Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cientistas descobrem como induzir sonhos lúcidos direto no seu cérebro

Sonhos lúcidos são os sonhos em que o sujeito não está apenas reagindo às situações que o cérebro cria, mas está consciente e ativo, afetando o próprio sonho.
Já fizemos alguns artigos aqui no HypeScience sobre isso, e a receita muda pouco: é preciso manter um diário de sonhos, criar o hábito de olhar relógios e contar os dedos, e também fazer um pouco de autossugestão.
Mas estas práticas exigem autodisciplina e persistência, coisa que nem todo mundo consegue. Estudando o funcionamento do cérebro, uma equipe de cientistas descobriu uma forma de induzir sonhos lúcidos apenas com pequenas descargas elétricas na cabeça.
A equipe de Ursula Voss, da Universidade de Frankfurt (Alemanha), recrutou 27 voluntários que nunca haviam experimentado sonhos lúcidos. Os voluntários dormiram com eletrodos presos à cabeça e, quando estavam no estágio REM do sonho (quando estamos sonhando e os olhos apresentam movimentos aleatórios), recebiam 30 segundos de choques elétricos fracos no lobo frontal do cérebro, com frequências entre 2 a 100 Hz.

Acupunctura «retarda» evolução da doença de Alzheimer | Saúde | Diário Digital

A acupunctura pode ser um método útil no atraso e impedimento da progressão dos danos nas células cerebrais das partes afectadas pela doença de Alzheimer, uma vez que ajuda o paciente a melhorar alguns dos sintomas causados como a perda da memória ou de funções motoras, restabelecendo as conexões do cérebro dentro do hipocampo, concluiu uma pesquisa recente pelo HMI (Healthcare Medicine Institute).

Realizado com recurso a ressonância magnética, o estudo indicou que este método estimula a actividade cerebral, comprovando que os pacientes com Alzheimer que receberam acupunctura apresentaram uma maior actividade no cérebro nas partes afectadas pela doença, algo que Wenqian Chen, especialista em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e directora do Centro de Terapias chinesas, explica: «A acupunctura é muito eficaz na recuperação e no atraso dos sintomas provocados por esta doença. Os nossos doentes apresentam uma grande taxa de sucesso em termos de orientação verbal, coordenação motora, funções cognitivas e redução da ansiedade. Temos cada vez mais casos de pessoas que nos procuram com doenças degenerativas.»

A acupunctura estimula o hipocampo, região do cérebro relacionada com a memória (de longa duração), e também alguns neurotransmissores, como a acetilcolina. Ao incidir sobre pontos que aumentam o fluxo sanguíneo cerebral, equilibrando o yin e yang e regulando o qi: «A acupunctura é um aliado muito importante que trata sinais e sintomas proporcionando uma maior qualidade de vida ao doente e, consequentemente, aos familiares», afirma a especialista que admite, no entanto, o quanto este método é pouco explorado por «algum desconhecimento dos neurologistas,.
Fonte : Acupunctura «retarda» evolução da doença de Alzheimer | Saúde | Diário Digital

Conheça as doenças graves que dão direito à isenção no IR | Economia - Correio do Estado

AIDS, tuberculose ativa, paralisia, neoplasia maligna, hepatopatia grave, nefropatia hanseníase, fibrose cística, espondiloartrose, anquilosante, esclerose múltipla, doença de Parkinson, doença de Paget, cegueira e cardiopatia grave são as doenças graves com isenção no IR (Imposto de Renda).
Não se pode ignorar o fato de que Receita Federal deixa de considerar a isenção de pessoas portadoras de autismo, embora perfis do gênero façam parte da lista de dependentes no IR, o que independe da idade. Portadores das doenças que possuem o direito ganham a isenção, inclusive quando recebem rendas com pensão alimentícia, invalidez ou aposentadoria, não importando a quantia que foi recebida.
Vale ressaltar que condições críticas como deficiência auditiva ou física não se encontram na lista de doenças com desconto IR. Nos dias de hoje, há projetos de lei que servem para enquadrar tais condições no grupo que possui isenção.
De acordo com regras da Receita Federal, quando pessoas que portam as doenças da lista exercem atividade profissional sem estarem aposentadas, então não existe o direito de isentar IR.
Contribuintes que se encaixam nas regras de doença precisam de laudo pericial oficial para comprovar a condição. Para conquistar tal documento se faz preciso procurar o serviço médio público. Apenas depois de comprovar a moléstia existe autorização da Receita para conceder desconto no IR.
Atenção! A Receita indica que o imposto pode deixar de ser retido de modo automático caso o laudo que ateste a condição seja emitido por representantes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Deficiência física, mental e autismo são condições que nos dias de hoje não têm direito a conquistar isenção do IR. Projetos políticos trabalham para deficientes físicos e mentais receberem descontos. Atualmente, os portadores de deficiência não necessitam pagar outros tipos de impostos, tais como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto sobre Veículos Industrializados (IPI), por exemplo.
Fonte : Conheça as doenças graves que dão direito à isenção no IR | Economia - Correio do Estado

BOA TARDE AMIGOS DO BLOG - O Caminho para Casa!!!