Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 26 de maio de 2009

Alimentos para ativar a memória

Alimentos para ativar a memória

No decorrer da vida, as células, inclusive as do cérebro, são danificadas pelos radicais livres que levam a uma diminuição no ritmo de produção de energia.


A ação destes componentes compromete a atuação dos neurônios, provocam o desaparecimento das sinapses e reduz a capacidade de comunicação entre as células e dessa forma prejudica o funcionamento mental.

Após anos de exposição aos radicais livres, os neurônios podem ser destruídos e com isso podem provocar doenças como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas do cérebro. Apesar de ainda não existirem estudos conclusivos sobre o assunto, alguns estudos sugerem que a melhor maneira de evitar isso é fornecer ao cérebro mais antioxidantes e assim combater os radicais livres.

Fonte: VilaMulher.terra.com.br

Cuidado com os pés diminui risco de amputação entre diabéticos

Medicação que controla nível de gordura no sangue minimiza problemas.

Luis Fernando Correia

Os diabéticos sabem que devem cuidar de seus pés. Infelizmente ainda vemos muitos casos de amputações de nas extremidades inferiores, dedos e pés. Em nosso país a doença é a primeira causa das amputações não traumáticas de membros inferiores.

Leia mais Saúde em foco


Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes atinge 5,2% dos adultos acima dos 18 anos, correspondendo a aproximadamente 6 milhões de pessoas. As causas principais das amputações são as infecções e os pequenos ferimentos. Os diabéticos apresentam diminuição da sensibilidade e diminuição da irrigação sanguínea. Esses fatores facilitam a instalação das infecções e dificultam o tratamento.

Fonte : G1 - Ciência & Saúde - Saúde Em Foco

Faça a sua pergunta sobre o sono

"Um grande passo na direção da cura do câncer."


Ciência: Biologia
Nível: intermediário

Cura do câncer?

Ontem, dia 25 de maio, cientistas da Universidade de Oxford conseguiram "domesticar" um virus para que ele ataque e destrua as células cancerígenas mas mantenham as as células saudáveis intactas.

Moléculas MicroRNA regulam a estabilidade de mRNA em diferentes tipos de células, e este recém-entendido mecanismo prevê a possibilidade de preparar um vírus para células específicas de inativação. Cientistas da Universidade de Oxford, Reino Unido, com o apoio de colegas na Vrije Universiteit Amsterdam, relatam que esta abordagem pode ser usada para regular a proliferação do adenovírus.

Adenovírus é um vírus DNA amplamente utilizados na terapia, mas que provoca doença hepática em ratos. O professor Len Seymour e seus colegas descobriram que a introdução de sites em genoma do vírus que são reconhecidos por MicroRNA 122 hepático leva a degradação do mRNA viral, diminuindo assim o vírus da "capacidade de prejudicar o fígado, embora mantendo a sua capacidade de matar células com tumor.

"Esta abordagem é surpreendentemente eficaz e muito versátil. Poderá encontrar uma vasta gama de aplicações no controle da atividade do vírus terapêutico, tanto para o câncer de investigação e também para uma nova geração de máquinas de vacinas", diz o professor Seymour.

Fontes:

- http://www.sciencedaily.com/releases/2009/05/090522081217.htm

Cirurgias não invasivas: a medicina do terceiro milênio

Até recentemente a imagem de um paciente saindo de uma cirurgia, era de alguém com uma cicatriz muitas vezes grande e uma longa recuperação pela frente. Mas hoje, cirurgias minimamente invasivas se tornaram a nova tendência. O cirurgião introduz os instrumentos através de pequenos cortes na pele e vai direto ao problema, sem causar lesões, cortando ou separando tudo que está no caminho.

Em São Paulo, no Hospital das Clínicas, acompanhamos uma operação para tratar tumores no útero. A técnica, conhecida como radiologia intervencionista, é uma esperança para mulheres de todo o mundo.

Nos Estados Unidos, o uso de robôs é cada vez mais frequente. Pequenas incisões e braços mecânicos manipulados à distância são os elementos de diversos tipos de cirurgias minimamente invasivas capazes de operar com vantagens em casos de doenças cardíacas, contra obesidade, e até no tratamento de câncer de próstata.

- Conheça o robô que opera o coração no site da Universidade de Maryland;

- Saiba mais sobre a radiologia intervencionista;

- No Portal do Mioma, saiba como é uma embolização de miomas uterinos;


Fonte : Globo News - Espaço Aberto

STJ determina que planos de saúde deixem de limitar valor de tratamento
25/05/2009 - Os planos de saúde não podem mais limitar o valor do tratamento de seus associados. A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), tomada por unanimidade na quinta-feira (21), ainda não foi publicada no "Diário da Justiça", quando passa a valer oficialmente. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, isso deve ocorrer até o começo de junho deste ano.

De acordo com o STJ, a proibição vale tanto para quem já tem plano de saúde quanto para os que ainda vão se associar. A decisão vale mesmo para os casos em que a limitação está explícita no contrato. (segue...) Fonte: Folha de São Paulo.