando à nossa vida tenha ficado no fundo.
Nossa vida talvez não tenha sabor porque não temos a coragem de ir ao fundo das coisas ou porque não queremos.

Fazemos caretas como ao tomar chá sem açúcar.

Precisamos fazer o esforço de mexer a vida, de tocar nos segredos de Deus em nós."