Visualizações de página do mês passado

sábado, 22 de novembro de 2008

O que significa a expressão wearing-off?


A expressão wearing-off refere-se ao reaparecimento ou piora de um sintoma da doença de Parkinson, que ocorre comumente duas ou mais horas após uma dose de levodopa. Esses sintomas usualmente melhoram ou remitem logo que a próxima dose de levodopa comece a fazer efeito.
• Como a doença de Parkinson é um distúrbio do movimento, as atenções voltaram-se para os problemas dos movimentos – conhecidos como sintomas motores – já que esses são os sintomas cardeais da doença de Parkinson e podem ser facilmente identificados.
• Os sintomas motores incluem os tremores, a rigidez muscular e a lentidão dos movimentos ou ‘bradicinesia’.
• Os instrumentos utilizados pelos clínicos para identificar o wearing-off durante uma avaliação clínica concentram-se no retorno desses sintomas motores.
• Contudo, você pode apresentar outros sintomas quando o efeito da sua medicação começa a diminuir, que não estão relacionados aos movimentos e são, conseqüentemente, menos óbvios. Esses sintomas da doença de Parkinson foram classificados como sintomas não-motores .
• Os sintomas não-motores incluem alterações dos pensamentos e sentimentos, das sensações e do senso geral de bem-estar e também alterações das funções do sistema nervoso autonômico (por exemplo, a sudorese). Embora os sintomas não-motores possam não ser tão óbvios quanto os sintomas motores, eles não são menos importantes. Pelo contrário, os sintomas não-motores podem na verdade ser mais inconvenientes e incapacitante do que os sintomas motores.
• O wearing-off pode incluir sintomas motores e não-motores. O seu médico pode não reconhecer os sintomas não-motores do wearing-off tão facilmente quanto os sintomas motores, porque eles podem ser um tanto subjetivos. Você pode também interpretar esses sintomas não-motores como parte do curso normal de evolução da doença e pode não reconhecer a sua ligação com as doses de medicação. Você pode ajudar o seu médico a identificar os sintomas não-motores fornecendo uma descrição de como e, mais importante, quando esses sintomas ocorrem, pois esses sintomas podem melhorar se forem reconhecidos e tratados.

Fonte : Portal Parkinsonpoly