Visualizações de página do mês passado

domingo, 22 de março de 2009

Diagnóstico diferencial das demências

As síndromes demenciais são caracterizadas pela presença de déficit progressivo na função cognitiva, com maior ênfase na perda de memória, e interferência nas atividades sociais e ocupacionais. O diagnóstico diferencial deve, primeiramente, identificar os quadros potencialmente reversíveis, de etiologias diversas, tais como alterações metabólicas, intoxicações, infecções, deficiências nutricionais etc. Nas demências degenerativas primárias e nas formas seqüelares, o diagnóstico etiológico carrega implicações terapêuticas e prognósticas.
Sabe-se que o diagnóstico definitivo da maioria das síndromes demenciais depende do exame neuropatológico. Entretanto, uma avaliação clínica cuidadosa incluindo anamnese detalhada, exames físico e neurológico, associado a determinações bioquímicas e de neuroimagem, podem possibilitar maior acurácia no diagnóstico diferencial. Inovações tecnológicas servindo-se de métodos de neuroimagem estrutural e funcional, bem como de técnicas de biologia e genética molecular, têm apresentado perspectivas para o diagnóstico precoce das demências, particularmente da doença de Alzheimer. As diversas etiologias implicadas no desenvolvimento de síndromes demenciais, bem como as respectivas condutas diagnósticas, serão revistas neste artigo.

Fonte : Revista de Psiquiatria Clinica

Dica do Dr.Daniel Cincinatus na sua Comunidade no Orkut Doenças de Parkinson Pesquisas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=39835815

JADE, NOSSA MENINA DE OURO, PEDE AJUDA!


A ginasta brasileira Jade Barbosa vinha atuando desde antes da Olimpíada de Pequim contundida num dos pulsos. A imensa maioria dos esportes amadores no Brasil sobrevive graças, em primeiro lugar, à paixão e depois, por um semi-profissionalismo marrom.
O Mané Garrincha, faziam jogar mediante infiltrações em seus joelhos arrebentados.[...]
Precisou o Serginho, do São Caetano, morrer durante um jogo para que obrigassem (de verdade) a ter o tal de desfibrilador e ambulância a postos em todos os jogos.
[Leia matéria completa...]

Sem dinheiro, Jade faz promoção de camisetas para pagar tratamento
[...]Jade sofre com uma lesão rara chamada necrose no capitato, em que seu punho direito tem má circulação de sangue no osso central. Devido à gravidade, ela chegou a ser aconselhada por médicos a tentar resolver o problema nos Estados Unidos. No entanto, sem recursos, a ginasta irá se tratar no país. O caso chegou, inclusive, a ser observado em um congresso de ortopedia em São Paulo, mas os estudiosos não conseguiram chegar a qualquer conclusão.[...]
[Leia matéria completa]

Site oficial: http://www.jadebarbosa.com.br