As síndromes demenciais são caracterizadas pela presença de déficit progressivo na função cognitiva, com maior ênfase na perda de memória, e interferência nas atividades sociais e ocupacionais. O diagnóstico diferencial deve, primeiramente, identificar os quadros potencialmente reversíveis, de etiologias diversas, tais como alterações metabólicas, intoxicações, infecções, deficiências nutricionais etc. Nas demências degenerativas primárias e nas formas seqüelares, o diagnóstico etiológico carrega implicações terapêuticas e prognósticas.
Sabe-se que o diagnóstico definitivo da maioria das síndromes demenciais depende do exame neuropatológico. Entretanto, uma avaliação clínica cuidadosa incluindo anamnese detalhada, exames físico e neurológico, associado a determinações bioquímicas e de neuroimagem, podem possibilitar maior acurácia no diagnóstico diferencial. Inovações tecnológicas servindo-se de métodos de neuroimagem estrutural e funcional, bem como de técnicas de biologia e genética molecular, têm apresentado perspectivas para o diagnóstico precoce das demências, particularmente da doença de Alzheimer. As diversas etiologias implicadas no desenvolvimento de síndromes demenciais, bem como as respectivas condutas diagnósticas, serão revistas neste artigo.
Fonte : Revista de Psiquiatria Clinica
Dica do Dr.Daniel Cincinatus na sua Comunidade no Orkut Doenças de Parkinson Pesquisas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=39835815
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
domingo, 22 de março de 2009
JADE, NOSSA MENINA DE OURO, PEDE AJUDA!
A ginasta brasileira Jade Barbosa vinha atuando desde antes da Olimpíada de Pequim contundida num dos pulsos. A imensa maioria dos esportes amadores no Brasil sobrevive graças, em primeiro lugar, à paixão e depois, por um semi-profissionalismo marrom.
O Mané Garrincha, faziam jogar mediante infiltrações em seus joelhos arrebentados.[...]
Precisou o Serginho, do São Caetano, morrer durante um jogo para que obrigassem (de verdade) a ter o tal de desfibrilador e ambulância a postos em todos os jogos.
[Leia matéria completa...]
Sem dinheiro, Jade faz promoção de camisetas para pagar tratamento
[...]Jade sofre com uma lesão rara chamada necrose no capitato, em que seu punho direito tem má circulação de sangue no osso central. Devido à gravidade, ela chegou a ser aconselhada por médicos a tentar resolver o problema nos Estados Unidos. No entanto, sem recursos, a ginasta irá se tratar no país. O caso chegou, inclusive, a ser observado em um congresso de ortopedia em São Paulo, mas os estudiosos não conseguiram chegar a qualquer conclusão.[...]
[Leia matéria completa]
Site oficial: http://www.jadebarbosa.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)