Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Maconha pode aliviar stress pós traumático e Mal de Parkinson
Para ler matéria [CLIC AQUI]
Diagnóstico Parkinson [parte 4]
Definição
A fitoterapia pode ser uma alternativa adjuvante no tratamento da Doença de Parkinson. Estudos demonstram que o Ginkgo biloba possui efeitos antioxidativos que podem lentificar a progressão da doença. Outros antioxidantes naturais que estão sendo estudados para auxiliar no tratamento da doença são o extrato de uva (Regrapex-R®), chá verde, flavonóides contidos no cacau e no chocolate, ginseng, etc. É importante ressaltar que o médico sempre deve estar ciente do uso de qualquer medicamento.
Ler a sequência: homeopatia da Doença de Parkinson
Homeopatia Parkinson
A homeopatia não é o tratamento padrão para a Doença de Parkinson. Entretanto, o médico homeopata pode optar pelo seu uso de acordo com as características do paciente. Alguns dos medicamentos usados sã Gelsemium 6 DH, 5 gotas 3 vezes por dia; Rhus Tox 30 CH, 5 gotas 3 vezes por dia; Cuprum Metallicum 6 CH, 5 gotas duas vezes por dia; Sulphuricum Acidum 15 DH, 3 gotas uma vez por dia; Aranea Diadema 12 DH, 5 gotas por dia.
Ler a sequência: dicas Doença de Parkinson
Dicas Parkinson
Algumas dicas visam facilitar a vida do paciente com Doença de Parkinson:
1. - Para fazer a barba usem máquinas elétricas. Evitam-se os cortes das lâminas afiadas.
2. - Use lâmpadas de dormitório no quarto de cama, na casa de banho, na cozinha e no hall ou corredor. Isto evitará que o doente tropece em coisas, especialmente quando se levanta estremunhado ou com falta de sono.
3. - Mantenha os pisos livres de obstáculos. Evitar pequenos tapetes que podem originar escorregadelas e quedas. Se o doente tem dificuldades de coordenação, evite mobília frágil e com vidros. São perigosos se o doente se desequilibra e cai.
4. - Beba os líquidos por canudos, o que fortalecerá os seus músculos faciais.
5. - Use copos de papel ou plástico, o que evita os problemas de vidros partidos quando caem.
Há associações especializadas em cuidados para o paciente com Doença de Parkinson e empresas que dispõem de materiais específicos para os cuidados desses pacientes. É importante que o cuidador converse com um médico para saber dessas associações e empresas que possam facilitar as condições do portador da doença.
Ler a sequência: prevenção da Doença de Parkinson
Fonte: Cria Saúde
UM RECADINHO...
Deixo aqui um e-mail que rebeci sobre "ser mais flexível" em alguns momentos da vida.
Acredito que uma das atitudes que podem fazer grande diferença em nossas vidas seja a FLEXIBILIDADE.
Imagino que uma das emoções que devemos cultivar, com objetivo de garantir o sucesso em nossas vidas, seja a capacidade de mudar a abordagem, mas se mantendo em direção ao nosso sonho.
Se prestar atenção recebemos SINAIS do Universo. São sinais para agirmos simplesmente com mais FLEXIBILIDADE. Assim como eu você já vivenciou situações que não tínhamos como "controlar". E nestas situações se tivesse agido com FLEXIBILIDADE, como estaria agora?
Penso que a capacidade de ser flexível vai determinar o sucesso ou o fracasso a longo prazo.
Mas com certeza sendo flexível, a alegria será uma conquista em sua vida.
Com amor e luz,
Tadashi Kadomoto
Instituto Tadashi Kadomoto
Cientistas americanos criam célula com genoma sintético
Esta é a primeira vez que uma célula sintética é criada
Cientistas americanos dizem ter desenvolvido a primeira célula controlada por um genoma sintético.Os especialistas do J. Craig Venter Institute, com sede nos Estados de Maryland e Califórnia, dizem esperar que a técnica possa criar bactérias programadas para resolver problemas ambientais e energéticos, entre outros fins.
As bactérias poderão ser programadas para resolver problemas ambientais e sintéticos
O estudo será publicado nesta quinta-feira na edição online da revista científica Science. Para alguns especialistas, ele representa o início de uma nova era na biologia sintética e, possivelmente, na biotecnologia.
A equipe de pesquisadores, liderada por Craig Venter, já havia conseguido sintetizar quimicamente o genoma de uma bactéria. Eles também haviam feito um transplante de genoma de uma bactéria para outra.
Agora, os especialistas juntaram as duas técnicas para criar o que chamaram de "célula sintética", embora apenas o genoma da célula seja sintético - ou seja, a célula que recebe o genoma é uma célula natural, não sintetizada pelo homem.
"Esta é a primeira célula sintética já criada. Nós dizemos que ela é sintética porque foi obtida a partir de um cromossomo sintético, feito com quatro substâncias químicas em um sintetizador químico, seguindo informações de um computador", disse Venter.
"Isto se torna um instrumento poderoso para que possamos tentar determinar o que queremos que a biologia faça. Temos uma ampla gama de aplicações (em mente)", disse.(...) segue
Fonte : Ultimo Segundo
Pesquisadores identificam novo mecanismo cerebral que pode estar associado ao Parkinson
Pesquisadores norte-americanos identificaram um caminho até então desconhecido no sistema nervoso da enguia lampreia, que corre em paralelo com o já conhecido circuito de comando locomotor no tronco cerebral de vertebrados tais como aves, peixes e mamíferos. O papel do neurotransmissor associado a este caminho pode sugerir novas abordagens para o tratamento do Parkinson.
A equipe, liderada por Simon Alford, da Universidade de Illinois em Chiacago, nos EUA, conseguiu identificar como o neurotransmissor muscarina estimula a atividade neural em lampreias de laboratório, induzindo a locomoção. Os pesquisadores concentraram suas atenções em um conjunto de neurônios do tronco cerebral que ordena a saída motora – que permite a locomoção – à medula espinhal.(...) segue
Fonte : cênciadiaria.com.br
VOCÊ É FAVORÁVEL Á LIBERAÇÃO DA MACONHA PARA FINS TERAPÊUTICOS?
Não é de hoje que cientistas e políticos defendem a legalização da maconha para fins terapêuticos. Um grupo de cientistas da USP (Universidade de São Paulo) atraíram mais uma vez os holofotes da imprensa está semana, quando disseram ter descoberto um componente da maconha capaz de combater o mal de Parkinson.
Segundo informações do R7, o estudo piloto com seis pessoas que sofrem de Parkinson mostrou que após receber cannabidiol em altas doses, seus problemas mentais foram atenuados. Também melhorou o nível de ansiedade e de distúrbios do sono e da depressão, sem que piorassem os tremores provocados pela doença.
Responsáveis pela pesquisa, os professores Antonio Waldo Zuardi e José Alexandre Crippa, deixam claro que isto nada tem a ver com fumar maconha. Crippa explica:
- Tomar cannabidiol não provoca alucinações. A maconha tem 460 componentes e só 80 atuam no cérebro. Ao se fumar maconha, a pessoa recebe o cannabidiol, mas também muitas outras coisas. Fumar não é recomendável para fins terapêuticos. (...) segue
Fonte : Púlpitu Cristão
Células IPS: O que são?
A descoberta das células IPS (do inglês induced pluripotent stem-cells) pelo pesquisador japonês Shinya Yamanaka em 2006 abriu enormes perspectivas de pesquisas e possibilidades terapêuticas. Desde então tivemos vários avanços.
No mês de junho teremos o Congresso Internacional de Células-tronco em São Francisco. As células IPS certamente terão um papel de destaque. Para falar sobre isso, entrevistei o doutor Rodrigo Calado, um reconhecido pesquisador brasileiro que está atualmente no NIH (National Institute of Health) nos Estados Unidos. Aliás, torço para que volte logo ao Brasil.
A seguir, cinco perguntas que enviei a ele, com as respostas:
O senhor poderia explicar em uma linguagem simples o que são e como obter as células IPS? Células iPS são células adultas maduras retiradas do nosso corpo ou de um animal e que são reprogramadas para se transformar em uma célula-tronco (CT) pluripotente, ou seja, que tem a capacidade de dar origem a todos os tecidos. (...) segueFonte : Veja.com Mayana Zatz
Tratamento paliativo: atenção à vida, à beira da morte
portadores de doenças potencialmente mortais
Quando não há mais nada a fazer, ainda há muito a ser feito. Foi o que descobriu a aposentada Anna Castilho quando seu marido, Joviniano Castilho, sofreu um acidente vascular cerebral, em 2006, e entrou em coma.
Depois de dois meses de tratamento, Anna ouviu um prognóstico desanimador: não havia esperança para o homem com quem estava casada havia seis décadas. Ao fim de uma peregrinação por quase 20 endereços, ela encontrou o Premier Residence Hospital, em São Paulo, que abriga 61 dos pouco mais de 300 leitos especializados em cuidados paliativos do Brasil. Ali descobriu o quanto ainda poderia ser feito. "Em latim, pallium significa manto", explica a voz suave de Anna. "Imagine uma mãe envolvendo uma criança: o palio é esse manto, a proteção. Isso é o tratamento paliativo".
VEJA TAMBÉM
REVISTAS ABRIL
O desconhecimento que afligia Anna acerca desse tipo de cuidado é o mesmo que afeta boa parte da população e também a classe médica. "Na faculdade de medicina não se fala nem na morte, quanto mais em tratamento paliativo", observa a oncologista Dalva Matsumoto, especialista na técnica. "Com a evolução da medicina e da tecnologia, a morte passou a ser vista como um fracasso pessoal do médico e não como um capítulo natural da vida." É por isso que, diante de pacientes terminais, muitos médicos avisam que não há nada a fazer. Os paliativistas pensam o contrário. Uma de suas preocupações é garantir a qualidade de vida a quem está na iminência da morte. Assista ao vídeo com profissionais que adotam práticas paliativas. (...) segue
Fonte : veja.com - saúde/noticiaDoação de órgãos bate recorde em 1º trimestre no País
Agencia Estado
O Brasil registrou um novo recorde de doação de órgãos no primeiro trimestre de 2010 e atingiu o índice de 10,2 doadores por milhão de habitantes (ppm), revelou relatório que será divulgado hoje pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
Em números absolutos, foram 485 doadores com órgãos transplantados entre janeiro e março de 2010, contra 378 (8 ppm) no mesmo período do ano passado. Em todo o ano de 2009, foram 1.658 doadores efetivos (8,7 ppm). A meta da ABTO é terminar 2010 com 1.940 (10 ppm).
Segundo a entidade, o aumento de doadores em São Paulo é uma das razões para o crescimento das estatísticas brasileiras. Entre janeiro e março de 2010, o Estado registrou taxa de 22,6 ppm, contra 15,4 no mesmo período do ano passado.
A versão 2010 do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) traz também, pela primeira vez, estatísticas de sobrevida dos transplantados. O documento revela, por exemplo, que 77% de todas as pessoas submetidas a transplante de coração sobreviveram. Entre aqueles que receberam um rim, o índice foi de 98%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte : G1 globo.com/Brasil
USO MEDICINAL DA MACONHA
Encontro científico discute criação de agência reguladora para o uso medicinal da maconha no Brasil
Entrevista com Elisaldo Carlini, médico psicofarmacologista e diretor no CEBRID (Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas da Unifesp)Fonte : Jornal da CBN
BOM DIAAAAAAAA! MAS BOM DIA MESMO!!!
Tenha certeza, do amor que morreu, restará boas lembranças, que serão apagadas quando o novo amor chegar.
Do trabalho que você perdeu, restará experiências, que serão utilizadas no novo emprego. Do amigo que partiu, restará saudade, que com o tempo deixará de ser marca dolorida, e se transformará em lembrança gostosa de se ter.
O parente adorado que morreu, hoje é dor profunda, com o tempo, com o inevitável passar dos dias, será a foto no armário, lembrança de finados, ou recordação de bons momentos vividos, felizes aqueles que se tornam inesquecíveis.
A mãe que perdeu o filho é inconsolável, não existem palavras para amenizar a dor, para ela a história se inverteu, pois, ao invés dela, foi a sua cria que morreu, mas mesmo assim, Deus reservou-lhe, uma forma de amenizar tamanho sofrimento, é o passar dos dias, o próprio tempo, encarregado de transformar a dor sem piedade, em doce lembrança, e o que restou em saudade.
Não se desespere com a notícia de hoje, a serenidade e a confiança em Deus, são as bases para resolver o que se é possível resolver, e o que julgarmos impossível, entregue nas mãos Dele, a sua fé trará a resposta, antes mesmo do dia acabar.
Deus é Pai amoroso, não nos abandona nunca, nem mesmo em meio a maior dor, são as nossas lágrimas que escondem a sua face, mas Ele sempre está presente. Não desista de ser feliz. Jamais!