Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

BRASILEIROS DESCOBREM NOVO ALVO PARA TRATAMENTO DE PARKINSON

Corte do neurotransmissor acetilcolina pode reduzir efeitos da doença.
Grupo começou pesquisa na UFMG e hoje trabalha no Canadá.
Tadeu Meniconi Do G1, em São Paulo
O mal de Parkinson, entre outros efeitos, desregula a produção de neurotransmissores, substâncias químicas que fazem a comunicação entre as células do cérebro. Uma pesquisa publicada pela revista científica “PLoS Biology” mostra que a eliminação de uma dessas substâncias pode evitar que a doença se manifeste. [Segue...]
Saiba mais...

GRUPO NORTE-AMERICANO REVELA NOVO GENE LIGADO À DOENÇA DE PARKINSON

Gene regula produção de proteína que evita 'estresse' em células cerebrais.
Estudo foi divulgado no 'American Journal of Human Genetics'.

CIGARRO, UM GRANDE INIMIGO DA PELE


Constituído por mais de quatro mil substâncias tóxicas, o cigarro provoca cerca de 5 milhões de óbitos por ano, 200 mil deles no Brasil, segundo dados da organização Mundial de Saúde  (OMS). Consumido por 18% da população brasileira, o cigarro, além de estar relacionado a mais de 50 doenças – como câncer de boca, pulmão e faringe – também faz (muito) mal à pele. Por isso, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) se une a outras instituições médicas e faz à população um apelo: ficar longe do cigarro.

QUALIDADE DE VIDA - RISCOS DE DOENÇAS OCULARES AUMENTAM EM TABAGISTAS

Melhor Amiga 

Segundo a Ministério da Saúde, 15% da população brasileira ainda é fumante. Este hábito, além dos já conhecidos impactos causados ao pulmão e ao coração, afeta negativamente a saúde ocular também.

O número de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1% entre 2006 e 2010. O dado divulgado pela pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde reforça as razões porque 29 de agosto é reconhecido como Dia Nacional de Combate ao Fumo. Uma data de alerta, porque apesar da queda no volume de fumantes, muitos brasileiros ainda estão suscetíveis às consequências do hábito de fumar, que além de problemas respiratórios e cardíacos impactam também a visão. [Segue...]

Cirurgia inovadora para a coluna

Nos últimos tempos, os pesquisadores têm criado soluções para tornar as cirurgias mais simples e menos dolorosas. Foi assim, por exemplo, com as operações de abdome, hoje feitas com recursos endoscópicos. A evolução chegou às cirurgias de coluna, que costumavam ser muito traumáticas. Há poucos anos, passaram a ser realizadas com cortes menores no abdome ou nas costas. A última inovação nessa área é a técnica XLIF (Extreme Lateral Interbody Fusion), indicada para doenças degenerativas do disco, alguns tipos de escoliose e outros males. A novidade é que a incisão é feita lateralmente, de uma forma que evita danos. “O paciente volta para casa no dia seguinte e sente menos dores”, explica o neurocirurgião Luiz Pimenta, que criou o método na Universidade da Califórnia (EUA), onde é professor associado. Depois de ser aplicada nos hospitais americanos, a técnica começa a ser adotada no Brasil.

Um dos primeiros brasileiros a experimentar o método foi o policial Juliano dos Santos, 25 anos. Há dois anos ele sofreu uma lesão na coluna ao treinar jiu-jítsu. As dores insuportáveis o afastaram do tatame e tornavam incômodos atos simples como pilotar uma motocicleta e até andar. Hoje, três meses depois da operação, não está arrependido. “Logo no dia seguinte andava sem dor.” Juliano já pilota sua moto, faz exercícios na piscina e sonha com o dia em que poderá voltar a lutar.(...) segue


Fonte :  Isto É - Independente

Radioterapia de 1 só sessão brevemente em Portugal

 Uma radioterapia que pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado, estará em breve disponível em Portugal, através de uma máquina quase única no mundo que ficará instalada na Fundação Champalimaud.
O equipamento, que a Fundação receberá ainda este ano, permitirá fazer radioterapia de dose única, tratamento que requer um elevado nível de precisão e que poderá ser feito em poucos minutos e sem qualquer toxicidade para o doente, segundo explicou em entrevista agência Lusa o oncologista Carlo Greco
"É o mais avançado equipamento no mundo. Será absolutamente único em Portugal e, na Europa, há muito poucos. Mas a máquina que chegará em Dezembro vai ser equipada com ferramentas especiais que a tornam única no mundo", afirma o director da área do cancro da Fundação Champalimaud.
Carlo Greco, que considera o cancro como um dos piores problemas sociais da actualidade, lembra que este ano os tumores serão já a primeira causa de morte no mundo. Mas frisa que a taxa de sucesso nos tratamentos tem melhorado de ano para ano.
As metástases significam 90 por cento(%) das causas de morte por cancro e o oncologista lamenta que, hoje em dia, a resposta da comunidade médica nestes casos passe muito pelos cuidados paliativos.
Esta técnica de radioterapia de dose única, disponível para tratamento no final do primeiro trimestre de 2012, vem permitir tratar muitos dos casos de cancro com metástases, sobretudo os menos disseminados. (...) segue

Fonte : DN CIÊNCIAS

Nariz eletrônico' pode detectar

Efe
TORONTO - Pesquisadores indianos acreditam que um aparelho similar aos bafômetros poderão detectar de forma imediata a tuberculose e até o câncer de pulmão já nos próximos anos. Apelidado de "nariz eletrônico", o aparelho está sendo desenvolvido por um grupo de pesquisadores indianos, que receberam em Nova Délhi, quase US$ 1 milhão da Grand Challenges Canada (GCC) e da Fundação Bill e Melissa Gates. Esta quantia irá subsidiar o desenvolvimento de um protótipo da invenção. 

Veja também:
link
Tecnologia permite diagnóstico precoce de Alzheimer em amostra de sangue
link
Teste detectará câncer de pele 'pelo cheiro'
link
Exame de urina poderá ajudar a diagnosticar câncer de próstata



"O 'nariz eletrônico' proporcionará um método não invasivo e fácil de ser utilizado. Ele poderá diagnosticar a tuberculose sem necessidade de múltiplas visitas às clínicas. E será um método acessível para os pacientes de países nos quais a tuberculose é endêmica", declarou o pesquisador indiano Ranjan Nanda.
O aparelho, que estaria pronto a partir de outubro de 2013 para sua produção em massa, também seria útil para detectar outras doenças pulmonares, como o câncer de pulmão. "O que é mais importante no 'nariz eletrônico' é que com uma pequena modificação no sensor também podemos utilizá-lo para detectar outras doenças pulmonares, como o câncer de pulmão", afirmou Nanda.(...) segue


Fonte : Estadao.com.br

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!

Floruit

Amigos são as estrelas brilhando no céu,
E as estrelas são a eternidade dos peregrinos
Os peregrinos são anjos espalhando harmonia
E a harmonia é o sorriso no rosto dos meninos

Meninos são sementes que germinam felicidade
E a felicidade é o cometa que espalha conhecimento
O conhecimento é a aurora da tolerância
E a tolerância é a melodia do entendimento

O entendimento é o segredo da terra
E a terra é o coração das Mães
As Mães são a personificação dos sonhos
E os sonhos são o centeio de nossos pães

Os pães são as vozes do Universo
E o universo é a mão do desconhecido
O desconhecido é a pomba passando
E a pomba é um futuro prometido

O futuro é a esperança sonhada
E a esperança é a música com calma
A Calma é Deus caminhando
E Deus é o oráculo da alma

A alma é o rincão da excelência
E a excelência é a flor germinando
A flor é o maestro compondo
E o maestro é o mendigo assobiando

O mendigo é o arquiteto da cooperação
E a cooperação é o cosmos da unidade
O cosmos é o pandeiro gingando
E o pandeiro é a canção da amizade

A amizade é a porta sempre aberta
E a porta é o trevo da imaginação
A imaginação é o buraco negro do infinito
E o infinito é o amor no nosso coração.

O amor é a essência da rosa
E a rosa é o delírio do amanhecer
O amanhecer é a cortina do dia
E o dia é a bossa nova do viver

O viver é a barca partindo
E a barca é o relógio rodando
O relógio é o piano tocando
E o piano é o homem amando.

O homem é o berço da humanidade
E a humanidade somos nós nascendo
O nós é a continuação da vida
E a vida somos nós vivendo.


(Tadany – 20 02 04)