Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 22 de julho de 2015

G1 - USP desenvolve técnica mais precisa para diagnóstico do mal de Parkinson - notícias em Ribeirão e Franca

Aos 52 anos, a aposentada Osmaraci Aparecida Galiardi sofre com os movimentos involuntários do corpo provocados pelo Mal de Parkinson. Ela relembra como foi difícil o diagnóstico da doença, quando ainda tinha 31 anos, e conta que enfrentou por meses os sintomas, sem o tratamento adequado.
“Eu tremia direto. Até o copo chegar na boca (sic), a água já tinha me molhado toda. Não conseguia fazer comida, tomar banho. Chegou uma época em que eu ficava só na cama, nem para andar não dava mais”, diz a aposentada, que hoje tem uma qualidade de vida melhor graças aos 12 remédios que toma diariamente.
Baseando-se em casos como o de Osmaraci, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) desenvolveram uma técnica capaz de diagnosticar com mais sensibilidade e precisão, o Mal de Parkinson. A técnica permite identificar a presença e a quantidade de ferro no cérebro dos pacientes.
Estudos anteriores já haviam apontado que pessoas com Parkinson apresentam maior concentração de ferro na substância negra, área do cérebro responsável pela produção de dopamina, neurotransmissor que atua no controle dos movimentos. A quantificação só era possível, entretanto, por meio de amostragem de tecido cerebral de cadáveres.
Fonte : G1 - USP desenvolve técnica mais precisa para diagnóstico do mal de Parkinson - notícias em Ribeirão e Franca

Jornal Hoje - EUA testam novo tratamento para retardar o avanço do Alzheimer

A ciência está avançando, aos poucos, na busca por um tratamento para o mal de Alzheimer. Os médicos estão testando um remédio que retarda a progressão da doença, quando diagnosticada bem no começo.
O interessante é que, em 2012, os estudos feitos com o medicamento experimental não tinham dado resultado. Por isso o laboratório resolveu ampliar a pesquisa e descobriu que pacientes que tomaram o remédio logo no início da doença conseguiram reduzir em 1/3 o avanço do Alzheimer.
O que o remédio faz é remover as placas de beta-amilóide, uma proteína que gruda nos neurônios. Os cientistas dizem que ela mata as células e que essa pode ser a causa da doença. O Alzheimer normalmente começa com perda de memória.
O doente passa a ter dificuldade para falar, falta de motivação, e acaba se isolando da família. Hoje, os remédios só aliviam os sintomas.
A esperança é que o novo medicamento seja o primeiro a reduzir o avanço da doença. Ainda falta muito a ser pesquisado e o remédio não está à venda. Um novo estudo, que vai ser divulgado no ano que vem, é que vai revelar se ele realmente funciona.
Fonte : Jornal Hoje - EUA testam novo tratamento para retardar o avanço do Alzheimer

BOA TARDE AMIGOS - FÉ E ESPERANÇA!!!

Fé e esperança
Mahatma Gandhi lutou sua vida inteira, mas conseguiu libertar a Índia do domínio inglês.

Quando lhe disseram que era um dos maiores nomes jamais surgidos na História Universal, respondeu:
- Nada tenho de novo para ensinar ao mundo.

- A verdade e a não violência são tão antigas quanto as montanhas.
- Tudo o que tenho feito é tentar praticá-las na escala mais vasta que me é possível.

- Assim fazendo, errei algumas vezes e aprendi com meus erros.
- Os que acreditam nas verdades simples que expus, só podem propaga-las se viverem de acordo com elas.

- Estou absolutamente convencido de que qualquer homem ou mulher pode realizar o que realizei, se fizer o mesmo esforço e cultivar a mesma esperança e fé.

Construa sua fé em alicerces sólidos para que a esperança
esteja sempre com você.