Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 29 de março de 2010

Efeitos da doença de Parkinson podem ser aliviados com atividades como canto e pintura

Diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para o combate à doença que acomete mais de 200 mil brasileiros. Práticas de lazer ajudam a minimizar sintomas - São Paulo, janeiro de 2008 – Com o envelhecimento da população - segundo o IBGE são cerca de 30 milhões acima dos 50 anos - o número de portadores da doença de Parkinson (DP) tende a crescer cada vez mais. O diagnóstico precoce e o tratamento correto ainda são as melhores maneiras de controlar os sintomas motores e permitir que o paciente mantenha-se ativo e preserve sua qualidade de vida. No entanto, o que as novas descobertas mostram é que o uso de medicação aliado a atividades complementares, como aulas de canto e de pintura, melhoram muito a eficácia do tratamento.

A enfermidade age nas células do cérebro que produzem a substância condutora dos estímulos nervosos, a dopamina. A falta ou diminuição desta substância afeta os movimentos dos pacientes, causando tremores, lentidão, rigidez muscular, desequilíbrio, alterações na fala e na escrita. O tremor, apesar de ser o fator que mais leva as pessoas a procurarem o médico, é o menos preocupante deles. Já a lentidão é o sintoma mais incapacitante da doença, junto com a rigidez muscular, que reduz a mobilidade.

De acordo com a Associação Brasil Parkinson (ABP), as atividades complementares também contribuem para a melhora, pois ajudam na integração e na auto-estima dos pacientes. A ABP é umas organizações que promovem ações para auxílio aos portadores da doença, são realizadas aulas de pintura e encontros semanais do coral, que proporcionam a troca de experiências e apoio mútuo entre os participantes. Como a doença pode afetar a fala e a voz, uma das formas de minimizar esse distúrbio é a prática de canto. Algumas vezes os pacientes chegam com tremores e no desenvolver das atividades sentem-se melhores. A terapia ocupacional também deve ser estimulada para tornar o paciente independente funcionalmente, tanto quanto possível respeitando os seus limites.

Deve-se trabalhar a mobilidade, a coordenação, a velocidade dos movimentos, os cuidados pessoais e a socialização. O potencial de reabilitação varia de pessoa para pessoa. Com o treinamento, as atividades passam a ser mais fáceis de serem executadas. Concentração, atenção e persistência complementam o programa e trazem benefícios no tratamento.

Fique atento aos sinais do Parkinson

Os sintomas, muitas vezes, podem ser confundidos com os sinais da idade. Os familiares devem começar a ficar atentos quando houver grande impacto na vida do idoso e ele tiver dificuldade de realizar atividades cotidianas específicas como vestir as meias, os sapatos ou a camisa. Os especialistas lembram que a doença não leva à morte, não afeta outros órgãos, não é hereditária nem contagiosa. No entanto, é crônica, progressiva, pode e deve ser tratada.

A cura ainda não é conhecida e não há teste para identificar a DP, portanto, a percepção das mudanças de comportamento é muito importante. Atualmente, a substância Levodopa ainda é a mais utilizada e eficaz para amenizar os sintomas do prejuízo dos movimentos observados desde o início da doença.

O Prolopa® (Levodopa + Benserazida), produzido pela Roche, atua no cérebro e se transforma em dopamina, permitindo assim maior controle dos movimentos e amenizando os sintomas.

Fonte : saúde&lazer

Empresa japonesa oferece ringtone terapêutico

Toques de celular supostamente aliviam sintomas de rinite alérgica; há sons que ajudam a perder peso


O Japão está na frente do resto do mundo em tecnologia para telefones celulares. No país, é comum ter canais de TV disponíveis no aparelho e em várias lojas pode-se pagar por mercadorias simplesmente passando o fone sobre um sensor.

Arquivo/AE
Arquivo/AE

Empresa diz que basta segurar o celular sob as narinas para que o ringtone desprenda o pólen

Mas a última moda entre japoneses é ter o telefone tocando sons que possuam um efeito supostamente terapêutico.

Com a aproximação da primavera, muita gente que sofre de rinite alérgica se vê incomodada pela quantidade de pólen solta no ar e uma companhia está prometendo um som que alivia os sintomas.

A Japan Ringing Tone Laboratory diz que basta esperar uma chamada no celular e segurar o aparelho sob as narinas. Supostamente, isso fará com que o pólen se desprenda, trazendo alívio.

Popularidade

A Japan Ringing Tone Laboratory também oferece um ringtone que diz ajudar as pessoas que querem perder peso.

À frente da companhia está Matsumi Suzuki, um especialista em tecnologia da voz do tipo usada para verificar a autenticidade das gravações atribuídas ao dissidente saudita Osama Bin Laden.(...) segue

Fonte : estadao.com.br

Melhore sua vida com uma atitude de gratidão



A vida é bem melhor para quem sabe agradecer pelo que tem.

Por David Hochman

No primeiro dia do Mês da Gratidão que estipulei para mim mesmo, o meu filho de 5 anos acordou “entediado” às 5h15 da manhã, vi uma multa por excesso de velocidade na bolsa da minha mulher e o aquecedor deu o último suspiro na hora em que entrei no banho. Em geral, eu começaria a resmungar e o dia teria um péssimo início. Mas aquele dia foi diferente. Como são lindas as covinhas do meu filho, mesmo nessa hora infeliz. Como é encantador o espírito aventureiro da minha mulher. Faltam apenas 29 dias.

Uma semana antes, enquanto brigava com a sensação de que viera ao mundo para encher e esvaziar a lavadora de pratos, decidi que já era hora de dar fim aos resmungos automáticos. Mas não eram apenas as pequenas coisas que me atormentavam. De repente, os meus amigos vinham enfrentando adversidades: câncer, divórcio, demissão. Eu não deveria comemorar minha relativa boa sorte?

Já ouvira falar do benefício da gratidão. O que não entendia direito era como passar da rabugice à alegria transbordante. Em busca de dicas, liguei para Robert A. Emmons, professor da Universidade da Califórnia, pioneiro na pesquisa sobre os benefícios do pensamento positivo. Emmons citou novos estudos que indicam que basta fingir estar grato por algo que o nível de substâncias químicas associadas ao prazer e ao contentamento – serotonina e dopamina – aumenta. Viva como se fosse agradecido por tudo, disse ele, e logo isso se tornará real.

Ele recomendou fazer uma lista de tudo pelo qual me senti agraciado durante uma semana ou mês específico. Um estudo importante mostrou que, em dez semanas, quem registrou por escrito as coisas que lhe inspiravam gratidão sentiu-se 25% mais feliz do que quem não escreveu nada. A pessoa chegou até a se sentir melhor no trabalho e a se exercitar uma hora e meia a mais por semana.
(...) segue

Fonte : Revista Seleções

SONO E DOENÇA DE PARKINSON

O sono é uma função vital do organismo humano, pois ele permite que o corpo, especialmente o cérebro, se recarregue e seja capaz de desempenhar atividades que exijam:

  • Atenção
  • Percepção
  • Memória
  • Pensamento
  • Produtividade
  • Desempenho
  • Criatividade

O sono é excepcionalmente importante para indivíduos com Doença de Parkinson (DP), pois sem a quantidade e qualidade adequadas de sono, pacientes com DP se tornam mais vulneráveis à piora de sintomas, doenças em geral e complicações do ponto de vista mental e cognitivo. Infelizmente, distúrbios do sono são comuns em pacientes com DP e podem ser difíceis de resolver. Pacientes e acompanhante freqüentemente relatam os seguintes problemas:

  • Incapacidade de iniciar o sono
  • Incapacidade de manter o sono
  • Incapacidade de se virar na cama e/ou ajeitar os lençóis
  • Sonhos vívidos e/ou alucinações à noite
  • Atuação nos sonhos e/ou gritos durante o sono
  • Movimentos bruscos com as pernas durante o sono
  • Desconforto ou dor nas pernas antes de dormir
  • Sono não reparador
  • Sonolência diurna excessiva

Nesta revisão nós daremos uma abordagem baseada em sintomas que ajudará os leitores a adquirir um melhor entendimento das alterações de sono freqüentemente vivenciadas por pacientes com DP, divididas em quatro grandes categorias:

  • Insônia
  • Sonolência diurna excessiva
  • Atividade motora excessiva durante a noite
  • Alucinações noturnas/ distúrbios de comportamento
Fonte : Parkinson online

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!

Três verbos existem que, bem conjugado, serão lâmpadas luminosas em nosso caminho

Aprender,Servir e Cooperar.
Três atitudes exigem muita atenção – Analisar,Reprovar e Reclamar.
Dê três normas de conduta jamais nos arrependeremos –
Auxiliar com a intenção do bem, Silenciar e Pronunciar frases de bondade e estímulo.
Três diretrizes manter-nos-ão, invariavelmente, em rumo certo –
Ajudar sem distinção , Esquecer todo mal e Trabalhar sempre.
Três posições devemos evitar em todas as circunstâncias –
Maldizer,Condenar e Destruir.
Possuímos três valores que, depois de perdidos, jamais serão recuperados –
A hora que passa,A oportunidade e A palavra falada.
Três programas sublimes se desdobram à nossa frente, revelando-nos a glória da Vida Superior –
Amor, Humildade e Bom ânimo.
Que o Senhor nos ajude, pois, em nossas necessidades, a seguir sempre três abençoadas regras de salvação –
Corrigir em nós o que nos desagrada em outras pessoas.
Amparar-nos mutuamente.
Amar-nos uns aos outros