Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cérebro humano cresceu graças ao ato de cozinhar - vida - versaoimpressa - Estadão

Seguir uma dieta de alimentos crus não é bom para estimular o cérebro. Isso porque os humanos teriam de passar mais de 9 horas por dia comendo-os para conseguir energia suficiente para nossos cérebros de tamanho avantajado. 

É o que observou um estudo de duas cientistas brasileiras publicado no site da Proceedings of the National Academy of Sciences. Foram calculados os custos energéticos de desenvolver um cérebro ou um corpo maior em primatas e concluiu-se que o consumo de alimentos cozidos possibilitou aos humanos a energia para formar o triplo de neurônios em comparação aos grandes macacos.

"Se você só comesse comida crua, não haveria horas suficientes no dia para conseguir as calorias necessárias para construir um cérebro tão grande", diz Suzana Herculano-Houzel, neurocientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coautora do estudo.
Enquanto os humanos têm cerca de 86 bilhões de neurônios, os gorilas possuem 33 bilhões e os chimpanzés, 28 bilhões. Esses neurônios a mais nos dão benefícios, mas cobram seu preço: enquanto o cérebro humano consome 20% da energia do corpo em repouso, os dos outros primatas consomem apenas 9%. 

Leia mais acessando o link abaixo:
 
Fonte : Cérebro humano cresceu graças ao ato de cozinhar - vida - versaoimpressa - Estadão

Nova técnica evita amputações em diabéticos - geral - geral - Estadão

Um técnica experimental que utiliza a fototerapia para tratar pés diabéticos tem se mostrado eficaz para evitar amputações. Cerca de 90 pacientes já passaram pelo tratamento no Hospital de Ensino Anchieta, em São Bernardo do Campo. A iniciativa é resultado de um projeto do médico João Paulo Tardivo, autor da técnica, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC. 

Tardivo, que já desenvolvia trabalhos com fototerapia, teve a ideia de aplicá-la em diabéticos ao atender pacientes que não tinham alternativa além da amputação. Por apresentar uma diminuição da sensibilidade dos pés por causa da neuropatia periférica, o diabético não sente dor e, portanto, não percebe quando o membro inferior sofre lesões. Além disso, a deficiência circulatória e a baixa imunidade associadas à doença fazem com que o ferimento não se cure naturalmente. 

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Nova técnica evita amputações em diabéticos - geral - geral - Estadão

Pessoas solitárias têm menos massa cinzenta na área “social” do cérebro

Como explicar o abismo entre os tímidos e os desinibidos? Será que a natureza dá a algumas pessoas o “dom” de ser sociável ou existe um fator neurobiológico por trás da questão? Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) se inclinam para a segunda opção. De acordo com um estudo recente, a solidão está associada ao menor desenvolvimento de uma área específica do cérebro. 

O estudo foi conduzido pelo cientista Ryota Kanai, que no mês passado publicou uma interessante tese vinculando o número de amigos no Facebook ao aumento de certas regiões cerebrais. Este mesmo conceito, segundo a nova pesquisa, se aplica aos amigos da vida real.

Uma habilidade essencial a uma pessoa sociável, de acordo com os pesquisadores, é a capacidade de interpretar o olhar, os sinais visuais e as expressões das pessoas com quem se interage. Por isso, uma boa medida de sociabilidade é medir tal capacidade em cada cérebro.

Leia mais acessando o link abaixo: 


Fonte : Pessoas solitárias têm menos massa cinzenta na área “social” do cérebro

BOM DIAAA! FELIZ INICIO DE SEMANA!!!

   

Sinta-se uma pessoa viva 

Ao longo da vida, vamos descobrindo aos poucos, pequenas coisas que nos dão certo prazer - mas, talvez, "prazer" não seja a palavra mais adequada... Afinal, são coisas que, além do prazer, nos fazem sentir que somos uma pessoa viva. Por exemplo: quando alguém atinge alguma conquista - como um carro novo.
Você já notou como essa pessoa o dirige no primeiro dia com ele nas mãos? É de maneira diferente, curtindo em profundidade aquele momento; um momento que faz com que a pessoa se sinta especial... Um momento que parece fazer com que aquela pessoa fique mais viva do que nunca.
É isso! Parecer uma pessoa mais viva do que nunca, sentir-se uma pessoa viva... Isso só é possível quando encontramos momentos mágicos que podem estar ao nosso alcance.

E esses momentos não precisam ser, necessariamente, a aquisição de um desejo material. Pode ser um simples elogio recebido, uma frase dita na hora certa, ou até mesmo a chegada mais rápida do elevador naquele momento em que você estava com muita pressa. 


Por isso, preste muita atenção a tudo de bom que acontece com você e festeje, porque aquele é o seu momento especial. E mais: relacione todas as coisas que despertam em você aquela sensação de "me sinto tão bem fazendo isso..." , e depois, faça essas coisas! 

Você pode, você deve, você precisa. Afinal de contas, você merece se sentir uma pessoa viva, pois é para isso que estamos aqui: para viver e nos sentirmos vivos!
César Romão