Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 23 de junho de 2011

AVANÇO NA MEDICINA ATRAVÉS DO TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO ADULTAS REVOLUCIONA A ORTOPEDIA

 
Estudos científicos comprovam resultados expressivos na aplicação de células-tronco adultas mesenquimais no tratamento de várias doenças como lúpus, AVC, Parkinson, infarto e disfunção do miocárdio, entre outros. Agora, a medicina celular chega com força total nas pesquisas ortopédicas e hoje, certamente, pode-se esperar um novo tipo de medicina neste século. Uma das maiores autoridades no assunto, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor técnico-científico do laboratório Excellion, Dr. Radovan Borojevic convidou o ortopedista e pesquisador Dr. Carlos Henrique Bittencourt, precursor dos estudos e aplicações em PRP (Plasma Rico em Plaquetas), hoje sucesso absoluto no país, a ser o coordenador da Excellion nas pesquisas e aplicações de células tronco adultas no campo ortopédico.
 
De acordo com Carlos Henrique Bittencourt, a terapia celular tem como principal objetivo o reparo, a melhoria e até mesmo a cura de doenças causadas por traumas ou por degenerações. "Tratamentos realizados a partir da própria célula do paciente já são realizados no Brasil e no resto do mundo no segmento de ortopedia. É uma honra ter sido convidado por Randovan Borojevic para liderar o estudo de células tronco adultas em ortopedia.O objetivo deste procedimento, através da aplicação destas células é acelerar o processo de regeneração da área lesionada. A terapia atua evitando a história natural da lesão degenerativa articular", avalia o ortopedista.
 
As células-tronco adultas mesenquimais são naturalmente capazes de realizar reparo e regeneração de tecidos e, portanto, os resultados da aplicação em pacientes são excelentes", explica o pesquisador, que acredita ser a medula óssea e o tecido adiposo ótimas fontes de células tronco adultas. "Elas podem ser coletadas, cultivadas, manipuladas e aplicadas em pacientes para diferentes fins. As células mesenquimais podem reparar músculos, tendões, cartilagem, osso, sistema nervoso, entre outras possibilidades", alega Bittencourt.
 
Em uníssono com o ortopedista, Dr. Borojevic explica o processo de funcionamento e de diferenciação das células-tronco adultas: "As células-tronco mesenquimais têm a capacidade de se diferenciar de acordo com o ambiente tecidual em que são aplicadas. Elas não formam ossos onde não deveriam formar. Isso já foi comprovado e nos deixa tranqüilos e seguros para avançarmos ainda mais com as terapias celulares", diz, lembrando que no Brasil já foram realizados tratamentos celulares em diversos casos como em pacientes que sofriam de necrose da cabeça do fêmur, falha de reparo de fratura de osso, e também em reparo de cartilagem.
 
Segundo Carlos Henrique Bittencourt os estudos apresentaram resultados muito positivos, principalmente quando comparados às terapias ortopédicas convencionais. "Em vários países, tratamentos com o uso das células-tronco adultas já estão sendo realizados com sucesso. No Brasil, as terapias celulares na ortopedia também já estão em franca expansão e o que pouca gente sabe é que possuímos um laboratório brasileiro autorizado pela Anvisa a manipular essas células para uso humano, portanto já estamos vivenciando esta realidade", conta Bittencourt que iniciou uma pesquisa há cerca de alguns meses com três pacientes em que os casos atendidos foram de uma artroscopia, uma artrotomia com lesão grave e uma injeção articular. Em todos os casos os pacientes sofriam de lesões no quadril.
 
Percussor das pesquisas em Plasma Rico em Plaquetas (PRP) na área ortopédica, Bittencourt diz que a terapia celular atua em conjunto com as plaquetas de proteína, iniciando um processo de estimulação e crescimento tecidual local, sinalizando para que a célula-tronco se diferencie no processo degenerativo. Isso significa que as plaquetas agregadas às células-tronco expandidas possibilitam maior regeneração de várias doenças "As pesquisas são muito favoráveis. Possuo pacientes com mais de cinco meses de operados que obtiveram excelentes resultados, como é o caso do bailarino Cléber Fanttinati, do balé da Cidade de São Paulo", alega o especialista, lembrando que a biotecnologia certamente é um grande avanço clínico mundial, pois aumenta a qualidade de vida da população e diminui também o custo de tratamentos de saúde ao longo da vida dos pacientes.Fanttinati é enfático em seu depoimento: "Fui operado, há cinco meses, de uma lesão leve na cartilagem do quadril. Fui submetido a aplicação das células-tronco adultas e hoje já estou completamente recuperado, inclusive fazendo exercícios e pulando. Provavelmente, daqui alguns dias, voltarei a dançar".
 
Dr. Radovan Borojevic informa que cerca de 100 mil casos já foram publicados e apresentados pela Literatura Científica, sem nenhum evento adverso grave relatado. "A aplicabilidade da terapia celular cresceu, nos últimos quatro anos, mais que em todo milênio e nos próximos anos as possibilidades serão infinitas. Tais fatos são bons indícios de segurança do seu uso para diferentes casos, como na ortopedia" conta o biólogo. Segundo Carlos Henrique Bittencourt a grande vantagem é que os tratamentos realizados a partir da própria célula podem trazer resultados mais rápidos e positivos do que as terapias convencionais. As células-tronco adultas têm a capacidade de se diferenciar de forma controlada em diferentes tipos celulares como osso, músculo, vaso sanguíneo, cartilagem, fibroblastos e tecido, promovendo reparo e regeneração da área na qual é aplicada.
 
Para se obter as células-tronco mesenquimais, o procedimento é simples. Elas podem ser retiradas em qualquer momento da vida do paciente, a partir de qualquer tecido vascularizado. Uma pequena amostra (biópsia) de pele ou de gordura é suficiente para a obtenção de um número muito relevante de células-tronco adultas. O aproveitamento de tecidos excedentes de cirurgias plásticas ou convencionais para obtenção de células-tronco adultas se torna também uma prática mandatória. A biópsia forçada de pele ou da gordura é uma boa fonte, contudo, do ponto de vista quantitativo, não se compara ao aproveitamento dos tecidos excedentes de cirurgias. Portanto, solicitar a guarda das células-tronco após a realização de cirurgias pode ser uma decisão fundamental para manutenção da saúde.
 
Portanto, solicitar a guarda das células-tronco após a realização de cirurgias pode ser uma decisão fundamental para manutenção da saúde? No Brasil, apenas o laboratório Excellion, localizado no Rio de Janeiro, é autorizado pela Anvisa a oferecer à população a guarda de células-tronco adultas para utilização médica futura – a chamada criopreservação.A guarda e preservação das células-tronco adultas podem ser feitas por qualquer pessoa em qualquer idade, mas, quanto mais cedo, maior seu potencial de multiplicação. Isso porque elas mantêm as características da idade em que foram retiradas – fator importante para a eficácia do tratamento desejado. Mas, independente da idade, a criopreservação é sempre indicada, pois com o trabalho laboratorial é possível o recrutamento de um número significativo de células que podem ser aplicados pelo médico na regeneração de áreas por ele escolhidas.
 
As células-tronco adultas mesenquimais têm a capacidade de se diferenciar de acordo com o ambiente tecidual em que são aplicadas. Elas não formam ossos onde não deveriam formar. Segundo o especialista Radovan Borojevic, já foram realizados no Brasil tratamentos celulares em casos como em pacientes que sofriam de necrose da cabeça do fêmur, falha de reparo de fratura de osso, e também em reparo de cartilagem. Todos apresentaram resultados muito positivos, principalmente quando comparados às terapias ortopédicas convencionais. "No Brasil, as terapias celulares já estão em franca expansão, inclusive na área da ortopedia. E o que pouca gente sabe é que temos um laboratório brasileiro autorizado pela Anvisa a manipular essas células para uso humano, portanto já estamos vivenciando esta realidade", comenta o Dr. Randovan.
 
Saiba mais sobre as células-tronco adultas: afinal, o que são as células-tronco adultas? As células-tronco adultas são diferentes das células embrionárias e das células do cordão umbilical. As células embrionárias têm potencial de proliferação elevado, podendo ocasionar a formação de estruturas estranhas ao local de aplicação (chamadas de teratomas). Além disso, elas originam discussões éticas, morais e religiosas, uma vez que o embrião utilizado na terapia proposta poderia originar um ser vivo. As do cordão umbilical só se diferenciam em células do sangue (células de linhagem hematopoiética), o que limita o seu uso. Outro fator limitador é a indicação de uso em pacientes com até 20 kg apenas - tendo em vista a pouca quantidade de células obtidas do sangue do cordão. Já as células-tronco adultas podem ser extraídas a partir de qualquer tecido vascularizado. Sua aplicação é ampla e de fácil controle médico. As células adultas têm a capacidade de se diferenciar em diferentes tipos celulares como osso, músculo, vaso sanguíneo, cartilagem, fibroblastos e tecido, promovendo o reparo e a regeneração da área na qual é aplicada.
 
Como é feito o procedimento de coleta das células-tronco? É possível coletar células-tronco adultas através de biópsias de pele ou de aspirado subcutâneo (gordura). Uma grande oportunidade é obtê-las a partir do tecido excedente de cirurgias plásticas ou convencionais, o chamado TEC. A coleta do material deve ser feita por um médico, em acordo prévio com seu paciente. A Excellion é responsável por receber o tecido, separar as células-tronco e cultivá-las em laboratório, visando sua expansão (multiplicação). Após serem cultivadas e manipuladas, as células são congeladas e preservadas no laboratório da Excellion em condições adequadas, para uso imediato ou em longo prazo, de acordo com o pedido do médico.
 
[Dr. Carlos Henrique Bittencourt fica no Leblon , Avenida Ataulfo de Paiva, 341, grupo 510, telefones(21) 2511-5027/2279-4129 e em Niterói – Rua General Pereira da Silva, 278, Icaraí, telefone (21) 2719-3535 | chbittencourt@ig.com.br

A NEUROCIÊNCIA EM DEBATE COM MIGUEL NICOLELIS

por Mona Dorf

Seu trabalho integra a lista das “10 tecnologias que vão mudar o mundo”, segundo o MIT

“A ideia é mostrar o que aconteceu nos últimos 10 anos na neurociência na área de interface cérebro-máquina, desde que a neurociência foi criada, e como ela tem evoluído nos últimos 30 anos, com o objetivo de trazer para a prática clínica, uma série de descobertas científicas que vão possibilitar, eu espero, a criação de várias terapias para uma série de doenças neurológicas. A nossa ideia é utilizar os sinais elétricos do cérebro que ainda são produzidos em regiões não afetadas por algumas dessas doenças e criar um desvio computacional que permita que o pensamento motor, a atividade elétrica motora do cérebro controle vestes ou próteses robóticas que devolvam ao paciente as funções neurológicas perdidas por causa dessas doenças”.

Considerado um dos vinte maiores cientistas da atualidade, pela Scientific American, é o brasileiro mais próximo do Nobel, já recebeu mais de 35 prêmios internacionais.  


 

A neurociência do século XXI é também um agente de transformação social.

Nicolelis nos conta do seu Instituto Internacional de Neurociência de Natal que está mudando a realidade de milhares de alunos carentes. “Nós temos nesse momento 1400 crianças, 1000 no estado do RN, 400 no interior da BA, engajadas num projeto educacional de ciência infanto-juvenil no período contra-turno da escola pública. A ciência se transformou na grande ferramenta pedagógica dessas crianças. A escola é totalmente prática, são laboratórios de ciência modernos onde a criança aprende conceitos fundamentais de ciência, matemática, expressão linguística, história e geografia, realizando experimentos. Descobrimos que essa maneira de ensinar ciência faz a criança dar um salto acadêmico tremendo, a escola se transforma num grande parque de diversões. A criança quer ir para a escola, não é mais uma obrigação, e sim uma atividade lúdica. As crianças vem de distritos escolares muito pobres com classificação abaixo dos indicadores de educação. Nós fomos às piores escolas do RN e agora essas crianças começam a ter um desempenho acadêmico igual a dos melhores ditritos do país porque elas tiveram oportunidade de aprender”, comenta um empolgado Nicolelis que passa a maior parte de seu tempo no exterior.

Ele é codiretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke (EUA) e consultor do Instituto do Cérebro da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça).

Em sua conferência no Fronteiras 2010, Nicolelis compartilhou novidades sobre seu trabalho pioneiro na leitura e decodificação da atividade elétrica do cérebro. Com profundas implicações na medicina e no futuro da nossa espécie, os estudos na área possibilitarão o controle de membros mecânicos à distância – um novo universo de próteses. O objetivo de seus experimentos é usar a interface cérebro-máquina para reabilitar o movimento em casos de lesões medulares.

BOM DIA, TENHA UM ÓTIMO E FANTÁSTICO FERIADÃO!!!



Fantástico


“Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...

Mas o que é importante não muda... a tua força e convicção não têm idade.  O teu espírito é como qualquer teia de aranha. Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.

Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.  Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. 

 Não viva de fotografias amareladas...  Continue, quando todos esperam que desista. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.  Faça com que, em vez de pena, tenham respeito por você.

Quando não conseguir correr através dos anos, trote.  Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca, nunca se detenha!!! 

 Madre Teresa de Calcutá

Corpus Christi

Tapete para a procissão de Corpus Christi - Itapecerica da Serra - 2008 - Foto de Urias E. Takatohi