Visualizações de página do mês passado

domingo, 10 de março de 2013

ODONTOLOGISTA DA UNESP PUBLICA OBRA PIONEIRA NO ESTUDO DE IDOSOS


O envelhecimento da população trouxe o foco da atenção das sociedades contemporâneas para os idosos, particularmente no que se refere ao atendimento em saúde, uma vez que a demanda pela terceira idade, nesta área, é maior do que por outras faixas etárias.
[Leia mais...]

CURA DO MAL DE PARKINSON COM CÉLULAS IPS

Publicado em: 01/03/2013

Pesquisadores da Universidade de Kyoto (Japão), liderados pelo Prof. Jun Takahashi, relatam que obtiveram avanços no combate aos sintomas do Mal de Parkinson, em camundongos, usando células-tronco pluripotentes induzidas, (iPS).

Mas o que são as Células iPS? Segundo o pesquisador japonês Shinya Yamanaka em entrevista à Veja:

“Células iPS são células adultas maduras retiradas do nosso corpo ou de um animal e que são reprogramadas para se transformar em uma célula-tronco pluripotente, ou seja, que tem a capacidade de dar origem a todos os tecidos”.

O Mal de Parkinson é causado pela destruição de células nervosas que produzem dopamina, uma substância neurotransmissora.

Os pesquisadores transplantaram as células no cérebro de um camundongo com os sintomas da doença. Com paralisia em um dos lados do corpo ele movia-se apenas em círculos.

Surpreendentemente, os sintomas melhoraram após 4 meses e o camundongo passou até a se mover em linha reta.

O teste com humanos deverá começar em 3 anos.

Mal de Parkinson: principais sintomas incluem tremor e rigidez muscular | Vídeo | Minha Vida

Fonte : Mal de Parkinson: principais sintomas incluem tremor e rigidez muscular | Vídeo | Minha Vida

Disfagia Orofaríngea em Pacientes Portadores de Parkinson


O Dia em que Esqueci o Parkinson

" O alarme foi dado. Os cachorrinhos de Helga, estavam nascendo! Levantei -me lépida e fagueira. Fui até lá fora. Estava ainda muito escuro. Eram mais ou menos cinco e meia. Dois cachorrinhos haviam nascido e estavam na casinha que Helga comprara uns dias antes. Estavam frios e choravam.
O patinho, Ah! O novo habitante do quintal estava indócil. Corria de um lado para o outro, aflito, nervoso. Parava e olhava. Era como se perguntasse: Mas, afinal, o que está acontecendo? Há um movimento fora do comum nesta casa!
Eu continuava andando, sentindo leve como se estivesse nas nuvens. Os minutos corriam, as horas avançavam. Que sensação de extrema liberdade! Era como se eu estive voando.
Mas, como na história de Cinderela, o relógio bateu!... Às sete horas, me lembrei: e o remédio? Ainda não tomei. Já comecei a andar com dificuldades! Pronto, cai no alçapão! De novo estou lutando bravamente.
Bom dia, Parkinson, eu sabia que você não me esquecera. Olha,eu fiquei muito feliz em esquecê-lo. Foi linda a sensação de liberdade que gozei! Obrigada, Senhor, pelos momentos de liberdade que me deu. Como é bom sentir-se livre, voar pelos caminhos da imaginação".
(I.G.A.)


Fonte : Disfagia Orofaríngea em Pacientes Portadores de Parkinson

BOM DIA AMIGOS, HOJE É DOMINGO VAMOS A LUTA, DIA DE PASSEAR E IR AO ENCONTRO DOS PRAZERES DA MÃE NATUREZA!!


A Alma do mundo
Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.

Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que permitiu a cura.

Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades.

Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.

(Chico Xavier)