Como a doença causa alterações muito significativas na voz, o computador informa se o registro analisado corresponde ao padrão de alguém com Parkinson e, assim, permite ao médico fazer o diagnóstico.
O que são
Saiba mais sobre os algoritmos e sua aplicabilidade na saúde
Algoritmo é uma sequência finita de passos que devem ser seguidos para a resolução de um problema. A sequência pode ser determinada ou aleatória. No caso dos algoritmos para detectar Parkinson por meio da voz, há um banco de dados que mostram padrões envolvidos nas alterações da fala.
Como são criados
O primeiro passo é ter uma base de dados. Com isso, alimenta-se o sistema com todos os fatores envolvidos, como comportamentos (não conseguir segurar um copo) ou sintomas (laringe rígida). A partir disso, cria-se uma sequência de passos preestabelecidos que levem a uma situação comum e, quando se chega ao fim da sequência, tem-se a resposta/solução.
Tecnologia
De acordo com o matemático, que se interessou pelo caso ao ver um amigo bailarino sofrer com os sintomas da doença que compromete o movimento de vários órgãos do corpo, a eficácia do teste em laboratório é de 99%. Durante uma palestra no evento TED, uma espécie de seminário nascido nos EUA para incentivar a discussão de novas ideias, Little comentou que o teste pode ser feito por meio de uma ligação telefônica para o médico, e que dura menos de 30 segundos para que se tenha um resultado.
“Os testes atuais são feitos em clínicas. São caros, consomem tempo e possuem dificuldades de logística. Nossa tecnologia poderia permitir algumas inovações radicais, porque os testes baseados na voz podem ser feitos remotamente, e os próprios pacientes poderiam fazer o teste”, disse Little na palestra, enfatizando que a tecnologia permite reduzir custos e aumentar a eficácia do diagnóstico.
Fonte : Parkinson: faça o teste pela voz - Saúde - Gazeta do Povo