Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Metamateriais Quânticos – Nova fronteira tecnológica


Denomina-se metamateriais todos os materiais sintéticos dotados de propriedades químicas e/ou físicas que ultrapassam em muito as propriedades daqueles encontrados na natureza. Podemos destacar os metamateriais que permitem alterações em suas propriedades eletromagnéticas oferecendo possibilidades de aplicações tecnológicas inéditas.
Para entendermos melhor o que isso significa, imagine uma simples lâmina de vidro sendo iluminada. Vamos destacar três raios luminosos R1, R2 e R3 e obsevar três possibilidades de comportamento não excludentes, ou seja, a lâmina de vidro pode:

1) absorver os raios luminosos como o que ocorre com R1 em A;
2) transmitir os raios luminosos, como o que ocorre com R2 em T;
3) refletir os raios luminosos como que ocorre com R3 em R.

Na prática observamos os três fenômenos ocorrendo concomitantemente, no entanto, quando um deles predominar, podemos classificar essa lâmina de vidro como:

Leia mais acessando o link abaixo:

 Fonte : Metamateriais Quânticos – Nova fronteira tecnológica

Metade dos brasileiros com idade entre 35 e 70 anos sofrem de pressão alta - Ciência e Saúde - Correio Braziliense

Um universo de 34 milhões de brasileiros com idade entre 35 e 70 anos e hipertensos, sendo que quase 16 milhões deles nem sequer sabem que têm a doença. O dado alarmante faz parte de informações preliminares do relatório da Perspectiva epidemiológica urbano-rural (Pure) apresentadas no Congresso Europeu de Cardiologia deste ano e contradiz as estimativas do Ministério da Saúde. 
O governo federal, de acordo com pesquisa realizada no ano passado, estima que a doença acometa 22,7% da população adulta, não 49,6%, como indica a Pure. E a discrepância ganha faceta ainda mais assustadora quando se leva em conta a existência no país de 35,3% de pré-hipertensos — pessoas, de acordo com o levantamento, com a pressão arterial acima do normal, mas que ainda não são consideradas doentes.
 

Leia mais acessando o link abaixo: 

Fonte :  Metade dos brasileiros com idade entre 35 e 70 anos sofrem de pressão alta - Ciência e Saúde - Correio Braziliense

Pesquisa tenta desvendar 'efeito placebo' - geral - geral - Estadão

 O estudo, conduzido pelo biólogo Peter Trimmer, da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, indicou que a reação se deve a uma espécie de "interruptor" presente no sistema imunológico humano e fruto da evolução, que é controlado pela mente.
A pesquisa começou quando Trimmer e sua equipe observaram que outros animais também apresentavam uma resposta similar à do efeito placebo.
Para verificar tal processo, o biólogo fez um experimento com o hamster siberiano, um roedor que possui uma resposta imunólogica a infecções maior no verão e menor no inverno. 

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Pesquisa tenta desvendar 'efeito placebo' - geral - geral - Estadão

BOM DIA, FELIZ INICIO DE SEMANA!!!


Ser Poeta
Ser poeta é sina, porque há sempre um exalar de perfume e dor em cada texto que o poeta assina.
É caminhar no fio da navalha, é às vezes, ser cruelmente retalhado ao resvalar em cada rima. 
 
É gestar versos indóceis, querendo nascer. Nascendo, são filhos pródigos que seguem seu rumo, deixando o poeta vazio, para que de novo ele possa “conceber”. 
Ser poeta é ver as coisas mais simples pelos olhos de uma abelha multifacetadas e assim, enxergar detalhes mil onde os outros não conseguem enxergar nada. 
 
Ser poeta é enfeixar todas as reverberações de um diamante, ciente de que ele será sempre e tão somente um mero matiz. Ser poeta é conviver com uma sensibilidade imensurável, que exalta e aniquila, que desnivela, que eleva ao 
Reino de Deus e simultaneamente rebaixa ao Reino de Hades...
e, em meio a estas tempestades, que fulminariam o mais comum dos mortais, ser poeta é caminhar sozinho, implorando ao mundo, a compreensão de seus ideais! 
(Fátima Irene Pinto)