A Clínica CIREN é a instituição portuguesa - mercê do Acordo assinado com o CIREN / Cuba no dia 25 de Janeiro de 2012 na Embaixada de Cuba, em Portugal, pela Administração da EATS - Estudos Avançados, S.A., encarregada de operacionalizar os contratos de emissão de pacientes adultos para o CIREN - Centro Internacional de Restauración Neurológica, em Havana, Cuba.
Aqui se informa sucintamente do enquadramento do tratamento para a reabilitação neurológica e do correspondente envio de pacientes adultos para o CIREN, em Havana. Mais e melhores esclarecimentos sobre o tratamento podem ser lidos nas restantes páginas desta secção (ver ligações do lado esquerdo).
A metodologia CIREN do processo de reabilitação neurológica de pacientes adultos é baseada na interdisciplinaridade e intensidade da abordagem reabilitadora, e contempla dois períodos-chave:
a) Avaliação Diagnóstica e Funcional, que consiste numa avaliação preliminar multi-factorial e integrada em ordem a quantificar e qualificar os défices psicomotores do paciente. Esta avaliação decorre ao longo de 1 semana e engloba quer as consultas de várias especialidades quer a realização dos necessários exames complementares de diagnóstico;
b) Programa Terapêutico Multi-factorial, que, de acordo com os resultados obtidos na avaliação, dá corpo ao ciclo de tratamentos, ao longo de 28 dias, e em cerca de 7 horas de reabilitação diária, de segunda a sexta-feira, e de 3 horas na manhã de sábado, nas diferentes áreas técnicas como a reabilitação física, a fisioterapia, a terapia da fala, a terapia ocupacional e a ozonoterapia.
No CIREN, em Havana, o paciente, consoante as suas especificidades, é internado numa das várias clínicas existentes, tais como: Lesões estáticas, Transtornos do movimento, ou Afecções raquimedulares. O paciente é obrigatoriamente acompanhado por pessoa da sua confiança, a qual, além de partilhar o quarto de internamento, e de seguir o tratamento, é convidada a colaborar, fora do período diário de tratamento antes mencionado, na complementaridade do tratamento.
Fonte : Envio de pacientes adultos para o CIREN / Cuba - CIREN